Home > Turista Curioso > Onde ver icebergs
25 de abril de 2017

Onde ver icebergs

Uma notícia esteve presente em vários portais da internet brasileira (e até mundial) na semana passada: a beleza dos icebergs estava atraindo turistas para uma região canadense onde vários deles passam nessa época do ano.

A região é até chamada de “corredor de icebergs”, tamanha a quantidade destes gigantes passando por ali, para você ter uma ideia.

Não, esse não é o corredor de icebergs canadense, é Oqaatsut, na Groenlândia (foto: Vadim Petrakov/Shutterstock)
Não, esse não é o corredor de icebergs canadense, é Oqaatsut, na Groenlândia (foto: Vadim Petrakov/Shutterstock)

Lendo essas notícias – e maravilhado com as fotos – uma pergunta me veio à cabeça: onde devemos ir para ver icebergs?

São vários lugares, mas selecionei aqueles que eu considerei os melhores, sempre com as informações básicas que encontrei sobre cada destino. Se você também ficou com vontade de ver estes gelões gigantescos, pode começar a pesquisar as passagens para o lugar escolhido.

Newfoundland e Labrador, Canadá

Esta é justamente província/estado canadense que apareceu nas notícias da semana passada. É lá que está o tal “corredor de icebergs”, portanto.

Iceberg perto de St. John's, a capital de Newfoundland e Labrador (foto: Jarmo Piironen/Shutterstock)
Iceberg perto de St. John’s, a capital de Newfoundland e Labrador (foto: Jarmo Piironen/Shutterstock)

A região é tão visitada pelos gigantes de gelo que até criou o site Iceberg Finder, para que os turistas possam monitorar onde estão as principais atrações marinhas desta época e correr até elas.

Imagem da home do site Iceberg Finder
Imagem da home do site Iceberg Finder

O ponto específico que mais apareceu nas reportagens foi a vila de Ferryland, perto da capital da província, mas o site Polar View diz que são entre 400 e 800 icebergs passando por toda a costa de Newfoundland e Labrador a cada ano.

Icebergs em outra parte da costa da região (foto: Claude Huot)
Icebergs em outra parte da costa da região (foto: Claude Huot)

As melhores épocas para ver o espetáculo são a primavera e o início do verão, principalmente no fim de maio e começo de junho (neste ano os icebergs vieram mais cedo). Para melhorar, a capital (St. John’s) é lindinha e, se você der sorte, ainda consegue ver baleias migrando para o norte.

As casas coloridas de St. John's (foto: Jarmo Piironen/Shutterstock)
As casas coloridas de St. John’s (foto: Jarmo Piironen/Shutterstock)

Groenlândia

Os icebergs são tão importantes na Groenlândia que já houve um tempo em que as mudanças neles serviam para identificar as estações do ano.

Iceberg na costa da Groenlândia (foto: vladsilver/Shutterstock)
Iceberg na costa da Groenlândia (foto: vladsilver/Shutterstock)

Hoje eles continuam sendo fundamentais na cultura local, é lógico, mas ganharam outro aspecto importante: o turístico. Os icebergs se tornaram tão atraentes para os visitantes que a página do escritório de turismo oficial do país tem uma aba dedicada exclusivamente a eles.

Icebergs gigantescos no horizonte de Ilulissat (foto: LouieLea/Shutterstock)
Icebergs gigantescos no horizonte de Ilulissat (foto: LouieLea/Shutterstock)

São muitos os lugares onde você pode ver icebergs na Groenlândia, mas o melhor é nos arredores do fiorde Ilulissat, apelidado sutilmente de “capital mundial de icebergs”. Ali, eles podem ser vistos durante o ano inteiro.

Em determinadas épocas – e se você tiver treinamento adequado – é possível até mergulhar junto de icebergs.

Islândia

Não sei se vai funcionar para você, mas para mim foi assim: coloquei “icebergs in Iceland” no Google e o primeiro resultado nem mencionava a palavra “iceberg”, vinha logo com Jökulsárlón.

O lago Jökulsárlón (foto: Andrew Mayovskyy/Shutterstock)
O lago Jökulsárlón (foto: Andrew Mayovskyy/Shutterstock)

Este lago no sudeste do país é um dos lugares mais famosos para ver icebergs na Islândia, por isso é praticamente sinônimo do assunto por lá. Além disso, a região é tão incrível que já foi cenário de alguns filmes hollywoodianos.

Também é um lugar para você ir em qualquer época do ano.

Lago San Rafael, Chile

É verdade que o norte do planeta é mais indicado para ver icebergs em águas abertas, por ter mais terras povoadas próxima do pólo, mas você não precisa ir até lá se topar ver “apenas” as enormes pedras de gelo que caem das geleiras.

O lago San Rafael, no Chile (foto: Steve Allen/Shutterstock)
O lago San Rafael, no Chile (foto: Steve Allen/Shutterstock)

Aqui na nossa América do Sul é possível ver essas maravilhas em vários lugares, e um dos melhores é o Lago San Rafael, que fica na reserva com o mesmo nome, na Patagônia chilena.

Ele é formado pela água que derrete da geleira San Rafael, de onde também despencam vários blocos de gelo. O passeio ideal por ali é de caiaque, para navegar entre os icebergs.

Antártida

É claro que o continente gelado não poderia ficar de fora desta lista, até porque ele deve ser uma das formas mais fáceis de se avistar icebergs: você não precisa procurar nada, basta embarcar numa excursão, olhar para a paisagem e lá estarão eles.

Talvez o cenário mais lindo para se ver um iceberg (foto: Juancat/Shutterstock)
Talvez o cenário mais lindo para se ver um iceberg (foto: Juancat/Shutterstock)
Icebergs no sul podem vir com um brinde: pinguins (foto: evenfh/Shutterstock)
Lembrando que icebergs no sul podem vir com um brinde: pinguins (foto: evenfh/Shutterstock)

Confira mais dicas sobre Santiago em nossos Guias de Viagem.

dica to go travel

Outros lugares onde você pode encontrar icebergs são o Alasca (EUA), a parte argentina da Patagônia e o norte da Noruega e da Rússia. Escolha o que for melhor para você.

Passagens aéreas para Montreal, Reykjavik e Santiago

Hotéis em Montreal, Reykjavik e Santiago

Gabe Britto
Gabe Britto

Gabriel não se intimida com distâncias enormes, nomes de lugares que ninguém nunca ouviu falar, cardápios incompreensíveis. Mais do que viajar, ele adora pesquisar curiosidades exóticas e extraordinárias ao redor do mundo – e, claro, conferir de perto (e sem pressa) suas descobertas.