Home > Família em férias > Onde andar de canoa com sua família?
4 de setembro de 2017

Onde andar de canoa com sua família?

Uma seleção de destinos para andar de canoa – ou até mesmo caiaque – e unir a sua família

to-go-familia-em-ferias-canoa
iStock/monkeybusinessimages

Em Rio de Contas, na Bahia, a canoa faz parte da vida. Atravessa as pessoas de uma margem para outra. Transporta alimentos. Leva mudanças. Diverte as crianças. Conecta Abaíra com Jitaúna, Ipiaú com Itagibá, Ubaitaba com Ubatã. E até revela atletas olímpicos como Isaquias Queiroz e Erlon de Souza…  A canoa agora é motivo de glória.

Mas não é de hoje que esse objeto sílfide, esculpido delicadamente na madeira,  ajuda a conectar o mundo. A canoa é presente em muitas culturas e regiões – da Escandinávia à Polinésia, do Canadá ao Havaí, do Amazônia a Patagônia. Embora útil, a canoa pode ser apenas… um desenfado. Entrar naquele bichinho tão frágil, se equilibrar no balanço, afundar o corpo abaixo da linha da água e senti-la rasgando o rio é um espairecimento.

Os novos, os velhos, os leves e os pesados, os que gostam de temeridades e os que preferem a prudência, todos se deliciam. Basta vestir um colete salva-vidas, escolher um remo apropriado ao tamanho do braço, e sair rio afora – ou mesmo mar, lago ou represa. Importante alugar a canoa em empresas especializadas, que já tenham mapeado as águas e saibam por onde é melhor – e seguro – navegar.

Se for a primeira vez que a sua família experimenta essa atividade, escolha um trajeto mais curto. Não é difícil andar de canoa. Mas também não é fácil! E tente descobrir pontos para uma parada gostosa no meio da expedição. Se achar que não vai dar conta das crianças ou dos mais velhos, uma alternativa é contratar um passeio guiado, com um canoeiro mais experiente – e mais forte – que você. No mundo ideal, antes de viajar é bom que todos tenham algumas aulas em um clube de canoagem. Com sorte, você receberá instruções de algum filho do Rio de Contas.

1440x300_banner-fixo_adventure-v3
www.togotravel.com.br

Uma seleção de lugares para você navegar de canoa – seja ela qual for… canoa canadense, canoa caiçara, canoa havaiana ou até  a canoa reinventada e batizada de caiaque (foto dos meninos aí em cima):

Rio de Contas, Itacaré, Bahia
É nessa cidade de praia que o Rio de Isaquias e Erlon encontra o mar. Há diversos passeios de canoa caiçara, de rústicos a estilizados (com brinde ao por do sol e tudo), com passagem por manguezal e visitação de fazendas a beira do rio. Escolha um canoeiro experiente na Associação de Canoeiros do Rio de Contas (73/ 99938-1942).

to-go-familia-em-ferias-canoa
Flickr/CC: Danilo Yamamoto
to-go-familia-em-ferias-canoa
Arquivo pessoal: Bettina e Lulu, em Itacaré, a caminho do Rio de Contas, em uma canoa sem remo!

Peruíbe, São Paulo

Há vários roteiros para iniciados e iniciantes. No Rio Perequê, um passeio de canoa canadense, com cinco horas de duração, alcança piscinas naturais translúcidas. No Ribeirão Guaraú, pode se seguir até a foz ou, na direção oposta, até uma lagoa em canoas que levam até três pessoas, além do guia. Escolha seu passeio na Eco Adventure, 11/ 3457-9170.

to-go-familia-em-ferias-canoa
Flickr/CC: Aprecesp Turismo Paulista
to-go-familia-em-ferias-canoa
Flickr/CC: Glaucia Decicco

Fernando de Noronha, Pernambuco
No arquipélago, os passeios, no mar, são realizados em canoa havaiana – aquela bem comprida, que tem um apoio na lateral esquerda. Antes da saída no mar de dentro, há aula na praia. O destaque aqui é para os mergulhos, em paradas estratégicas. Informações no Noronha Canoe Clube (081/ 98351-5083).

to-go-familia-em-ferias-canoa
Flickr/CC: Giuliano Castellano
to-go-familia-em-ferias-canoa
iStock/Global_Pics

Canadá
Esse país tem muita tradição na canoagem – tendo um tipo de canoa próprio que remete aos primeiros habitantes do América do Norte. Os lugares preferidos para a prática são os rios dos estados de Yukon e Columbia Britânica, que descem das montanhas, mas também se pratica a canoagem nos rios de Ontário e Quebec. Há muita estrutura para a prática, inclusive viagens já estruturadas de 1 a 20 dias, com guia e aluguel de equipamentos.

to-go-familia-em-ferias-canoa
iStock/John Wooldridge
to-go-familia-em-ferias-canoa
iStock/s-eyerkaufer

Nos Estados Unidos
Em New England, uma rota de rios e afluentes com mais de 1000 quilômetros segue do estado de Nova York ao do Maine revelando belas paisagens e cidadezinhas pitorescas. Há grandes trechos com águas bem tranquilas e outros com algumas corredeiras. Perfeito para quem começou a remar agora e também para quem já sabe.

to-go-familia-em-ferias-canoa
iStock/greenviewphoto
to-go-familia-em-ferias-canoa
iStock/aoldman

Já no Havaí, onde as canoas existem há mais de 4 mil anos, há passeios de canoa em quase todas as ilhas. Em Oahu, há, inclusive, um com canoas duplas, conectadas, pela baía de Maunalua, acompanhando o recife Koko Head.

to-go-familia-em-ferias-canoa
iStock/jewhyte
to-go-familia-em-ferias-canoa
iStock/hipho

Na Noruega
Os fiordes noruegueses são o palco mais que perfeito para deslizar a canoa pelos braços de mar e lagos. Calmas, as águas ajudam muito quem está dando as primeiras remadas. Há tours estruturados de vários dias, passando por ilhas com hospedagem até mesmo em casas de pescadores. Um detalhe: no verão vocês podem navegar e curtir o sol da meia noite!

to-go-familia-em-ferias-canoa
iStock/Reimphoto
to-go-familia-em-ferias-canoa
iStock/Sjoerd van der Wal

dica to go travel

Embora canoa e caiaque usem remos, são barcos de diferente manejo. Na hora de fazer a reserva em algum passeio tenha isso em mente: embora você não seja Isaquias, canoa é mais simples de manejar do que caiaque. E mais fácil de desvirar.

Passagens aéreas para Fernando de Noronha, Ilhéus, Honolulu, Calgary e Augusta

Hotéis em Fernando de Noronha, Itacaré, Honolulu, Calgary e Augusta

Bettina Monteiro
Bettina Monteiro

Jornalista, começou a carreira descobrindo o Brasil para os Guias Quatro Rodas e participou da criação das revistas Viagem e Turismo e Próxima Viagem, e do portal ViajeAqui, da Abril Mídia. Há 12 anos, desde que nasceu sua filha Lulu, não há cidade, resort, parque ou cruzeiro que escape à sua dedicação em encontrar experiências perfeitas para viagens em família.