Home > Turista Curioso > O chorinho do Rio
27 de janeiro de 2016

O chorinho do Rio

Me perdoe por ser tão direto, mas qualquer introdução que eu escreva sobre as belezas do Rio de Janeiro e sobre como ele é cheio de atrações escondidas vai ser um balde de clichês. Então vou passar essa etapa formal de elogios à cidade e vou logo ao que interessa.

to-go-blogs-turistacurioso-riodejaneiro
Foto: iStock/CelsoDiniz

Há algum tempo tive a oportunidade de passar uns dias na capital fluminense acompanhado de um expert em cultura local e amante enlouquecido de vários estilos de música que eu adoro.

Nas nossas andanças por gafieiras, sambas, morros, praias e túneis cariocas, acabei sendo apresentado a um evento musical pouco conhecido dos turistas, mas lindo num nível de fazer você entrar em estado catatônico de felicidade: o Bandão da Escola Portátil de Música.

A Escola Portátil de Música é o braço educacional do Instituto Casa do Choro, uma entidade focada em educação musical. A cada ano, a EPM (como a escola é carinhosamente conhecida), ensina mais ou menos mil alunos a tocar esse estilo que, para mim, é dos mais elegantes e alegres do mundo.

As aulas desse povo todo acontecem aos sábados, no campus da UniRio, um espaço tão lindo quanto o próprio choro: fica no bairro da Urca, aos pés do Morro da Babilônia, com um pátio tomado por verde e árvores que devem estar ali desde os tempos do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves.

to-go-blogs-turistacurioso-1
Foto: arquivo pessoal

É justamente neste pátio deslumbrante que a magia acontece.

No intervalo de almoço (e não me pergunte se o pessoal come antes, depois ou se o alimento deles é apenas a música mesmo) todos os alunos se reúnem e começam a tocar em conjunto.

São sei lá quantos cavaquinhos, pandeiros, clarinetes, flautas, trompetes, tubas, saxofones, trombones, contrabaixos, violões, bombardinos, pianos, percussões, acordeons e bandolins tocando aquele som divino ao mesmo tempo, divididos em grupos de instrumentos, regidos por um professor.

to-go-blogs-turistacurioso-2
Foto: arquivo pessoal
to-go-blogs-turistacurioso-3
Foto: arquivo pessoal
to-go-blogs-turistacurioso-4
Foto: arquivo pessoal

Para eles, é apenas um ensaio. Mas para quem gosta de choro – e escuta as notas tocadas naquele cenário de dar inveja a qualquer anfiteatro romano – é uma horinha de alegria, felicidade, leveza, pezinho batendo no chão, pandeiro imaginário tocado no ar, batuque com as mãos e até fé no futuro da raça humana.

E como se todas estas emoções não fossem boas o suficiente, não é preciso pagar nada para assistir ao Bandão. É de graça. Basta chegar no horário, escolher um canto e deixar a alma ser levada e lavada.

Vivo recomendando o evento para meus amigos que vão ao Rio, mas, para minha decepção, nenhum deles nunca me disse que foi. Bem, isso é problema dos meus amigos e não vou deixar de repetir a todos que me perguntam sobre a cidade: vá ver o Bandão da EPM.

Direto e sem clichês.

______________________________

O QUE É: Bandão da Escola Portátil de Música

QUANDO: todos os sábados (sem chuva), das 12h30 às 13h30

ONDE? Rio de Janeiro. Av Pasteur, 436 – Urca

QUANTO CUSTA: nadica de nada

MAIS INFORMAÇÕES EM:  www.escolaportatil.com.br

IMPORTANTE: a EPM está de férias neste momento e só retorna no dia 12 de março


E aí, que tal viajar para o Rio e curtir uma tarde de muita música boa? Com a To Go Travel você encontra as melhores ofertas de voos e hotéis para lá.

Gabe Britto
Gabe Britto

Gabriel não se intimida com distâncias enormes, nomes de lugares que ninguém nunca ouviu falar, cardápios incompreensíveis. Mais do que viajar, ele adora pesquisar curiosidades exóticas e extraordinárias ao redor do mundo – e, claro, conferir de perto (e sem pressa) suas descobertas.