Home > Família em férias > Lisboa com as crianças: quais os melhores passeios?
6 de abril de 2017

Lisboa com as crianças: quais os melhores passeios?

O que fazer em Lisboa com as crianças? Veja a lista com as principais atrações da capital de Portugal para quem viaja com os pequenos

Lisboa com as crianças
Lisboa é uma cidade amiga das crianças iStock/SeanPavonePhoto

Você pode encontrar o melhor de Portugal em Lisboa. Bairros acolhedores, o Tejo (mais belo que o rio da nossa aldeia), castelos e até praias e florestas nos arredores! Além disso, a capital de Portugal tem detalhes que as crianças adoram: dos passeios de tuc-tuc ao bondinho (elétrico), dos doces portugueses aos bolinhos de bacalhau. E tem mais: andar de bicicleta na Ribeira das Naus, a parte do rio que virou um calçadão perto da praça do comercio ou fazer um piquenique em um dos (muitos) parques? Sem esquecer do povo sempre simpático e sorridente que existe aqui. E que, evidentemente, fala a nossa língua – ou algo bem próximo a ela. 😉

Lisboa fica bem na foz do Tejo – não, aquela vastidão não é o mar. À beira rio, está a Baixa, obra do Marquês de Pombal, após o terremoto de 1755 que devastou completamente a cidade. Atrás, cercando, as sete colinas e, em cada uma, um bairro por desvendar. Prepare-se para subir e descer ladeiras. Que tal caminhar pelas ladeiras do Chiado, no Bairro Alto, e explorar com as crianças, os cafés, os ateliês, as lojas, em belos sobrados? Ou então descansar na Praça do Príncipe Real, na Cidade Alta, que lembra a de uma cidade de interior, com coretinho e vendedores de sorte… Ou ainda curtir o silêncio do Mosteiro dos Jerónimos (será que as crianças vão aguentar?), grande obra da época dos Descobrimentos. Fica em frente à famosa Torre de Belém e ao lado dos Pastéis de Belém originais…

Pastéis de Belém: as crianças adoram
Pastéis de Belém: os originais! Imagem: Shutterstock/Krzysztof Slusarczyk

Bom, para deixar essa visita mais fácil, compartilho as principais atrações de Lisboa para quem viaja com… os miúdos.

1) Explorar o Castelo de São Jorge
O Castelo de São Jorge foi construído nos anos 40 sobre as fundações de um castelo medieval original. Todas as características de um castelo daquela época em uma construção relativamente nova. Uma maneira diferente de conhecê-lo é embarcar em uma excursão divertida da empresa Time Travellers. Para cada família, é dado um mapa do Castelo com vários locais assinalados que todos devem encontrar. Em cada ponto, respondem a perguntas e descobrem pistas. Detalhes no site www.timetravellers.pt.

Castelo de São Jorge em Lisboa
Castelo de São Jorge: atração para as crianças Shutterstock/silky

2) Descobrir a cidade brincando
A empresa Lisbon Walker inventou um city-tour diferente pela cidade: charadas que levam a novos pontos turísticos. Podem ser códigos a serem decifrados, cifras, anagramas, palavras cruzadas e jogos de números. A empresa se especializou em criar maneiras divertidas de explorar a cidade: Batalha Naval, a Cidade de Espiões, a 7ª Colina ou As Lendas & Mistérios. Detalhes no site www.lisbonwalker.com.

Lisbon Walker: Lisboa brincando com as crianças
Lisbon Walker: city tour para crianças em Lisboa Shutterstock/Shawn Goldberg

3) Passear no famoso Eléctrico 28
Uma maneira gostosa de descobrir Lisboa é embarcar no mais famoso eléctrico, como se diz por aqui, da cidade. Ele não é nada diferente dos outros bondes da cidade. Mas o seu trajeto é, talvez, o que mostra mais a Lisboa que os turistas querem ver. Atravessa bairros como a Graça e o Martim Moniz. Uma maneira divertida de fazer o passeio é com a excursão Lisboa Autêntica, que explica histórias sobre a cidade e sobre o bonde 28, de maneira bem engraçada. A excursão inclui um guia do Lisboa Autêntica. Detalhes no site www.lisboaautentica.com.

to-go-blogs-viajante-hiper-lisboa-com-crianças
Shutterstock/saranya33

4) Fazer um city-tour no Yellow Bus
Uma maneira boa de conhecer Lisboa no verão é comprar o tíquete deste ônibus turístico, amarelo, de dois andares. Dá para descer e subir em diversos pontos de diversos bairros. Há saídas a cada 15 minutos no verão e a cada 20 minutos no inverno. Fique no andar de cima, sem capota e com mais visibilidade. Detalhes no www.yellowbustours.com.


5) Experimentar um carro-anfíbio
É moda em cidades de todo o mundo fazer um tour por terra e por água. Aqui em Lisboa ele se chama Hippotrip: um veículo anfíbio que percorre as ruas do Centro até entrar no Tejo, ao som de 2001, Uma Odisseia no Espaço.


6) Fazer um cruzeiro no Tejo
Para ver a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos ou o Padrão dos Descobrimentos de uma maneira diferente, embarque em um cruzeiro ao longo do Tejo. Há duas maneiras de aproveitá-lo: em um passeio ininterrupto de 1h30 ou descendo em alguns portos para explorar os arredores. Mais detalhes no www.cruzeirostejo.com.

to-go-blogs-viajante-hiper-lisboa-com-crianças
Shutterstock/INTERPIXELS
to-go-blogs-viajante-hiper-lisboa-com-crianças
Shutterstock/Sean Pavone

7) Descobrir Fernando Pessoa
Nada melhor do que visitar a Casa de Fernando Pessoa para conhecer um pouquinho da história do maior poeta português depois de Camões. Não é um museu, mas a residência em que ele viveu, com sua biblioteca, seu escritório e sua máquina de escrever… Uma exposição multimídia conta a vida dele mesmo – e fala sobre seus famosos heterônimos. ET: há seleção especial de poemas para crianças. Estenda a experiência Pessoa na livraria mais próxima, com uma edição local.

to-go-blogs-viajante-hiper-lisboa-com-crianças
Imagem: Wikimedia/Creative Commons.

8) Conhecer o Museu Nacional de História Natural e da Ciência
É uma dificuldade escolher o que ver aqui! Quer se encantar com as borboletas? Morrer de medo dos répteis, insetos e aracnídeos? Ou ver a exposição de dinossauros? Também tem um laboratório químico do século XIX sensacional e um jardim botânico imperdível. E fique de olho nas visitas guiadas por Galileu ou Einstein e nas exposições temporárias.

to-go-blogs-viajante-hiper-lisboa-com-crianças
Imagem: Turismo de Portugal.

9) Ver o mundo aquático no Oceanário
O Oceanário é um dos maiores aquários do mundo. Este aquário, nascido em 1998, na Exposição Universal, fica no Parque das Nações, a parte mais moderna de Lisboa. Ele fica sobre um píer, cercado de água e, tem milhões de litros de água salgada e exibe animais marinhos de todos os oceanos. Desde águas temperadas até tropicais e frias. Estrelas de sempre? Os tubarões e os pinguins. Além da exposição permamenente, há relevantes mostras temporárias e até atividades inusitadas como dormir com os tubarões.

to-go-blogs-viajante-hiper-lisboa-com-crianças
Shutterstock/Ritu Manoj Jethani
to-go-blogs-viajante-hiper-lisboa-com-crianças
Shutterstock/zebra0209

10) Mergulhar na Fundação Gulbenkian
Em 1969, o milionário Calouste Gulbenkian criou uma das maiores fundações de arte de Lisboa. Ali, ao lado de um museu dedicado à arte contemporânea, há um dos mais agradáveis jardins da cidade, onde acontecem concertos. A fundação ainda tem auditório e biblioteca.

to-go-blogs-viajante-hiper-lisboa-com-crianças
Shutterstock/StockPhotosArt

11) Espiar o Museu dos Coches
Quer ver carruagens surreais da família real? Pois vá dar uma espiadinha no Museu dos Coches. Está desde 2015, em prédio novo – a poucos metros do antigo Picadeiro Real, seu endereço original. Há veículos superinteressantes. E originais! Uma coleção de troles e carruagens, de gala e de passeio, dos séculos 16 a 19, todas vindas da Casa Real Portuguesa, da Igreja e de coleções privadas.

to-go-blogs-viajante-hiper-lisboa-com-crianças
Shutterstock/StockPhotosArt

12) Passear à beira do Tejo até o MAAT
Alugue carrinhos e passeie à beira-tejo com a familia toda. Pare em frente ao novo MAAT. O Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia, de 38 mil metros quadrados, é imperdível. O novo projeto da inglesa Amanda Levete – cheio de formas inusitadas e um telhado ondulante – é interessante por fora e por dentro. Se por fortraz cerca de 20 exposições por ano para Lisboa. Uma escadaria foi construída da beira do rio até o museu. As salas vem sendo abertas mês a mês: Galeria Oval, com as obras da artista francesa Dominique Gonzalez; a Galeria Principal, que abriga as grandes exposições; a Video Room, para projetos multimídia. E muito mais por vir.

to-go-blogs-viajante-hiper-lisboa-com-crianças
Shutterstock/ribeiroantonio

Confira mais dicas sobre Lisboa em nossos Guias de Viagem.

dica to go travel

Não deixe de estender sua estada aos arredores de Lisboa – por exemplo, vá de trem aos castelos de Sintra. E, se der, inclua uma ida ao Porto também.

Passagens aéreas para Lisboa

Hotéis em Lisboa

Bettina Monteiro
Bettina Monteiro

Jornalista, começou a carreira descobrindo o Brasil para os Guias Quatro Rodas e participou da criação das revistas Viagem e Turismo e Próxima Viagem, e do portal ViajeAqui, da Abril Mídia. Há 12 anos, desde que nasceu sua filha Lulu, não há cidade, resort, parque ou cruzeiro que escape à sua dedicação em encontrar experiências perfeitas para viagens em família.