Home > Família em férias > Os melhores museus do mundo para famílias
18 de maio de 2017

Os melhores museus do mundo para famílias

De São Paulo a Estocolmo, conheça a lista de museus que as crianças vão adorar conhecer!

Se você acha que museu não é lugar de criança, prepare-se para mudar de ideia. Museus não são necessariamente aquele lugar para andar rígido e com medo de colocar as mãos. Há lugares incríveis na perspectiva delas. Ou seja: museus divertidos, museus onde – muitas vezes – é possível tocar nas peças e museus em que aprender e brincar caminham lado a lado.

Vamos ver a lista dos melhores museus do mundo para crianças? Já aviso: meu favorito é o último… 😉

O melhor museu para ver aeronaves
National Air and Space Museum, em
Washington, Estados Unidos

Esta é a maior coleção de aeronaves do mundo. Quase todas originais. Há aviões, foguetes, capsulas, sondas… Além disso, o National Air and Space Museum, mantido pelo Smithsonian, oferece para as crianças programações diárias relacionadas à arte de voar. Elas podem construir seu avião de papel, olhar em um telescópio, explorar uma aeronave, assistir um show no planetário, ver um filme em um simulador… E muito mais!

museus_para_criancas_to_go_blogs_familia_em_ferias
Shutterstock_Sean Pavone

O melhor museu para brincar
Strong Museum of Play, em Rochester, Estados Unidos

É o único museu do mundo relacionado à importância do brincar. Traz desde uma admirável coleção de brinquedos e objetos da história do brincar nos Estados Unidos até exposições temporárias sobre temas relacionados à infância. Há ainda personagens da Vila Seesamo, superheróis e exposição de histórias em quadrinho. Sem contar nas atividades voltadas aos pequenos. Para completar um admirável aquário e um jardim tropical.


O melhor museu para fazer arte
Children’s Museum of the Arts, em Nova York, Estados Unidos

Por que trocar o MET por esse museu menor e menos importante? Por que enquanto no Metropolitan e no Gugghenhein, as crianças vêem obras de artistas consagrados – o que , ok, é bacana e necessário – aqui elas vão produzir suas próprias pinturas. Hands on! E o melhor: algumas pinturas das crianças ficam expostas ali! Bom, né?

museus_para_criancas_to_go_blogs_familia_em_ferias
Colorido e lúdico. Imagem: divulgação.
museus_para_criancas_to_go_blogs_familia_em_ferias
Imagem: New York Times

Quer mais dicas com crianças em Nova York? Veja nesta reportagem!

O melhor museu de animação
Ghibli Museum, em Tóquio, Japão

Misture em um mesmo lugar um museu de tecnologia, um museu para crianças, um museu de artes e um museu de animação… Este é o Ghibli Museum, do Studio Ghibli. Fica em Mitaka, uma das cidades da grande Tóquio, no Japão.

museus_para_criancas_to_go_blogs_familia_em_ferias
Filas e mais filas… Shutterstock_Cyberbird

O melhor museu para quem gosta de ler
Junibacken, em Estocolmo, Suécia

Antes de mais nada, você vai precisa conhecer as incríveis aventuras de Pippi Meia-Longa, a heroína da escritora Astrid Lindgren, a quem este museu é dedicado. Depois de conhecer bem a personagem, vocês vão poder brincar um pouco na Ville Villekula, casa da menina mais forte do mundo. E, além disso, entrar nos livros da Astrid, uma das maiores autoras infantis do mundo.  Mas há muito mais no Junibacken: leituras em oito idiomas, livraria internacional e uma viagem no trem mágico, outra história famosa de Astrid. Junibacken é um incrível museu dedicado à leitura.

museus_para_criancas_to_go_blogs_familia_em_ferias
Shutterstock_Alexander Tolstykh
museus_para_criancas_to_go_blogs_familia_em_ferias
Shutterstock_Alexander Tolstykh

O melhor museu para viajar no tempo
Acropolis Museum, em Atenas, Grécia

Museus arqueológicos costumam ser fascinantes para crianças. Imagine esse que tem 500 anos e mostra objetos e artefatos de mais de 2.500 mil anos! O museu é aberto e arejado e permite que se tenha lindas vistas panorâmicas – inclusive para o Parthenon. Prepare-se, pois ele é enorme: são mais de 4 mil itens. Nos finais de semana, os maiores de 12 anos podem ver um filme 3D que traz a cidade antiga à vida.

museus_para_criancas_to_go_blogs_familia_em_ferias
Shutterstock_Haris vythoulkas
museus_para_criancas_to_go_blogs_familia_em_ferias
Shutterstock_SIAATH

O melhor museu para entender o Renascimento
Macchine di Leonardo, em
Roma, Itália

Uma exposição que alucina as crianças é a das Máquinas de Leonardo da Vinci – Macchine di Leonardo. No Palazzo della Cancelleria, estão expostos modelos das invenções mais sensacionais do mestre renascentista: avião, tanque. E o melhor: podem ser experimentadas e tocadas! E ainda há hologramas fantásticos para mostrar os experimentos em funcionamento e um sensacional quarto de espelhos.

museus_para_criancas_to_go_blogs_familia_em_ferias
Imagem: divulgação.

O melhor museu para quem gosta de barcos
Viking Ship Museum, em Roskilde, na Dinamarca

Ele fica a poucos quilômetapada. As crianças vão conhecer um pouco da vida dos vikings, ver seus navios e até vestir suas indumentárias e brincar em uma réplica de navio. Se quiser completar a experiência com um passeio de barco pelos fiordes, agende com antecedência.

museus_para_criancas_to_go_blogs_familia_em_ferias
Shutterstock_lovelypeace
museus_para_criancas_to_go_blogs_familia_em_ferias
Shutterstock_RPBaiao

O melhor museu para sentir medo
A Torre de
Londres, na Inglaterra

Tower of London inclui em ambiente sombrio e que dá arrepios (é do século 11, afinal), uma coleção fantástica de joias da coroa, armaduras, objetos de tortura… Vamos lembrar que este castelo compacto, às margens do Rio Tâmisa, já foi uma prisão. Teve como ilustres prisioneiras a Rainha Elizabeth I e a Rainha Mary da Escócia. Arrepios? Muitos. Fantasmas? Hehehe!

museus_para_criancas_to_go_blogs_familia_em_ferias
Shutterstock_Alexander Chaikin

Quer mais dicas com crianças em Londres? Veja nesta reportagem!

Confira mais dicas Nova York, Londres e Roma em nossos Guias de Viagem.

dica to go travel

Muitos museus têm dias gratuitos – em geral às segundas-feiras ou às quartas-feiras. Sempre pergunte. Além disso, muitas cidades têm passes promocionais que dão direito a visitar diversas atrações em um período determinado. Isso é muito interessante para quem viaja com filhos. Crianças e adolescentes preferem visitas mais curtas a museus, com os passes você pode voltar a eles em outro dia – sem pagar novamente.

Passagens aéreas para Washington, Nova York, Tóquio, Londres e Roma

Hotéis em Washington, Nova York, Tóquio, Londres e Roma

Bettina Monteiro
Bettina Monteiro

Jornalista, começou a carreira descobrindo o Brasil para os Guias Quatro Rodas e participou da criação das revistas Viagem e Turismo e Próxima Viagem, e do portal ViajeAqui, da Abril Mídia. Há 12 anos, desde que nasceu sua filha Lulu, não há cidade, resort, parque ou cruzeiro que escape à sua dedicação em encontrar experiências perfeitas para viagens em família.