Home > Família em férias > Roma com crianças: quais os melhores passeios?
13 de abril de 2017

Roma com crianças: quais os melhores passeios?

Show de marionetes, sorvetes, pizzas e correrias nas praças: Roma para crianças não é apenas Coliseu, Pantheon e o Vaticano

crianças-familia-em-ferias-roma
Roma: a cidade velha é também para os mais novos Shutterstock/Mapics

Roma é um destino para crianças? Sim. Um destino com 2,7 mil anos de história pode interessar a toda família. Desde que você consiga equilibrar a sisudez do Coliseu, do Pantheon, dos Fóruns Imperiais e do Vaticano com correrias pela Cidade Eterna, sorvetes e mais sorvetes, teatro de marionetes, passeios na Villa Borghese e, evidente, um pouco de adrenalina no Cinecittà World.

Claro que é preciso também um pouco da Roma alucinada dos romanos. É preciso comprar um pedaço de pizza e sair andando e comendo. É preciso provar as castanhas tinindo nas assadeiras, no inverno. Ou que tal fazer um passeio de lambreta pelas ruelas do centro?

Roma surpreende a cada virada. Você faz uma curva e de repente dá de cara com a Coluna de Trajano, os Fóruns Imperiais, o Fórum Romano… Lá no fundo, o Coliseu, impávido. Se sair correndo com os pequenos chega à Fontana di Trevi, à Piazza Navona e ao Pantheon…

Selecionei os melhores passeios para quem vai a Roma com as crianças:

Desenhar os rastros da Roma Antiga
Não vai dar para escapar das atrações milenares de Roma – afinal é por isso que a principal cidade do Império Romano está em seu roteiro, certo? Uma maneira de tornar essa exploração mais divertida para as crianças é convidá-las a registrar os prédios mais sensacionais em um caderno de desenho. Você vai se surpreender! Alguns deles, como o Pantheon e seus arcos, são propícios para a brincadeira. Concebido para ser um templo pagão, o Panteão foi convertido em igreja no século 7 e hoje atrai pela beleza de sua estrutura que tem uma abertura, o oculus, bem no meio, permitindo a a passagem da luz do Sol! Também o Fórum Romano, centro da cidade durante o Império Romano, vale um draft. Era ali o centro da vida comercial de Roma, com seus tribunais.

to-go-blogs-familia-em-ferias-roma
Pantheon, em Roma: rastros do Império Romano Shutterstock/Viacheslav Lopatin

 

Visitar o Coliseu
Não é a toa que o Coliseum tenha sido eleito uma das novas sete maravilhas do mundo. O Coliseu, que foi construído no ano de 72 d.C pelo imperador Vespasiano, é um dos mais belos vestígios do explendor romano. Dá para entender o poderio de Roma ao ver este estádio com capacidade para 55 mil pessoas. Lembre as crianças – elas adoram histórias – que ele foi palco de lutas sangrentas entre gladiadores e animais ferozes como leões, ursos e tigres. Vale ver o filme Gladiador antes de viajar…

coliseu-roma- familia-em-ferias-
Coliseum, em Roma: uma das “novas” sete maravilhas do mundo Shutterstock/Javen

Caçar esculturas de animais

Que Pokemon, o quê! Em Roma como os romanos: ache um animal escondido. E, não, não estou falando dos gatos que tomam conta da cidade. Nem dos pombos que invadem as praças. Mas das esculturas de animais espalhadas pelas ruas, igrejas, fontes de Roma… Esse pequeno desafio aos mais novos pode mudar completamente o olhar das crianças durante um dia de caminhada na cidade. Aposte com as crianças quem vai achar mais animais diferentes: elefantes, leões, abelhas, cavalos, águias – passando, claro, pelo símbolo de Roma, o lobo!

loba-romulo-remo-roma
A loba e Rômulo e Remo: lendas de Roma Shutterstock/Alina Maieru

Fazer um pedido na Fontana di Trevi…

Roma tem inúmeras fontes lindas para as crianças se esbaldarem. Mas a mais célebre fonte do mundo – aquela em que Anita Eckberg e Marcelo Mastroiani entram no filme La Dolce Vita – é a Fontana di Trevi. É a mais bonita fonte de Roma. Não deixe de jogar uma moedinha. De costas. Com a mão direita sobre o ombro esquerdo. Diz a lenda que a primeira moeda é para um pedido. E a segunda, para voltar a Roma. Não esqueça de contar que mais de 3 mil euros são coletados todos os dias! Sim… três mil euros. E o seu euro junto.

fontana-di-trevito-go-blogs-familia-em-ferias-roma
Fontana di Trevi, em Roma: faça seu pedido! Shutterstock/TTstudio

Enfrentar o detector de mentiras da Bocca della Verità!

A Bocca della Verità é uma pedra redonda em forma de máscara, à esquerda da igreja de Santa Maria in Cosmedin. Na Antiguidade, servia como detector de mentiras. Ao colocar a mão na boca da carranca, o mentiroso tinha o órgão decepado. As crianças amam mais do que a história de Pinócchio.

Bocca-della-Verità-to-go-blogs-familia-em-ferias-roma
Bocca della Verità: as crianças adoram passar no teste! Shutterstock/Sergio Monti Photography

Passear na Villa Borghese

A Villa Borguese é um misto de parque – amplo como o Central Park -, galeria de arte e até mesmo zoológico. A vila foi criada no começo do Renascimento, lá nos idos 1605, como residência do Cardeal Scipione Borghese, que pertencia a uma das famílias mais nobres da Europa. Desde 1903, a Villa está aberta para população e turistas. Em seus jardins há esculturas, monumentos e fontes de famosos artistas de diferentes épocas. E na área há um dos museus mais importantes da capital italiana: a Galeria Borghese, com pinturas de artistas como Leonardo da Vinci, Rafael, Ticiano, Rubens ou Caravaggio. Além disso, as crianças vão gostar de dar uma espiada no Zoo de Roma, mais conhecido por Bioparco, com mais de 1000 animais diferentes.

E tem mais: uma cópia do teatro Shakespeare’s Globe Theatre de Londres, o Silvano Toti Globe Theatre e um relógio de água, em pleno funcionamento.Para aproveitar ainda mais o passeio alugue patins ou bicicletas. Ou embarque em um simpático trenzinho: o minicomboio, que dá uma volta pelo parque, passando por vários pontos como a Casina di Raffaello, uma casa pedagógica com muitas atividades para as crianças. A Galleria Borghese funciona diariamente das 9h às 19h e o ingresso você pode adquirir na bilheteria do museu e na hora.

villa-borghese-familia-em-ferias-roma
Que tal passear de barco na Villa Borguese, em Roma? Foto: Shutterstock/Giordano Cantone

Descobrir o Museu Explora

Longe da Roma, Cidade Eterna, está o Museu Explora: um lugar criado e dedicado para os pequenos colocarem a mão na massa. Ali, em diversos ambientes com propostas distintas, eles serão convidados a experimentar e a fazer descobertas científicas, e também ver como funcionam coisas do cotidiano. O Explora – Museo dei Bambini di Roma pode ser uma manhã divertida em meio a um dia de Coliseus e afins (perto da Piazza del Popolo).

museu-explora-roma
Museu Explora, em Roma: feito para as crianças Divulgação.

Espantar-se com as invenções de Leonardo

Uma exposição que alucina as crianças é a das Máquinas de Leonardo da Vinci – Macchine di Leonardo. No Palazzo della Cancelleria, estão expostos modelos das invenções mais sensacionais do mestre renascentista: avião, tanque. E o melhor: podem ser experimentadas e tocadas! E ainda há hologramas fantásticos para mostrar os experimentos em funcionamento…


Andar de bicicicleta na Via Appia Antica

Dois coelhos em uma cajadada: você refaz um trecho da mega-tradicional via Appia Antica, que liga Roma a Nápoles, e as crianças se divertem passeando de bicicleta em um lindo caminho de pedras – cheio de ruínas e monumentos no percurso. O ponto alto para eles é a parada para explorar as catacumbas e seus fascinantes túneis! A loja de bicicletas para alugar está bem na entrada do parque – tem, inclusive, capacetes para crianças. Leve um lanche para piquenique ou almoce no café do parque.

 Via-Appia-Antica-to-go-blogs-familia-em-ferias-roma
Via Appia Antica: ideal para passeios de bicicleta Shutterstock/filippo giuliani

Navegar até a Ostia Antica

Que tal um passeio de barco pelo rio em que Rômulo e Remo foram encontrados? Pegue o cruzeiro, na ponte Sisto, e siga viagem até o antigo porto de Óstia Antica. No caminho dá para perceber a importância do Tibre no desenvolvimento de Roma. Ao chegar em Ostia Antica, um mergulho em um sítio arqueológico – com muitas escavações e ruínas. Dá para imaginar como era a cidade por meio de suas pedras, ruas e rastros de prédios como o anfiteatro. Uma alternativa para chegar lá é o trem.

Ostia-Antica-to-go-blogs-familia-em-ferias-roma
Ostia Antica: rastos à beira do Rio Tibre Shutterstock/Benedictus

Descobrir a história de Roma no Elevador do Tempo

Nesta incrível experiência multimídia, as crianças e os adolescentes vão embarcar em um simulador de vôo e aprender a história de Roma de uma maneira divertida – cheia de sensações (frio, calor, vento, etc). Vão conhecer a lenda de Rômulo e Remo, ver o assassinato de Júlio César e Michelangelo pintando o teto da Capela Sistina… Vão sobrevoar e acompanhar a construção virtual de monumentos únicos do mundo, como Coliseu, o Templo de Vesta, as Termas de Caracalla e muito mais! Há narração em inglês, espanhol e mais quatro línguas (Via dei SS Apostoli, 20).

Assistir ao Teatro de Marionetas do Gianicolo

A Piazzale Anita Garibaldi vem abaixo quando as personagens do Teatro de Marionetas do Gianicolo sobem ao palco. Seus filhos não precisarão entender italiano para se divertirem com os artistas mascarados, na melhor tradição da Commedia dell’Arte. As mímicas e a linguagem corporal dos marionetas ajudará a compreensão.

Teatro-Marionetas-Gianicolot-familia-em-ferias-roma
Teatro de Marionetas do Gianicolo, em Roma Shutterstock/Paolo Gallo

Brincar no Luneur Park

O Luneur Park é o mais antigo parque de diversões da Itália – remonta aos idos 1953. E, talvez por isso, tenha um jeitinho diferente. Suas 25 atrações – de roda-gigante a barco que cai na água – estão no meio de uma imensa área verde de 7 hectares. Ele é um misto de parque de diversões de cidade pequena com parque natural. Reabriu em 2016, depois de oito anos de portas fechadas. E foi reconstruído e repensado especificamente para crianças de 0 a 12 anos. Detalhes em luneurpark.it.

Uma alternativa com beeem mais adrenalina é o parque Cinecittà World. Veja mais detalhes nesta reportagem sobre montanhas-russas.


Ver o Papa – mas, se não der, curtir a Pietà

Se você tiver ânimo, enfrente com as crianças a fila para a benção dominical do Papa Francisco. Chegue na Piazza de San Pietro cedo mesmo sabendo que o Angelus será dado daquela janelinha lá em cima… Para ver o Papa Francisco mais de pertinho, vá a Praça São Pedro, na quarta-feira, antes das 10 horas da manhã, para a chamada Udienza Generale. Ele irá passar no Papa móvel, abençoar os presentes e dizer algumas palavras. Neste caso, você precisa escrever para a Prefeitura do Vaticano (os dados estão no site do Vaticano) e buscar os convites na terça-feira anterior à data do pedido ou no mesmo dia, bem cedinho, no Portono di Bronzo. É gratuito – não vá cair na conversinha dos mercadores do templo, vendendo os ingressos na porta do Vaticano. (Veja a reportagem da Cindy Wilk com dicas para ver o Papa).

ver-o-papa-familia-em-ferias-roma
Como ver o Papa em Roma? Shutterstock/S-F

Se não conseguir, ver o Papa, vá ao menor país do mundo mesmo assim. O Vaticano, esse território às margens do Tibre, tem algumas das principais obras renascentistas do mundo – de Rafael a Leonardo. A famosa Pietá, de Michelangelo, por exemplo, está na Basílica de São Pedro. Assim como a Capela Sistina e seu magnífico teto pintado por Michelangelo.

pietá-familia-em-ferias-roma
Pietà de Michelangelo: das mais expressivas obras do artista Shutterstock/javi_indy

Tomar um gelato

Não faltam sorveterias em Roma. E sobram bons sorvetes ou gelatti, como se diz por aqui. Se quiser levar as crianças à loucura, leve-as à Giolliti para provar a megablaster Coppa Olímpica. O sorvete foi criado na Copa de 60 e virou atração turística desde então. Peça e você entenderá o porquê (Via degli Uffici del Vicario, 40).

Se quiser experimentar um sorvete mais requintado, siga para o San Crispino, que inventou o conceito de sorvete gourmet muito antes disso virar moda em Roma – a especialidade é o sabor de mel (Piazza della Maddalena, 3).

sorvete-roma-to-go-blogs-familia-em-ferias-roma
Sorvete em Roma: coppa ou casquinha Shutterstock/Vladimir Melikiants

Provar uma autêntica pizza romana

Os romanos gostam de pedir a pizza e sair andando e comendo – por isso há incontáveis pizzarias pela cidade vendendo o quitute em pedaços. Com cobertura ou apenas com azeite de oliva e sal.
Se você quiser experimentar uma pizza deliciosa, produzida há mais de três gerações, vá ao Antico Forno Roscioli (Via dei Chiavari 21, entre o Largo Argentina e o Campo de Fiori). A receita é simples – farinha, água, sal e açúcar -, mas poucos fazem igual. Outro endereço concorrido é o Forno Campo de’ Fiori que serve uma pizza com molho de tomate (Vicolo del Gallo, 14), mais molhadinha.

pizzaria-roma-to-go-blogs-familia-em-ferias-roma
A melhor pizza de Roma? Todas Shutterstock/Cedric Weber

Confira mais dicas sobre Roma em nossos Guias de Viagem.

dica to go travel

Embora Roma tenha atrações para mais de uma semana, o ideal é fazer uma viagem mais completa pela Itália, incluindo cidades como Veneza e Milão. Fique em Roma e, depois, alugue um carro e siga para norte da Itália, parando em cidades como Florença, Veneza e Milão, entre outras.

Passagens aéreas para Roma

Hotéis em Roma

Bettina Monteiro
Bettina Monteiro

Jornalista, começou a carreira descobrindo o Brasil para os Guias Quatro Rodas e participou da criação das revistas Viagem e Turismo e Próxima Viagem, e do portal ViajeAqui, da Abril Mídia. Há 12 anos, desde que nasceu sua filha Lulu, não há cidade, resort, parque ou cruzeiro que escape à sua dedicação em encontrar experiências perfeitas para viagens em família.