Home > Família em férias > Itacaré com as crianças é pura aventura
7 de setembro de 2017

Itacaré com as crianças é pura aventura

No sul da Bahia, a poucos quilômetros de Ilhéus, Itacaré ainda é uma das praias mais preservadas do Brasil e exibe muitas atividades divertidas

A estrada para Itacaré só foi asfaltada em 1998. Talvez, por isso, esse pedacinho de litoral, ao norte de Ilhéus, na Bahia, ainda está muito preservado. As praias, cercadas de Mata Atlântica, fresquinha, parecem de cartão-postal. Graças à preservação ambiental, Itacaré se tornou cenário para o turismo de aventura.

Quer coisa melhor: praia e esportes, tudo junto e misturado? De um lado, para quem quer apenas curtir sombra e água fresca, a paisagem mais que perfeita das enseadas cercadas por densa Mata Atlântica. A maioria delas continua selvagem, com acesso controlado pelas fazendas onde estão situadas. De outro, um sem fim de atividades para crianças e adolescentes gastarem muita energia – de passeios calminhos ou não no Rio das Contas a arborismo e tirolesa.

Itacaré ainda tem uma vilinha, construída no apogeu do cacau, com alguns casarões históricos que se transformaram em pousadas ou restaurantes. A maioria das pousadas fica ali pertinho, na Praia da Concha – a primeira ao lado do Centro –, onde há um espaço praticamente só de pousadas. Se ficar hospedado por ali não frequente apenas esta praia. Explore Itacaré – mesmo que você esteja viajando com bebês e sinta-se impelido a ficar perto de sua pousada. Explore as praias dos arredores – muitas têm estrutura para receber. E faça passeios – principalmente o de canoa.

itacare-to-go-blogs-familia-em-ferias
Imagem: Wikimedia_Creative Commons

Selecionei as melhores coisas para fazer em Itacaré:

CURTIR AS MELHORES PRAIAS DE ITACARÉ
Algumas praias de Itacaré estão em listas de as mais bonitas praias do Brasil. A Prainha é a primeira delas. É linda! Espremida entre dois morros, cercada do verde da Serra do Mar que vem encostando na praia. Com muita sombra de coqueiros fazendo desenhos na areia branquinha… Você pode chegar até ela pelo empreendimento Villas de São José ou fazer uma trilha, partindo da Praia da Ribeira (mas são 40 minutos e contrate um guia). Ao lado da Prainha outro tesouro: a Praia de São José. Esta enseada também arranca suspiros e selfies, muitas selfies. Outra campeã de belezura é a Praia de Itacarezinho ou Camboinha – extensa faixa de areia (quase 5 quilômetros), ótima para quem gosta de ondas e de caminhadas.

itacare-to-go-blogs-familia-em-ferias
Imagem: arquivo pessoal.

CAMINHAR NA MATA
Algumas praias de Itacaré são tão preservadas que são acessíveis apenas por caminhadas. Caso de Jeribucaçu e da praia da Engenhoca. Aliás, se tudo o que você quer é andar por trilhas dentro da mata fechada, este é o lugar. Detalhe: você vai encontrar cachoeiras pelo caminho, piscinas naturais e dar de cara com as praias desertas mais lindas que você imaginar. Tem a trilha da Cachoeira de Noré, a trilha da cachoeira da Usina, a da cachoeira de Pancada Grande, a da cachoeira do Tijuípe. Cansou?

itacare-to-go-blogs-familia-em-ferias
Shutterstock_Edmario Nogueira Santos

FAZER STAND UP PADDLE
A Praia da Concha, formada pelo encontro do Rio com o mar, tem águas bem calminhas – e quase doces. Ali as crianças (e a gente também) vão poder aprender a remar sobre a prancha. E quem já sabe poderá alugar pranchas de Stand Up Paddle ou fazer uma aula de SUP ioga – ioga na prancha. Ao por do sol, claro!

ANDAR DE CAIAQUE
Também na Praia da Concha vocês vão poder passear de caiaque. Na composição ideal, um adulto e uma criança. O instrutor fica de olho e há coletes salva-vidas. Siga as regras e não saia da área delimitada. Minha filha e o padrinho foram parar na Praia ao lado. O instrutor foi atrás, claro… Mas o evento rendeu bronca. 😉

itacare-to-go-blogs-familia-em-ferias
Imagem: Flickr/CC: Danilo Yamamoto

PASSEAR DE CANOA NO RIO DE CONTAS
O rio, que nasce na Chapada Diamantina, vem desaguar em Itacaré. O passeio de canoa em seu percurso é um dos mais singelos da cidade. As pequenas embarcações são levadas a remo – por um canoeiro – rio acima. O passeio, em geral, acontece na hora do por do sol. O canoeiro vai oferecer um espumante e um bolero de Ravel para ver o sol cair na mata nativa. Nós dispensamos para ouvir o som dos pássaros mais claramente.
Gosta de passear de canoa? Veja outros bons pontos na reportagem Onde é melhor passear de canoa?

itacare-to-go-blogs-familia-em-ferias
Imagem: arquivo pessoal.

FAZER RAFTING
O Rio das Contas que é pura tranquilidade na foz, perto do centrinho, pode oferecer uns bons chacoalhões interior adentro. Mais ou menos a 40 quilômetros de Itacaré, em um distrito chamado Taboquinhas, começa-se a descida do rio.

itacare-to-go-blogs-familia-em-ferias
Imagem: Pixabay_skeeze

Gosta de fazer rafting? Veja outros bons pontos na reportagem Os melhores lugares para fazer rafting no Brasil.

SURFAR EM ITACARÉ
Com ondas de diferentes intensidades, Itacaré é um ótimo ponto de surfe no litoral da Bahia. Os iniciantes podem aprender a subir na prancha na Praia do Ribeira. Os mais experientes podem aproveitar uma das ondas mais longas do país – mais de dois minutos! – na conjunção da Praia do Pontal e da Boca da Barra. As melhores praias para surfar em Itacaré? Tiririca, Resende, Itacarezinho e Havaizinho.

FAZER ARBORISMO E TIROLESA – COM VISTA!
O circuito de arvorismo da Conduru é considerado um dos mais belos do Brasil. São 17 atividades diferentes, em trilhas suspensas em plena Mata Atlântica. Ele começa na Praia da Ribeira, onde está a base de treinamento e instruções, e segue até Prainha. É possível fazer o circuito completo, com todos os obstáculos para atravessar por cima das árvores e mais seis tirolesas de diferentes tamanhos. Ou é possível apenas aproveitar a descida das duas maiores tirolesas, que passam por cima da praia!

itacare-to-go-blogs-familia-em-ferias
Imagem: itacare.com

COMER UMA MOQUECA À BEIRA-MAR
Há, em todo o Nordeste, restaurantes de praia que são quase clubes de praia. Tem desde espreguiçadeiras e redes até cabanas privativas para grupos. Claro, a estrela é a culinária. Receitas à base de camarões, lagostas e outros frutos do mar, fresquinhos. Mas a pedida é aproveitar a praia em instalações de cinema. O mais arretado é o Itacarezinho, na praia de mesmo nome (km 50, na rodovia que liga Ilhéus a Itacaré), fica isolado, no meio de uma fazenda de coco e cacau. Outro que vale a estada é o Restaurante Paraíso, na Praia do Sargi, bem mais simples mas não menos delicioso. Oferece até passeios a cavalo.

itacare-to-go-blogs-familia-em-ferias
Imagem: www.instagram.com/lasiguanasleeds

ONDE É MELHOR FICAR EM ITACARÉ
Para quem quer luxo não tem erro: os bangalôs à beira mar do Txai. Prefere ficar em uma acomodação charmosa, no centro? Anote: Pousada Marinha Farinha, Pousada Arcobaleno e Aldeia do Mar Hotel.

dica to go travel

Há duas maneiras de se locomover em Itacaré, alugando um carro em Ilhéus, onde fica o aeroporto. Ou pegando um traslado particular até Itacaré e dali, para aproveitar, contratando alguns passeios com transporte incluído. Meu palpite? Vá de carro. E tenha a liberdade de

Bettina Monteiro
Bettina Monteiro

Jornalista, começou a carreira descobrindo o Brasil para os Guias Quatro Rodas e participou da criação das revistas Viagem e Turismo e Próxima Viagem, e do portal ViajeAqui, da Abril Mídia. Há 12 anos, desde que nasceu sua filha Lulu, não há cidade, resort, parque ou cruzeiro que escape à sua dedicação em encontrar experiências perfeitas para viagens em família.