Home > Família em férias > Dia das mães: dê uma viagem de presente!
4 de maio de 2017

Dia das mães: dê uma viagem de presente!

O melhor presente para o Dia das Mães é uma viagem diferente – na sua companhia, claro!

dia-das-maes-to-go-blogs-familia-em-ferias
Shutterstock_Air Images

Nada de joias, de roupas, de livros. (Muito menos de panelas e outros artigos para a casa, pela mãe do guarda!). Mãe só tem uma. E ela merece o melhor presente de Dia das Mães do mundo: a sua companhia. E não em um almoço feito por ela. Nem na fila espremida de um restaurante badalado. Ela merece a sua companhia em um delicioso, esplendoroso, revigorante retiro. Sim, é bem óbvio que este blog de viagem em família indique uma viagem em família de presente… 😉 Mas atenção nas viagens! Vou caprichar nas ideias para você surpreender sua mãe (e aproveitar a viagem com ela…).

Se a sua mãe se emocionou com Trem Bala, a sugestão é Visconde de Mauá
Sua mãe vai encontrar a mesma delicadeza da música de Ana Vilela nesta cidadezinha que já foi hippie nos anos 70. No friozinho do outono, é mais gostoso ainda curtir as caminhadas na mata, seguidas de almoços fartos em restaurantes como o Gosto com Gosto e depois de conversas agradáveis ao pé da lareira. Para levar bons livros e beber bons vinhos. Na melhor companhia.

dia-das-maes-to-go-blogs-familia-em-ferias
Shutterstock_Gilberto Mesquita

Se a sua mãe gosta de comer bem, leve ela para Tiradentes
Essa encantadora cidade mineira tem – desculpem o trocadilho – receitas para todos os gostos. Desde o imperdível leitão pururuca com tutu de feijão até fondues. Esse é um lugar para fazer o repasto devagar. E depois, mais devagar ainda subir e descer as ladeiras de pedra é mais que uma eternidade. Pra levantar da mesa depois de um e cachaça da boa? É outra. Para sair de uma lojinha de artesanato (e você vai redecorar algum cômodo da casa pode apostar) será preciso o sino da matriz chamar pra missa. E ainda tem os cafés, escondidos no casario colonial, com os mais deliciosos quitutes e quitandas… impossível levantar. E boa música que se esconde pela cidade? Vai te prender também. Assim como as camas aconchegantes das pousadas aconchegantes. Em Tiradentes, você vai querer sentir o tempo parar.

dia-das-maes-to-go-blogs-familia-em-ferias
Shutterstock_lucas nishimoto

Se a sua mãe gosta de arte, fuja com ela para Inhotim
Inhotim é o maior museu de arte a céu aberto da América Latina e um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do mundo. Em uma área de mais de 700 hectares de Mata Atlântica com cerrado, ele espalha 18 galerias e mais de 450 obras de arte, que se renovam a cada ano. Além disso conta com exposições temporárias. Para levar as mães preguiçosinhas às obras mais distantes há simpaticos carrinhos de golfe. É um passeio para mais de um dia. Há simpáticas pousadas em Brumadinho – cidade em que fica o museu – mas também é possível se hospedar em Belo Horizonte e dar uma escapada até lá.

dia-das-maes-to-go-blogs-familia-em-ferias
Shutterstock_silviofranca

Se a sua mãe está precisando de carinho, invista em um spa
Um pacote com massagens e terapias alternativas é sempre um alento para quem precisa respirar fundo. Muitos hotéis e pousadas andam investindo neste extra cada vez mais essencial. Alguns deles como o Santa Clara Ecoresort, no interior de São Paulo, e o Le Canton, em Teresópolis, tem produtos assinados pela marca francesa L’Occitane. Recomendo o spa Bourbon, em Atibaia. Não é muito careiro e, entre as terapias, há uma com pedras quentes muito revigorante.

dia-das-maes-to-go-blogs-familia-em-ferias
Shutterstock_gnoparus

Se a sua mãe gosta de barulho do mar, voe para Florianópolis
A ilha é um ótimo destino para quem gosta de aproveitar uma praia mesmo quando a temperatura está mais amena. Um bom lugar para ficar é o resort Costão do Santinho. Além de ter atividades para toda a família – dos mais agitados aos mais calminhos, o Costão tem piscina de água quente fechada. Ou seja, garantia de um mergulho mesmo se o tempo fechar.

dia-das-maes-to-go-blogs-familia-em-ferias
Shutterstock_Guaxinim

Se a sua mãe gosta de filmes clássicos, a sugestão é Nova York
Ok. Talvez essa viagem fuja um pouco do budget padrão-presente, mas imagine a carinha dela ao subir no alto do Empire State Building e lembrar de um Affair to Remember? Ou como ela vai se divertir pensando nos tempos em que daria tudo para o vento do metrô subir a sua saia branca… Leve-a a um balé ou uma ópera no Lincoln Center, inclua um brunch dominical em um hotel extraordinário como o Pierre (Lembra do Perfume de Mulher?) e, claro, uma visita ao Soho para andar nos filmes de Woody Allen. Uma viagem para Nova York é perfeita para curtir a nostalgia.

dia-das-maes-to-go-blogs-familia-em-ferias
Shutterstock_IM_photo

Se a sua mãe gosta de luxo, conheça o novíssimo Palácio Tangará
Este novo hotel de São Paulo é tão chique, mas tão chique, que já está recebendo a alcunha de primeiro hotel seis estrelas do Brasil. Fincado no meio do Parque Burle Marx – que cá entre nós já era o parque mais bonito da cidade -, o hotel construído no estilo dos castelos europeus mediaveis tem restaurante francês, piscina aquecida, academia, spa e acomodações impecáveis. Vale a viagem mesmo para quem mora na capital paulista. Leia mais na reportagem da Cindy Wilk.

Mais dicas sobre Nova York, São Paulo e Florianópolis em nossos Guias de Viagem.

dica to go travel

A dica é de minha avó: aconteça o que acontecer, reserve dois quartos. Mesmo que você vá sozinho com outro adulto que não seja seu cônjuge. Pague em dobro. Mas não divida quarto. Assim, se a companhia ficar intensa demais você sempre terá alguns momentos na solidão e silêncio de sua acomodação.

Passagens aéreas para São Paulo, Florianópolis, Belo Horizonte e Nova York

Hotéis em São Paulo, Florianópolis, Belo Horizonte e Nova York

Pacotes imperdíveis para o Dia das Mães

Bettina Monteiro
Bettina Monteiro

Jornalista, começou a carreira descobrindo o Brasil para os Guias Quatro Rodas e participou da criação das revistas Viagem e Turismo e Próxima Viagem, e do portal ViajeAqui, da Abril Mídia. Há 12 anos, desde que nasceu sua filha Lulu, não há cidade, resort, parque ou cruzeiro que escape à sua dedicação em encontrar experiências perfeitas para viagens em família.