Home > Família em férias > Costa do Sauípe: um resort para toda a família
15 de dezembro de 2016

Costa do Sauípe: um resort para toda a família

Depois de ampla reforma, o Costa do Sauípe se renovou e se transformou no maior resort de praia do Brasil  

Resort não é um hotel de imensa capacidade. Resort é um destino.

Se você conseguir passar ali uma semana inteira sem se aborrecer e sem ter necessidade de dar uma escapadinha: pode usar a denominação de resort com justiça. Do contrário, será apenas um grande hotel de praia ou de campo… Dito isso:

O Costa do Sauípe é o melhor exemplo de resort no Brasil. Ocupando uma área de quase dois milhões de metros quadrados na Linha Verde, a pouco mais de 70 quilômetros ao norte de Salvador, este complexo de hotéis e pousadas reúne estrutura e atividades para beeem mais de uma semana. Os números impressionam. São 1500 suítes com varandas, 21 piscinas, 10 restaurantes, 13 bares, 15 quadras de tênis, arena de shows para 6 mil pessoas, e acesso direto a três praias. E, para completar, mais de 2000 funcionários – mais de 1 por suíte!

to-go-blogs-familia-em-ferias-costa-do-sauipe
Imagem: Luiza Hein / Arquivo pessoal.

E não acaba por aí: tem trapézio igualzinho ao de circo, náutica com caiaque, stand up e afins, tirolesa, hípica, spa, academia, inúmeras quadras poliesportivas, enfermaria que mais lembra uma clínica e uma vila completa – a Vila Nova da Praia – que tem a carinha do Pelourinho. Não à toa, este resort se transformou em um dos mais cobiçados destinos de praia da Bahia, ou melhor, do Brasil!
E o que você tem para fazer com a sua família por aqui?

– Aproveitar o azul do mar da Bahia

to-go-blogs-familia-em-ferias-costa-do-sauipe
Imagem: iStock_casadaphoto

A Costa do Sauípe se espalha diante de três praias de areia alaranjada e grossa. O mar? Da cor mais linda que você conseguir imaginar. Transparente e quentinho.

A primeira praia, bem em frente ao Sauípe Premium, é chamada de Praia Tranquila. Ela tem um conjunto de piscinas naturais formadas entre os recifes na maré baixa. Ali a criançadinha menor pode boiar e brincar com seus baldes com muita segurança.

to-go-blogs-familia-em-ferias-costa-do-sauipe
Praia Tranquila. Imagem: Luiza Hein / Arquivo pessoal.

À esquerda dessa praia fica a Praia Selvagem, uma extensa faixa de areia cercada de coqueiros com um mar mais bravio. Logo no começo há espreguiçadeiras, guarda-sóis e serviço de praia esperando você. Nos outros quatro quilômetros, só o sol, o mar e a brisa permanente. Você vai andar por quarenta minutos como se estivesse no Brasil de 1500 e se encontrar uma alma viva será a de um pescador ou a de um salva-vidas.

À direita da Praia Tranquila fica a Praia da Oca. É ali o agito da Costa do Sauípe. O serviço de praia é maior, há mais espreguiçadeiras, há mais salva-vidas, há mais gente e há até atividades de lazer com monitores. Além disso, as crianças podem fazer aulas de surfe (pagas à parte).

Todas as praias da Costa do Sauípe têm serviço de monitoramento com seguranças noite e dia e salva-vidas do nascer ao pôr do sol.

– Praticar seu esporte predileto
Nos quadros de avisos da Costa do Sauípe, há informações sobre os esportes coletivos. E, com a imensa capacidade que o resort tem, espere sempre encontrar o número certo de pessoas para jogar. De frente para o nosso quarto havia uma quadra de vôlei de praia, bem na sombra dos coqueiros, e no começo da manhã ou no cair da tarde, havia turmas jogando. A mesma coisa com o futebol, todos os dias a partir das 5 horas, os homens começam a se juntar no campo. Sempre há partidas. Nas quadras de basquete a história se repete e, quando não forma times, há sempre gente jogando 21.

to-go-blogs-familia-em-ferias-costa-do-sauipe
Quadra de vôlei. Imagem: Luiza Hein / Arquivo pessoal.

Para quem gosta de tênis, é o paraíso. São nada menos do que 15 quadras, com pisos de saibro ou asfáltico. Não é a toa que a Costa do Sauípe recebeu tantas vezes o Brasil Open de Tênis, principal torneio brasileiro. E há ainda quadras de paddle e de squash. Ufa!

Quase esqueci: você pode emprestar todos os equipamentos – bolas de vôlei, basquete, futebol de campo e de salão, raquetes de tênis, de paddle e de squash.

– Dar uma escapada ao Centro Náutico
Como o mar está mais para surfe do que para stand up, a Náutica fica para dentro, ao redor de um lago – na verdade, um pedaço do rio represado -, cercada por dunas de areia branquíssima. Ali, você encontrará aquelas atividades que fazem a alegria da criançada: pedalinho (dois modelos – um leve e outro no formato de cisne), caiaque individual ou em dupla (crianças pequenas irão neste segundo), canoa canadense (como é mais fácil de virar, prefira o caiaque…) e pesca.

to-go-blogs-familia-em-ferias-costa-do-sauipe
Imagem: Luiza Hein / Arquivo pessoal.

Há ainda uma respeitável tirolesa que acaba na água (venha de maiô). Veja o filminho abaixo. Mas atenção: quem não está no Premium precisa pagar à parte (pacotinhos de 1 a 5 descidas).
E há também aulas de stand up paddle – precisam ser agendadas com antecedência pois há um número máximo de pessoas por aula.

to-go-blogs-familia-em-ferias-costa-do-sauipe
Imagem: Luiza Hein / Arquivo pessoal.

– Descobrir novos talentos
Já aviso: há aulas de trapézio para crianças, adolescentes e… adultos. Você pode ser instigado a fazer uma por seus filhos, cuidado. Eu escapei. Mas outros pais à minha volta tiveram de provar suas capacidades motoras. Aviso: vista roupa confortável e que não deixe as vergonhas de fora. Aviso 2: o negócio é alto pra burro! Minha filha adorou – da instrução no solo à experiência no ar! E ganhou palmas pelo novo talento revelado.

– Dar um pouco de autonomia às crianças
Todos os dias, entre 9 e 22 horas, as crianças de 4 a 12 anos podem participar do Sauípe Kids, um espaço de 4000 mil metros quadrados só para elas. Próximo à Vila Nova da Praia, o espaço para crianças tem ambientes como brinquedoteca, camarim, sala de TV, duas piscinas (uma para os menorzinhos e outra para os maiorzinhos) e um mega restaurante (que será inaugurado nos próximos dias). Ali, monitores entretêm a criançada em brincadeiras, oficinas, esportes e até atividades como o teatro. Aleem disso, levam para atividades fora do espaço como aula de trapézio, de tênis, etc.

to-go-blogs-familia-em-ferias-costa-do-sauipe
Imagem: Luiza Hein / Arquivo pessoal.

As crianças menores de 4 anos podem aproveitar o lugar, mas precisam estar acompanhadas de seus pais.

– Fazer os adolescentes felizes
Provavelmente seu filho não vai querer participar. “Ai, mãe, coisa chata”. Se você conseguir vencer esta etapa de resistência, ele provavelmente não quererá mais ver sua cara. O grupo se reúne todos os dias às 11 da manhã para atividades esportivas, almoça junto, faz outras atividades nas mais diversas áreas do resort – da náutica ao surfe, do tênis ao circo – e ainda tem baladinhas noturnas (das 20 às 22 horas), na Vila da Praia. O entrosamento que começa em ritmo baiano termina em lágrimas.

to-go-blogs-familia-em-ferias-costa-do-sauipe
Imagem: Luiza Hein / Arquivo pessoal.

– Explorar a Costa do Sauípe
Já falei que o resort é enorme, certo? Mas não se preocupe: todos os hotéis estão a walking distance das praias, do centrinho, das quadras poliesportivas e do spa. Para as áreas mais remotas – náutica, hípica, quadras de tênis-, você pode ir com os ônibus do complexo que passam de 20 em 20 minutos. Ou você pode alugar uma bicicleta – há modelos divertidos como triciclos, quadriciclos, etc. Ou ainda pode alugar um daqueles carrinhos da Ilha da Fantasia, lembra? E dar uma volta brincando de ser o Tatoo.

to-go-blogs-familia-em-ferias-costa-do-sauipe
Imagem: Luiza Hein / Arquivo pessoal.
to-go-blogs-familia-em-ferias-costa-do-sauipe
Imagem: Bettina Monteiro / Arquivo pessoal.

– Curtir a Vila Nova da Praia
O centrinho da Costa do Sauípe lembra a praça principal de uma cidade do interior da Bahia, onde tudo acontece à volta do coreto. Ali, há um show musical a cada entardecer. À volta, uma capelinha, com missa de verdade, uma farmácia, várias lojas de roupas de praia, várias lojas de artesanato – vale espiar a loja das artesãs da região que fazem chapéus e bolsas em piaçava. Além disso, a Vila tem restaurante, bares, discoteca e pontos de refeições rápidas como tapioca, acarajé e sorvetes, claro! Há uma nursery o Club Uipinho, para cuidado de crianças menores de 4 anos enquanto seus pais jantam ou passeiam.

to-go-blogs-familia-em-ferias-costa-do-sauipe
Imagem: Luiza Hein / Arquivo pessoal.

– Onde é melhor ficar na Costa do Sauípe?
Há três categorias de hospedagem na Costa de Sauípe: as pousadas, os hotéis standard e o hotel premium.

As cinco pousadas ficam bem na Vila Nova da Praia, o centrinho do Sauípe. Têm temática baiana e estrutura enxuta com sala de estar, piscina e restaurante para café da manhã e jantar. E, claro, se abrem para a Vila. São ideais para os casais e para quem prefere explorar os arredores (vamos lembrar que este destino está bem perto da Praia do Forte, de Massarandupió e até de Mangue Seco, terra de Tieta).

to-go-blogs-familia-em-ferias-costa-do-sauipe
Imagem: divulgação.
to-go-blogs-familia-em-ferias-costa-do-sauipe
Imagem: divulgação.

Os hotéis standard são divididos em quatro alas tão gigantescas quanto independentes: Água, Terra, Mar e Sol (esta última está tinindo de nova!). Ao todo, eles somam 1.219 suítes com aproximadamente 35 metros quadrados cada, todas com varanda, e equipadas com telefone, ar-condicionado, TV a cabo, cofre digital, frigobar, secador de cabelo e escrivaninha (se é que você vai precisar dela!). Ah, wi-fi gratuito, embora lentinho. Cada um desses hotéis tem seus próprios restaurantes, seus bares e suas piscinas. Se quiser ficar mais próximo à Vila da Praia, prefira o Terra ou o Mar. Para ficar grudado na Praia da Oca, a opção é o Sol. O Terra é o mais tranquilo, pois a piscina fica isolada dos quartos por uma cortina de vegetação.
Todos esses hotéis são all inclusive. E, vou dizer, conseguem oferecer ainda mais refeições do que os cruzeiros! Desde às cinco da manhã! O dia começa com o café completo, depois, petiscos à beira da piscina, almoço nos restaurantes, lanche da tarde (tipo assim cheese-burguer e afins para a criançada!) e jantar. Detalhe: dois dos hotéis ainda têm bares dentro da piscina: o Mar e o Água.

to-go-blogs-familia-em-ferias-costa-do-sauipe
Imagem: divulgação.
to-go-blogs-familia-em-ferias-costa-do-sauipe
Imagem: divulgação.

Quer um atendimento ainda mais atencioso? Escolha ficar no Premium, o cinco-estrelas da Costa do Sauípe. Embora a estrutura seja basicamente igual ao dos outros resorts, as suítes são ainda maiores – 45 metros – e têm uma saleta separada por porta de correr. Além disso, o serviço é esmerado. A começar pela Val, uma baiana sorridente que vai receber você no check-in com um drinque de boas vindas. Além disso, há uma concierge para ajudar você a programar sua estada da melhor maneira possível. Na piscina, há garçons atendendo desde bem cedo. Também a culinária do Premium é mais refinada. Todas as noites, o restaurante apresenta uma cozinha típica diferente – baiana, mexicana, francesa, etc. Há ainda um restaurante à beira da piscina que à noite serve deliciosos menu degustação, produzidos pelo chef em uma cozinha-vitrine. E quiosques de massagem à beira mar!

to-go-blogs-familia-em-ferias-costa-do-sauipe
Imagem: divulgação.
to-go-blogs-familia-em-ferias-costa-do-sauipe
Imagem: divulgação.
to-go-blogs-familia-em-ferias-costa-do-sauipe
Imagem: Luiza Hein / Arquivo pessoal.

Um detalhe, o Premium é exclusivo – seus espaços só podem ser usados por seus hóspedes. Mas você pode usar todas as áreas do resort indistintamente.

to-go-blogs-familia-em-ferias-costa-do-sauipe
Praia Premium. Imagem: Luiza Hein / Arquivo pessoal.

– Quando é melhor ir para a Costa do Sauípe?
O sol na Bahia aparece o ano todo e a temperatura mínima nunca é inferior a 20 graus. Então, pode ir o ano todo. No inverno, chove um pouquinho, o que é compensado pela presença quase garantida das baleias jubarte.

dica to go travel

Aproveite o que seu resort tem para oferecer. Mas não deixe de conhecer Salvador e o Projeto Tamar na Praia do Forte. Para isso, programe um transfer de saída exclusivo, com uma parada no Projeto Tamar, e almoço nos restaurantes da Praia do Forte. E fique pelo menos três dias em Salvador, antes ou depois de sua estada.

Passagens aéreas para Salvador

Hospedagem na Costa do Sauípe

Bettina Monteiro
Bettina Monteiro

Jornalista, começou a carreira descobrindo o Brasil para os Guias Quatro Rodas e participou da criação das revistas Viagem e Turismo e Próxima Viagem, e do portal ViajeAqui, da Abril Mídia. Há 12 anos, desde que nasceu sua filha Lulu, não há cidade, resort, parque ou cruzeiro que escape à sua dedicação em encontrar experiências perfeitas para viagens em família.