Home > Família em férias > Rio de Janeiro: passeios com as crianças
25 de fevereiro de 2016

Rio de Janeiro: passeios com as crianças

Quais os melhores programas para fazer com a família toda no Rio de Janeiro?

rio-de-janeiro-familia-em-ferias-to-go-blogs-Kseniya-Ragozina
Foto: iStock/Kseniya Ragozina

Um lugar que tem Pão de Açúcar entre as principais atrações só poderia abrir o apetite de crianças, adolescentes, vovôs e vovós. Pois o Rio de Janeiro, com seus 90 quilômetros de praias, seus parques, Lagoa e Floresta Tijuca, sua orla com calçadão, seus botecos simpáticos, seus artistas de novela, seus vendedores ambulantes gritando mate-leão, sua vida exuberante… é mesmo um destino para toda a família degustar. Selecionei alguns dos melhores programas, daquele tipo que os amigos cariocas fazem questão de levar… Só deixei de fora um Fla X Flu no Maracanã.

1. Chegar de avião, no Santos Dumont, com lugar na janelinha do lado direito. Assim, as crianças vão ver a maravilhosa vista e sentir aquele friozinho na barriga na hora de aterrissar!

2. Seguir para o hotel da sua escolha pela orla, mostrando para a criançada os cartões-postais mais lindos desse nosso país. Se for se hospedar na Zona Sul, prefira Ipanema e Leblon por que é menos visado que Copacabana e, portanto, mais seguro. Considere um hotel com vista para o mar. Uma alternativa razoável no Leblon é o Marina Palace.

3. Tomar o café da manhã na Colombo do Forte de Copacabana (ops, e visitar o Forte!, claro) e depois ir fazer stand up paddle no mar lisinho, lisinho do Posto 6. Fale com os meninos do Soul Rio Surf, que são muito legais e têm o maior jeito com os pequenos.

4. Levar os bebês para interagir com a criançadinha carioca nos brinquedos do Baixo Bebê (perto da Rua Gal. Venâncio Flores), no Leblon.

5. Andar de bicicleta e de triciclos na Lagoa Rodrigo de Freitas. Ou de patins e skate no Parque dos Patins (fica na Lagoa entre o Jardim Botânico e o Leblon). E depois comer esfihas, quibes e outras delícias árabes no Arab (quiosque 7). Na ciclovia no Rio também andam pedestres: atenção! Conviva!

rio-de-janeiro-orla-familia-em-ferias-to-go-blogs-marchello74
Foto: iStock/marchello74

6. Fazer um piquenique no Parque Lage, aos pés do Corcovado no bairro do Jardim Botânico). E, depois, andar pelas suas alamedas e dar uma olhadinha no aquário.

7. Subir de bondinho no Pão de Açúcar e entender de vez por que a Cidade é chamada de maravilhosa – entre logo no carrinho na hora da descida para ver a vista! Tem criança que se apavora um pouco.

rio-de-janeiro-familia-em-ferias-to-go-blogs-bettina
Foto: arquivo pessoal

8. Explorar o Rio Antigo, aquele das crianças nas calçadas… Saindo da Praça XV de novembro: o Paço Imperial – ei, criançada, o Rio foi capital do Império! -, o Palácio Tiradentes, a Ordem Terceira do Carmo… uma viagem ao passado!

9. Almoçar em Santa Teresa, sem pressa, lembrando o filme Rio, e vendo a linda vista da janela do Aprazível.

10. Pegar um barco e ir até a Ilha Fiscal ver o castelinho que foi palco do último baile antes da proclamação da República. De quebra, aproveitar umas exposições de arte que acontecem por ali (eles aguentam!) e tomar um café. Para ir de escuna à Ilha é preciso agendar no Museu Naval (tel: 21/2532-5992). De lá, militares levam vocês ao Espaço Cultural da Marinha, onde é o embarque.

11. Ver o Cristo Redentor, de braços abertos sobre a Guanabara, lá de cima, de pertinho e cantar o poema de Tom Jobim: “Este samba é só por que Rio, eu gosto de você!”.

12. Conhecer as cachoeiras do Horto – se vocês forem do estilo família-aventura, claro… Uma das mais conhecidas é a Cachoeira dos Primatas. Pegue as indicações de como chegar até ela com os próprios guardas florestais (a sinalização é boa). Mas se preferir visita guiada, recomendo o pessoal do Desbravando o Rio.

13. Comprar um bilhete único (de museu e não de ônibus!) e conhecer de uma vez só o novo MAR e o novíssimo Museu do Amanhã, desenhado pelo arquiteto Calatrava.

14. Observar o céu ou participar de uma sessão de cúpula no Planetário da Gávea (veja a programação completa antes de ir).

15. Festejar a reabertura do Museu de Arte Contemporânea – aquele disco voador desenhado pelo Oscar Niemeyer que aterrissou em Niterói uns anos bons atrás – e correr para lá para registrar a foto pro Arquivo X (cheque aqui antes de viajar).

16. Dar um mergulho no mar lá na Barra da Tijuca, no trecho da Praia do Pepe, onde o movimento é um pouco mais tranquilo do que em Ipanema/Leblon. Se quiser se hospedar por aqui há dois hotéis de frente para o mar o Brisa Barra Hotel e o Novotel Barra da Tijuca.

rio-de-janeiro-familia-em-ferias-to-go-blogs-bettina-2
Foto: arquivo pessoal

17. Pegar praia na Joatinga (entre São Conrado e Barra), na estrada do Joá. São apenas 300 metros de praia, mas imperdíveis. Só um detalhe: tem de ver como está a maré – se for alta a faixa de areia quase some…

18. Conhecer a Prainha – se você estiver viajando com crianças com mais de 10 anos ou adolescentes que gostam de ondas.

19. Fazer stand-up paddle na Praia de Guaratiba, para lá do Pontal. Depois, almoçar no Bira que tem ótimas receitas e uma vista sensacional para a Restinga de Marambaia. As crianças vão amar! Mas como diz um amigo meu, carioca: é longe pra dedéu!

20. Terminar a viagem no Porcão Rio’s, no Aterro do Flamengo: boa carne, uma área para a criançada brincar e uma vista incrível para a baía de Guanabara!

Bettina Monteiro
Bettina Monteiro

Jornalista, começou a carreira descobrindo o Brasil para os Guias Quatro Rodas e participou da criação das revistas Viagem e Turismo e Próxima Viagem, e do portal ViajeAqui, da Abril Mídia. Há 12 anos, desde que nasceu sua filha Lulu, não há cidade, resort, parque ou cruzeiro que escape à sua dedicação em encontrar experiências perfeitas para viagens em família.