Home > Família em férias > Porto Seguro com a família – bom e barato!
16 de fevereiro de 2017

Porto Seguro com a família – bom e barato!

Porto Seguro, Cabrália, Arraial d’Ajuda, Trancoso, Caraíva… Escolha sua praia, aproveite as promoções aéreas e leve as crianças

to-go-blogs-familia-em-ferias-porto-seguro
iStock/Richmatts

Você pensa que Porto Seguro, no litoral sul da Bahia, é um lugar para a moçada gastar pouco e se divertir muito, certo? E é mesmo. Não há lugar no Brasil com tantas promoções e hotéis em conta quanto essa cidade onde Cabral aportou pela primeira vez. Nem há lugar com tanta moçada. Mas não rotule Porto Seguro a apenas isso. Como toda boa cidade do litoral baiano, ela tem balada, tem axé, tem passarela do álcool, mas também tem espaço para acolher famílias. Então, aproveite as boas tarifas aéreas – veja no site da To Go Travel e, dali, parta para praias mais tranquilas como Cabrália, Arraial d’Ajuda, Trancoso, Caraíva…

Quanto mais longe de Porto Seguro, mais perto daquela Bahia original de Cabral. Se bem que, vamos combinar, a Mata Atlântica foi bastante substituída pelos coqueiros… Mas vá… aproveite! Mate a sua sede com um coco geladinho enquanto escolhe aonde pernoitar:

Por que ficar em Porto Seguro com as crianças?
Bom, além do valor dos hotéis, dá para conhecer um pouquinho da história do Brasil. Vamos lembrar que a Cidade Alta começou em 1503 com a chegada da expedição de Gonçalo Coelho, ou seja, há um casario beeem bacana. Note, especialmente, a igreja da Misericórdia, de 1526, a antiga Cadeia Pública, de 1772, e as ruínas do Colégio dos Jesuítas (acesso pela escadaria perto do Trevo do Cabral).

to-go-blogs-familia-em-ferias-porto-seguro
iStock/lucato

Também é de Porto Seguro que partem os passeios de escuna para o Parque Marinho Recife de Fora. As crianças devem levar tênis pois vocês caminharão sobre os recifes! E, claro, vão mergulhar entre peixes coloridos. Além disso, Porto Seguro possui praias lindas como Curuípe, Rio dos Mangues e Ponta Grande, que têm ondas fraquinhas. Evite Taperapuã: a mais agitada da região!

to-go-blogs-familia-em-ferias-porto-seguro
iStock/marcelhozawa

Por que ficar em Cabrália com as crianças?
Vizinha de Porto Seguro, ao norte, Santa Cruz Cabrália é muito mais tranquila e, evidente, menos estruturada. Mas é um bom lugar para quem gosta de estar perto e longe do agito ao mesmo tempo. Cabrália também tem valor histórico… Na praia de Coroa Vermelha foi rezada a primeira missa no Brasil – uma cruz, simbólica, marca o local. Sua Cidade Histórica tem construções do século 18 e um mirante que dá ótimos cliques.

to-go-blogs-familia-em-ferias-porto-seguro
Wikimedia/Creative Commons

Por que ficar em Arraial d’Ajuda com as crianças?
Bom, elas vão dizer por que é mais perto do parque aquático. Rá. Elas têm razão! O principal motivo para ficar nessa cidade ao sul do Rio Buranhém é mesmo o gigantesco Ecoparque.

to-go-blogs-familia-em-ferias-porto-seguro
Divulgação

Mas há outras ótimas razões: uma delas é a própria travessia do Rio em uma das balsas. O barco vai afastando e você vai vendo o pitoresco skyline de Porto Seguro ficando para trás. As casinhas coloridinhas no horizonte. Mais Bahia não há. A travessia dura menos de 10 minutos e vale mesmo se você não ficar em Arraial.

to-go-blogs-familia-em-ferias-porto-seguro
Shutterstock/Luis Carlos Torres

Arraial tem duas partes, a baixa, aonde ficam alguns hotéis e o parque aquático, e a alta, onde está o centrinho histórico, que ganhou calçamento de paralelepípedo. Um bom passeio pelo centro inclui uma ruazinha conhecida como Caminho do Mar que hoje se chama rua do Mucugê. Neste caminho arborizado ficam os melhores restaurantes, lojas, bares. Lá embaixo ficam as praias… calminhas, calminhas, com piscinas naturais na maré baixa. Uma das mais bonitas é a Praia da Pitinga, que tem falésias multicores.

Por que ficar em Trancoso com as crianças?
Bom, por que Trancoso é a Europa baiana. Um lugar descolado que integra crianças e adultos, velhos e moços… É um lugar da mistura. Simples e requintado. Hype e hippie. As praias, é preciso dizer, ficam lá embaixo da falésia. Mas as crianças costumam tirar de boa o longo percurso até o mar. Há boas hospedagens em Trancoso – de pousadas a resorts, como o Club Med.

to-go-blogs-familia-em-ferias-porto-seguro
Shutterstock/ludo
to-go-blogs-familia-em-ferias-porto-seguro
Arquivo pessoal

Depois da praia, o centro da vila – e da vida – é o chamado Quadrado. Ao redor desta praça – melhor seria dizer gramado – ficam casinhas simplérrimas e coloridas que acomodam restaurantes, pousadas, lojas de artesanato, botecos… E uma linda igrejinha do século 17.

to-go-blogs-familia-em-ferias-porto-seguro
Shutterstock/Ricardo de Paula Ferreira

Por que ficar em Caraíva com as crianças?
Essa é a Bahia pé no chão. Se tem um lugar neste pedaço de litoral onde a maior ostentação é o sossego, ele é Caraíva. Essa vila da Costa do descobrimento, aos pés do Monte Paschoal, parece parada no tempo. Protegida pelo Parque Nacional do Monte Paschoal, e isolada pelo Rio Caraívas, ela é o mais próximo do Brasil de Cabral que você vai encontrar. Sem esquecer que os índios Patachós habitam por ali. A luz chegou faz pouco. As ruas seguem de areia. E os mantimentos chegam de barco. E não há guarda-sóis, mas panôs amarrados em tocos de madeira, balançando ao vento. As crianças vão entrar no ritmo logo… Vão descer o rio na boia, vão mergulhar no mar, vão aprender a comer lagosta. Vão descobrir o forró pé-de-serra e dançar a valer na vila… E, o melhor, vão esquecer os devices.

to-go-blogs-familia-em-ferias-porto-seguro
CC: André Facury
to-go-blogs-familia-em-ferias-porto-seguro
CC: André Facury

Confira mais dicas sobre a Bahia em nossos Guias de Viagem.

dica to go travel

Não são poucas as promoções e os bloqueios aéreos para Porto Seguro. Fique de olho e planeje-se o próximo feriado.

Passagens aéreas para Porto Seguro

Hotéis em Porto Seguro, Trancoso e Arraial D’Ajuda

Bettina Monteiro
Bettina Monteiro

Jornalista, começou a carreira descobrindo o Brasil para os Guias Quatro Rodas e participou da criação das revistas Viagem e Turismo e Próxima Viagem, e do portal ViajeAqui, da Abril Mídia. Há 12 anos, desde que nasceu sua filha Lulu, não há cidade, resort, parque ou cruzeiro que escape à sua dedicação em encontrar experiências perfeitas para viagens em família.