Home > Família em férias > Onde voar de balão no Brasil e no mundo?
26 de janeiro de 2017

Onde voar de balão no Brasil e no mundo?

Conheça os melhores destinos para passear de balão – no Brasil e no mundo. É uma experiência extraordinária que pode ser compartilhada com toda a família!

O passeio de balão é uma das mais incríveis aventuras da terra. Literalmente. Como acreditar ser possível  flutuar pelo céu em uma aeronave de aparência arcaica que envolve apenas um singelo cesto, um fogareiro e um enorme envelope? Como acreditar que você vai retornar ao chão quando seu destino está ao sabor do vento?

to-go-blogs-familia-em-ferias-baloes-pelo-mundo
Imagem: Pixabay

Você pode voar de balão ao nascer do sol ou no pôr do sol – horas em que a temperatura cai. A turma da manhã invariavelmente madruga para que, às cinco da matina, já esteja em campo. Em geral, os passeios só saem quando as condições climáticas são ideais – por isso não insista se a equipe organizadora disser “hoje não haverá passeio”. É a sua segurança, certo? Em alguns destinos há meses certos para os voos. Fique ligado nisso antes de comprar a passagem aérea.

A experiência começa no solo. Antes de mais nada é preciso “armar” o balão. Não é uma tarefa fácil, mas é muito prazerosa. Estende-se o enorme envelope pelo solo e começa-se a aquecer o fogareiro para que ele, aos poucos, comece a inflar. Para estender o balão é preciso muitas pessoas. Muuitas pessoas. E para esperá-lo encher é preciso paciência. Em geral, os turistas são poupados dessa fase. Mas converse com a empresa de balonismo para participar disso também. É parte da aventura conhecer bem o instrumento voador – o mais antigo veículo aéreo humano.

Depois dessa fase, vem a aventura em si, o voar de balão. Aviso: você terá seus sentidos completamente confundidos. Na largada, você olha para baixo enquanto é sugado para cima em um empuxo reverso. Você segura desesperadamente nas cordas que prendem o cesto e o balão e pensa: estou caindo no céu! Quando o balão chega a uma altura própria para a navegação, a paz e o silêncio se instalam no cesto. Agora é curtir a paisagem dessa perspectiva única e aproveitar o passeio que dura mais ou menos uma hora.

A descida é pura adrenalina. Convenhamos: aterrissar um balão não tem a mesma precisão de aterrissar um avião. Como o balão segue o vento, não tem necessariamente lugar certo para o final da viagem – espera-se que seja um terreno plano e limpo. Ao aterrissar, os balões menores podem, sim, tombar. Por isso, antes de embarcar, em atenção às instruções e, se for indicado, abaixe-se durante o pouso e segure-se no cesto. O balão em que viajei pela primeira vez quicou três vezes antes de parar por completo. Um friozinho na barriga. Já na segunda experiência, parou perfeitamente sem qualquer entrevero.

Quem fica em terra e não quer de jeito nenhum embarcar no bichano pode pedir para acompanhar a equipe de resgate. Gostei dessa parte tanto quanto da primeira. Fazer parte da equipe de terra, correr em um carro 4 x 4 pelo meio de plantações acompanhando o balão e antevendo aonde ele irá aterrissar é outra aventura divina. Se você souber ler mapas e puder ajudar na navegação fica ainda mais emocionante. É uma espécie de rali.

A recompensa? Uma extraordinária experiência para lembrar por toda a vida. E, claro, o senhor café da manhã que é servido após a aterrissagem. Não é um passeio barato. Mas vale cada centavo.

Voar de balão em Vale do Loire
Vamos lembrar que os balões nasceram na França, no século 18, e é preciso honrar o fato. Assim, não há melhor lugar para fazer um voo de estreia do que o Vale do Loire. Esta região a sudoeste de Paris, tem mais de 800 castelos. Sim: 800 castelos. Percorrer o vale a bordo de um balão é uma ótima maneira de ver um bom bocado deles. Sem esquecer das belíssimas plantações – videiras e flores. Depois da experiência, faça um déjeneur sobre a relva e aproveite os queijos e vinhos locais…
Agência de voo de balão no Vale do Loire: France Ballons – www.france-balloons.com

to-go-blogs-familia-em-ferias-baloes-pelo-mundo
Imagem: shutterstock/Catalin Motatu
to-go-blogs-familia-em-ferias-baloes-pelo-mundo
Imagem: France Balloons

Voar de balão em Bagan, Myanmar
Myanmar, mais conhecido por aqui como Birmânia, é um pequeno país da Ásia que faz fronteira com a China, a Tailândia e o Laos. Pois em Bagan, uma de suas cidades, há mais de 4 mil templos, pagodes e monastérios budistas. Entenda: são dez vezes mais templos do que há igrejas em Salvador! E mais: eles estão em uma área bem menor do que a que ocupa a capital baiana. Um pouco desgastados pela erosão, os templos apresentam uma cor avermelhada. Não há passeio por terra que dê conta desse deslumbramento. A solução é viajar de balão. Ao amanhecer ou ao entardecer. O voo revela uma panorâmica desses templos construídos entre 1057 e 1287, antes da chegada dos mongóis.
Agência de voo de balão em Bagan: Balloons sobre Bagan – www.balloonsoverbagan.com

to-go-blogs-familia-em-ferias-baloes-pelo-mundo
Imagem: shutterstock/dmitry_islentev
to-go-blogs-familia-em-ferias-baloes-pelo-mundo
Imagem: Flickr – CC: Paul Arps

Voar de balão na Capadócia, Turquia
Chaminés de fadas. Este é o nome dado pelos turcos para descrever as belíssimas formações rochosas da Capadócia, na região central da Turquia. O fascinante cenário natural, formado pela erosão – do vento e da água sobre o solo – e também pelas erupções de vulcões hoje extintos, pode ser também bem aproveitado do alto. Claro que você também deve percorrer as cavernas do chão! Inúmeras empresas oferecem o tour de balão, a partir da cidade de Goreme. E os balões que voam por aqui são reconhecidos como os maiores do mundo – chegam a levar mais de trinta pessoas.
Agência de vôo de balão na Capadócia: Kapadokya Ballons – www.kapadokyaballoons.com

to-go-blogs-familia-em-ferias-baloes-pelo-mundo
Imagem: Creative Commons – Wikimedia

Voar de balão em Pamukkale, Turquia
Bom, já deu para perceber que a Turquia tem uma certa queda por balões, certo? Pois nesta região, próxima a Denizli, há uma das mais belas formações rochosas de nosso planeta. As piscinas termais de Pamukkale formam uma cascata em uma colina. De origem calcária, elas têm uma cor branquíssima (vale saber que Pamukkale em turco significa castelo de algodão). Faça o voo de balão e depois aproveite para relaxar nas piscinas.
Agência de voo de balão em Pamukkale: Hot Air Ballon Pamukkale – www.hotairballoonpamukkale.com

to-go-blogs-familia-em-ferias-baloes-pelo-mundo
Imagem: Pamukkale Balloon

Voar de balão no Serengeti, Tanzânia
Aqui o destaque não é para a paisagem, mas para os animais. Afinal, o Serengeti é palco da maior migração de animais do mundo. Em um voo de balão, você terá a chance de ver, nas intermináveis planícies, não apenas os big five – leão, elefante, búfalo, leopardo e rinocerante – como também outros maravilhosos animais africanos como as girafas, os hipopótamos, as zebras… São mais de 70 espécies de mamíferos. Sem esquecer das aves e dos répteis – sim, há crocodilos enormes. E, sim, você vai agradecer por estar a uma bela distância deles.
Agência de voo de balão no Serengeti: Serengeti Baloons Safaris – www.balloonsafaris.com

to-go-blogs-familia-em-ferias-baloes-pelo-mundo
Imagem: shutterstock/Jez Bennett
to-go-blogs-familia-em-ferias-baloes-pelo-mundo
Imagem: Creative Commons – Wikimedia


Voar de balão na Suíça
Na região dos Alpes, você pode aproveitar os passeios de balão durante todo o ano. Partindo de Gstaad, você verá as imponentes montanhas, cidadezinhas que mais lembram vilas de contos de fadas e a natureza em sua respectiva estação. Em janeiro, pleno inverno, fique atento, há o festival Semaine Internationale de Ballons à Air Chaud or International Hot Air Balloon Week na cidadezinha Château d’Oex. Você vai querer largar os esquis para deslizar pelo ar.
Agência de voo de balão na Suíça: Alpine Ballooning – www.alpine-ballooning.com

to-go-blogs-familia-em-ferias-baloes-pelo-mundo
Imagem: Alpine Ballooning

Voar de balão em Napa Valley, na Califórnia
Um dia perfeito em Napa Valley começa ou termina com um voo de balão sobre os montes e as vinícolas. Os passeios saem de três pontos – variam de acordo com as condições do tempo – Yountville, Paradisa ou Pope Valley. Nos dias muito claros é até possível avistar, ao longe,  cidade de San Francisco. Tome, claro, uma taça de Chardonnay. Antes ou depois.
Agência de voo de balão em Napa Valley: Napa Valley Aloft – www.nvaloft.com

to-go-blogs-familia-em-ferias-baloes-pelo-mundo
Imagem: Flickr – CC: Gunther Hagleitner

Voar de balão no deserto da Namíbia
No sul da África, fazendo fronteira com a África do Sul, a Namíbia é um lugar lindo para aventuras na natureza. No oeste do país, fica o deserto da Namíbia, ocupando uma área mais de 80 mil km². É um dos lugares mais secos da Terra e também um dos mais surpreendentes. Ali você pode tanto ver Sossusvlei, uma imensa planície de sal como dar de cara um cemitério de árvores em Deadvlei. Claro perder a vista no mar de dunas. Dunas vermelhas, alaranjadas, cor de ferrugem. Dunas de mais de 300 metros de altura. E o céu mais azul que você verá na vida – lembre-se é um deserto, nem pensar de ter nuvens – humidade nula.
Agência de voo de balão na Namíbia: Baloon Safaris – www.balloon-safaris.com

to-go-blogs-familia-em-ferias-baloes-pelo-mundo
Imagem: Pixabay

Voar de balão no Deserto do Atacama, no Chile
Um dos lugares que tem despontado para a os passeios de balão é o Deserto do Atacama, no norte do Chile. É o lugar mais seco do planeta, e por isso tem um céu azul de brigadeiro. O reconhecimento de cima vai mostrar a paisagem seca, o salar, o Vale da Lua, as cidadezinhas e a silhueta dos vulcões.
Agência de voo de balão no Atacama: Eastern Safaris – www.easternsafaris.com

to-go-blogs-familia-em-ferias-baloes-pelo-mundo
Imagem: Eastern Safaris

Voar de balão no Egito
No sul do Egito, onde hoje está a região e a cidade de Luxor, ficava no tempo dos faraós a cidade de Tebas. É ali, às margens do Rio Nilo, que tudo acontecia no Antigo Egito… Há um sem fim de ruínas de templos de mais de 3 mil anos de idade como Karnak e Luxor e ainda rastos das tumbas dos faraós nos vales conhecidos como Vales dos Reis e Vales das Rainhas. Não é a toa que o lugar é conhecido como o maior museu vivo do mundo… Um passeio de balão por ali pode ser tão interessante quanto o clássico cruzeiro no Nilo.
Agência de voo de balão no Egito: Sindbad Hot Air Balloons – www.sindbadballoons.com

to-go-blogs-familia-em-ferias-baloes-pelo-mundo
Em cima do Nilo. Imagem: shutterstock/gvictoria
to-go-blogs-familia-em-ferias-baloes-pelo-mundo
Imagem: Sindbad Balloons

Voar de balão no Brasil
No Brasil, também há passeios de balão regulares. E os principais acontecem no interior de São Paulo. Cidades como Piracicaba, São Pedro e Boituva têm saídas todos os finais de semana. Mas também é possível voar em Torres, no Rio gRande do Sul, e na Chapada dos Veadeiros, em Goiás.
Agência de voo de balão em Piracicaba: Balonismo Brasil – www.balonismobrasil.com.br

to-go-blogs-familia-em-ferias-baloes-pelo-mundo
Imagem: Air Brasil

Confira mais dicas sobre a Califórnia, Santiago, França, Istambul e Europa em nossos Guias de Viagem.

dica to go travel

Crianças menores de 5 anos não podem fazer o passeio. Para as maiores de cinco anos, considere levar uma câmera. O passeio, embora delicioso, pode ser um pouco monótono se não houver uma atividade a fazer. Bater fotografias lindas é a melhor aposta!

Passagens aéreas para Paris, Naipidau, Istambul, Zurique, San Francisco e Santiago

Hotéis em Paris, Naipidau, Istambul, Zurique, San Francisco e Santiago

Bettina Monteiro
Bettina Monteiro

Jornalista, começou a carreira descobrindo o Brasil para os Guias Quatro Rodas e participou da criação das revistas Viagem e Turismo e Próxima Viagem, e do portal ViajeAqui, da Abril Mídia. Há 12 anos, desde que nasceu sua filha Lulu, não há cidade, resort, parque ou cruzeiro que escape à sua dedicação em encontrar experiências perfeitas para viagens em família.