Home > Família em férias > Maceió, melhores dicas para curtir com as crianças
17 de agosto de 2017

Maceió, melhores dicas para curtir com as crianças

Maceió, nas Alagoas, é a praia nordestina perfeita para quem quer tranquilidade e, ao mesmo tempo, infraestrutura para as férias em família

maceio-familia-em-ferias-to-go-blogs
iStock_luoman

Quer conhecer um Nordeste mais tranquilo? Experimente Maceió, a simpática capital das Alagoas. Bem menor que Salvador, Recife e Fortaleza, e tão acolhedora quanto João Pessoa e Aracaju, Maceió é uma ótima pedida para quem quer passar uma semana curtindo praias lindas, mar turquesa, águas morninhas. E a infraestrutura de uma capital (importantíssimo para quem viaja com crianças pequenas).

Para as crianças, bastaria passar os dias nas praias de Ponta Verde ou Pajuçara, curtindo as brincadeiras na praia. Mas há mais coisas interessantes para vivenciar em uma estada na capital das Alagoas. E uma delas são as lagoas que dão nome ao estado. Há 19 lagoas, a maioria com povoados simples e pitorescos às margens. Não deixe de conhecer Mundaú e Manguaba, as mais expressivas.

Alagoas, olhe no mapa, é um estado pequenino – grande vantagem para quem quer explorar praias diferentes sem andar muito. Aliás, há na orla praias belíssimas como a conhecida Praia do Francês, em Marechal Deodoro, ideal para famílias com crianças e adolescentes fãs das pranchas de surfe. Também a Barra de Santo Antônio, vale uma escapada. Ao norte, Maragogi é uma opção para quem tem mais tempo. Vale ali explorar as piscinas naturais ainda mais expressivas que as de Pajuçara.

Os melhores passeios para fazer em Maceió?

Visitar o bairro de Jaraguá
Esse bairro histórico, que foi restaurado, apresenta construções do período colonial que abrigam bares, boates, restaurantes e museus. Fica perto da Rua Sá e Albuquerque.

Passear de barco na Lagoa de Mundaú
Esse passeio de barco em uma das mais famosas lagoas de Maceió, passa por por nove ilhas, entre os canais formados pelo mangue, com cenários selvagem. A maioria dos passeios de barcos inclui almoço. O percurso, em geral, dura quatro horas, e inclui um mergulho no mar da Prainha, onde a lagoa termina. Prefira pegar as saídas da tarde para ver o sol se por.

maceio-familia-em-ferias-to-go-blogs
Wikimedia_Creative Commons

Nadar nas piscinas naturais
Um dos detalhes mais interessantes de Maceió é o conjunto de bancos de areia a dois quilômetros da costa, na altura da Praia de Pajuçara. E como chegar lá? De jangada! Um passeio de 10 a 20 minutos leva as crianças para piscinas azuizinhas – de água na altura da cintura – onde poderão mergulhar tranquilamente neste aquário natural. Leve equipamento para não precisar alugar. Ali há bares flutuantes, que lotam nos finais de semana, por isso, prefira fazer o passeio durante a semana, quando é mais tranquilo.

maceio-familia-em-ferias-to-go-blogs
Shutterstock_Elder Vieira Salles
maceio-familia-em-ferias-to-go-blogs
Shutterstock_Elder Vieira Salles

Pedalar na orla
No finazinho da tarde, o calçadão é o ponto. São quilômetros percorrendo as principais praias e acompanhando as barracas, bancas de revista, quiosques de suco natural. Programe uma parada para uma água de coco. As estações de aluguel de bicicletas e triciclos – alguns enormes, familiares – ficam em quatro pontos da orla: no Posto 7, em Jatiúca; nas proximidades do ex-clube Alagoinhas, na Ponta Verde; ao lado da Feirinha de Artesanato, na Pajuçara, e em frente ao restaurante Dragão, também na Pajuçara.

maceio-familia-em-ferias-to-go-blogs
iStock_luoman

Ver um pouco de história no Museu Theo Brandão
Claro que ninguém vai conseguir tirar as crianças da praia. Mas este pode ser um programa interessante para os dias chuvosos ou nublados. o museu fica em um lindo casarão dos anos 30 e reúne uma amostra da cultura popular do Estado como as coloridíssimas indumentárias dos folguedos. Há ainda exposições temporárias de cordel, xilografia e outros temas do folclore. Fique de olho nas apresentações folclóricas gratuitas. Fica na Av. da Paz, 1490.

Aprender Stand up paddle
Remar em cima de uma prancha, mais conhecido por Stand Up Paddle, o nome em inglês, é uma das modas que a criançada adora experimentar. Maceió tem vários pontos de SUP, como é conhecido pelos praticantes. Há um ponto de aluguel de pranchas na Ponta Verde. Mas também dá para praticar o esporte em algumas belíssimas praias dos arredores como a Praia do Francês, a Lagoa do Pau (em Coruripe).

maceio-familia-em-ferias-to-go-blogs
iStock_luoman

Experimentar as delícias da mesa alagoana
Ora, as crianças também têm de provar os sabores da terra. Não deixe de procurar restaurantes – simples ou refinados – que sirvam: tapiocas, camarão crocante, filé de siri, maçunim, caldinho de sururu, polvo ao coco e outras receitas típicas de Maceió. Dois endereços devem estar na sua lista: o Sur, que faz uma cozinha alagoana criativa, e o Picuí, para experimentar carne de sol.

maceio-familia-em-ferias-to-go-blogs
Wikimedia_Creative Commons

Tomar um sorvete de cajá
A Sorveteria Bali é o melhor lugar para provar os sorvetes caseiros feitos com frutas da nordestinas como cajá, graviola e sapoti. Tem mais de 70 sabores. Há vários endereços na cidade.

Ver as mulheres rendeiras
No Pontal da Barra, pequeno povoado às margens da lagoa Mundaú, há um expressivo núcleo de rendeiras, que fazem peças da renda típica de Alagoas, chamada de filé. Além de trabalhos em renda de bilro, renascença e redendê. Se não for para comprar, ao menos vale vê-las trabalhando.

Conhecer a Praia do Gunga
Ela aparece em várias listas de praias mais bonitas do Brasil. Como fica em uma curva, entre o mar e uma lagoa, tem um desenho bem inusitado. O acesso por terra é complicado, mas você pode chegar por barco, saindo da Barra de São Miguel, outra praia de cartão-postal, aliás. Fica a mais ou menos 35 quilômetros ao sul de Maceió, pela AL 101.

maceio-familia-em-ferias-to-go-blogs
iStock_luoman

Onde é melhor ficar com as crianças em Maceió?
Bom, recomendo especialmente, o Jatiúca Resort. Não há piscina mais charmosa – e fresquinha, com muitos coqueiros – que as deste resort e flat. Fica em uma ponta estratégica, bem localizado, e com área tão reservada que faz você pensar que está em uma praia bem afastada. Mas está bem no meio de Maceió. Também o Ritz Lagoa da Anta tem instalações modernas, de alto padrão. Fica um pouco mais distante da parte movimentada da orla.

Confira mais dicas sobre Maceió em nossos Guias de Viagem.

dica to go travel

Se você gosta de história e de natureza, considere estender a viagem para conhecer: Penedo, a Paraty das Alagoas, a cidade colonial mais bonitinha. Ela fica no sul do Estado, às margens do São Francisco. Na região você pode ainda, passear de barco até a foz do Rio São Francisco. O barco sai da cidade Piaçabuçu. Penedo fica a 185 km de Maceió, pela AL 101 sul.

Passagens aéreas para Maceió

Hotéis em Maceió

Bettina Monteiro
Bettina Monteiro

Jornalista, começou a carreira descobrindo o Brasil para os Guias Quatro Rodas e participou da criação das revistas Viagem e Turismo e Próxima Viagem, e do portal ViajeAqui, da Abril Mídia. Há 12 anos, desde que nasceu sua filha Lulu, não há cidade, resort, parque ou cruzeiro que escape à sua dedicação em encontrar experiências perfeitas para viagens em família.