Home > Família em férias > 6 passeios divertidos para fazer em Foz do Iguaçu
17 de março de 2016

6 passeios divertidos para fazer em Foz do Iguaçu

Das Cataratas à Usina de Itaipu, uma seleção de atividades para você fazer com toda a família em Foz do Iguaçu

Eis uma cidade que está cada vez mais preparada para receber as famílias. Foz do Iguaçu, no Paraná, tem ótimos hotéis, restaurantes variados – alguns até com shows – e inúmeras atrações para quem curte a natureza, mas não abre mão de conforto. Como a cidade está na fronteira com duas outras – Puerto Iguazu, na Argentina, e Ciudad Del Este, no Paraguai -, você ainda pode brincar de mudar de país (a circulação entre os três países pode ser feita com o RG mesmo).

Cataratas e uma paisagem linda: quer combinação mais perfeita? iStock/rmnunes
Cataratas e uma paisagem linda: quer combinação mais perfeita? iStock/rmnunes

Onde é melhor ficar? Com as crianças e o calor quase permanente não é uma má ideia apostar em hotéis que sejam quaaase resorts e tenham piscinas caprichadas. Algumas sugestões: o Mabu Thermas & Resorts, o Bourbon Cataratas Convention Spa e o Golden Park Internacional Foz do Iguaçu.

Veja a seleção dos melhores programas para fazer em Foz do Iguaçu com toda a família:

Ver as Cataratas do Iguaçu
Iguaçu quer dizer “água grande” em tupi. O nome não poderia ser mais próprio! As cataratas reúnem o maior conjunto de quedas d’água do planeta em volume. Elas têm 60 metros de altura e se estendem por 2,7 quilômetros ao longo da fronteira entre Brasil e Argentina. O espetáculo acontece na foz, onde a água é tamanha que os pingos atingem as passarelas por onde a gente caminha com as crianças. Não é uma má ideia levar na bagagem a capa de chuva da Disney. Para sua experiência ficar completa veja as Cataratas dos dois lados da foz: do brasileiro e do argentino. É quase consenso que o lado brasileiro é mais bonito – ou seja, a vista que se tem da Argentina para cá. A visita do lado de lá – que inclui uma viagem num simpático trenzinho – inclui a vista para a Garganta do Diabo, onde estão as quedas mais poderosas.

Andar pelo Parque Nacional do Iguaçu
Especialmente se você for no verão, a caminhada pela mata do parque é uma bênção! As árvores são antigas e têm sombra farta e fresca, com vários tipos de cipós. Se der sorte, vocês avistarão alguns animais como tucanos, quatis, antas, lagartos e borboletas… Mas é bom saber que são 40 tipos de mamíferos, 60 espécies de répteis, 12 espécies de anfíbios: ou seja, vivem por ali onças-pintadas, jaguatiricas, cascavéis, jararacas e jacarés. Não saia da trilha! Você também pode substituir o Parque Nacional de Iguaçu pelo de Iguazu, do lado argentino. Juntos, os parques têm 600 mil hectares de áreas protegidas e mais 400 mil de florestas intocadas. Os dois parques são Patrimônio Natural Mundial pela Unesco.

Fazendo amigos no Parque Nacional de Iguaçu. iStock/herlordship
Fazendo amigos no Parque Nacional de Iguaçu. iStock/herlordship

Brincar de birdwatching no Parque das Aves
O Parque das Aves é um dos maiores santuários de aves da América Latina. Além das aves livres que podem ser avistadas na mata nativa, há alguns viveiros, espalhados pelas trilhas. Alguns existem apenas para observação, outros até para contato. Dá para avistar tucanos, pavões, araras e saracuras entre outras aves de diversas regiões do mundo. Como há alguns projetos de proteção de aves em extinção, é uma boa oportunidade para falar com as crianças sobre a preservação da natureza.

Quer ensinar às crianças a respeitar os animais em seu meio-ambiente? iStock/RogerioSardinha
Quer ensinar às crianças a respeitar os animais em seu meio-ambiente? iStock/RogerioSardinha

Embarcar no Macuco Safári 
Se você gosta de adrenalina, embarque nesta expedição com a criançada. A aventura começa no Parque Nacional, em jipes elétricos 4 x 4, e termina quase na boca das cataratas, em barcos infláveis. Há outras opções de passeios que as crianças vão adorar, como o de caiaque.

Caiaque em Foz do Iguaçu: sim, tem! iStock/EdStock
Caiaque em Foz do Iguaçu: sim, tem! iStock/EdStock


Conhecer a Usina de Itaipu
Além de ser a maior produtora de energia renovável do mundo, Itaipu é um centro de turismo considerável. Há inúmeras possibilidades de visitação: a tradicional visita da Usina, passeio de barco pelo lago Itaipu, iluminação noturna da barragem e até vôo de helicóptero! Você pode preferir ver a Usina do lado de lá. No Paraguai, há um o Refúgio Biológico Tati Yupi, no Alto do Paraná, entre Ciudad del Este e Saltos del Guairá. Dali, se pode ver a grandiosidade da Hidrelétrica de Itaipú e ainda curtir o dia no parque com cavalgadas, passeios de bicicleta, e, se quiser ir além, algumas atividades guiadas de observação da flora e da fauna.

Atravessar a Ponte da Amizade
Não é todo dia que se encontra uma tripla fronteira. Cruzar a ponte para Ciudad Del Este é, no mínimo, um passeio antropológico. Ninguém quer incentivar as crianças a consumir, mas vale a experiência de ver um centro de compras que se baseia na ausência de impostos. Dá uma discussão e tanto, não?

 

 

dica to go travel


Conheça mais dicas sobre Foz do Iguaçu, no nosso guia e viagens.

Você também pode pesquisar passagens e hotéis nesse destino e programar sua próxima viagem!

Bettina Monteiro
Bettina Monteiro

Jornalista, começou a carreira descobrindo o Brasil para os Guias Quatro Rodas e participou da criação das revistas Viagem e Turismo e Próxima Viagem, e do portal ViajeAqui, da Abril Mídia. Há 12 anos, desde que nasceu sua filha Lulu, não há cidade, resort, parque ou cruzeiro que escape à sua dedicação em encontrar experiências perfeitas para viagens em família.