Home > Turista Curioso > Atrações fora do comum em Santiago
12 de setembro de 2017

Atrações fora do comum em Santiago

Santiago, com seus paredões da Cordilheira dos Andes sempre como pano de fundo, é uma das cidades mais lindas, modernas e legais da América do Sul e merece ser visitada sempre que possível. Mas depois de algumas passagens, você sente necessidade de conhecer coisas diferentes nela.

Santiago Chile
O incrível visual de Santiago (foto: victor san martin – CC BY-SA 2.0)

Por isso, depois de entrar no mundo hispanohablante com Madri, chegou a vez deste blogueiro aqui procurar atrações fora do comum (ou fora dos principais guias de turismo do mundo) na capital do nosso quase vizinho e queridíssimo Chile.

Após uma busca, selecionei as 5 dicas abaixo, perfeitas para você conhecer entre suas refeições recheadas de palta, o delicioso abacate que está presente em vários pratos chilenos.

Divirta-se.

(E se quiser conhecer os outros destinos já pesquisados nesta série, clique nos nomes: Madri, LondresParisSão PauloNova York e Los Angeles.)

Restaurante El Rincón de los Canallas

Que história maravilhosa tem esse lugar, um restaurante simples, especializado em comida chilena, com aquela cara típica de boteco antigo e tradicional.

rincon de los canallas santiago chile
A fachada do Rincón (foto: Ciberprofe – CC BY-SA 3.0)

Quando ainda se chamava “El Rey del Pollo Asado”, seu proprietário, Victor Painemal Martinez, começou a desafiar os toques de recolher e as proibições de reuniões de mais de 3 pessoas impostos pela ditadura de Augusto Pinochet e passou a receber amigos e outras pessoas para longas noites de bebida e diversão.

Ele acabou sendo preso várias vezes e até teve seu restaurante incendiado, mas, com a ajuda de amigos, seguiu adiante e abriu um lugar totalmente clandestino, onde era necessário saber a senha da semana para poder entrar.

rincon de los canallas santiago chile
O interior do Rincón (foto: Ciberprofe – CC BY-SA 3.0)

Hoje ele funciona com o seu nome escolhido na época da segunda abertura, inspirado por um discurso do ditador chileno, onde ele disse que “aqueles que haviam votado” contra ele eram “canalhas”.

Não é fantástico?

Óvnis em Cerro de Ramón

Sabia que o Chile é considerado um dos melhores lugares do mundo para avistamento de óvnis? O país tem até uma rota turística dedicada ao assunto, a Ruta de Turismo Ufológico, apoiada e divulgada pelo próprio escritório nacional de turismo.

A rota em questão fica a quase 300 km de Santiago, na região de Maule, mas vários outros pontos do país são considerados bons para a observação dos veículos alienígenas, inclusive alguns dentro zona metropolitana da capital.

Entre esses, o que eu achei mais interessante foi o Cerro Ramón, que faz parte do que é chamado de “precordilheira” dos Andes.

Cerro de Ramón Santiago chile
A área do Cerro de Ramón (foto: Lonkonao – CC BY-SA 4.0)

A ida até ele não é fácil e requer apoio especializado, mas avistar um disco voador em plena capital chilena deve ser uma experiência inesquecível (até que alguém mostre que era apenas um balão ou algo do gênero).

E se você não enxergar nada de alienígena, bom, ao menos você vai ter tido uma vista maravilhosa de Santiago.

Barrio Italia

Já faz um tempo que ele começou a aparecer como “o bairro do momento” em Santiago, mas ainda está fora das páginas dos principais guias do mundo.

Barrio Italia Santiago Chile
Grafite no Barrio Italia (foto: Janitoalevic – CC BY-SA 4.0)
Barrio Italia Santiago Chile
Lojas moderninhas no Barrio Italia (foto: Janitoalevic – CC BY-SA 4.0)

O Barrio Italia ganhou este nome graças a uma fábrica instalada ali por imigrantes italianos, no início do século 20. Hoje, é perfeito para quem gosta de lugares moderninhos (lojas, cafés, restaurantes) que ainda não estão no radar do turismo, em uma área que mantém uma legitimidade, em meio a várias residências. Dá para passar algumas boas horas passeando por ali, até porque ele não fica longe do centro.

Cemitério Geral de Santiago

O guia mais famoso do mundo até recomenda uma visita ao Cemitério Geral de Santiago, mas ele esquece de dizer a melhor parte: que existem tours feitos durante o dia e a noite, com direito a temas específicos como Dissidentes (por tumbas de não-católicos), Popular (que mostra as diferenças entre as tumbas de pessoas comuns e ricas), Histórico (que trata da história local) e alguns outros.

Cemitério Geral de Santiago Chile
Uma das partes mais bonitas do Cemitério Geral de Santiago (foto: Pepoideas – CC BY-SA 3.0)

Alguns tours são guiados por atores interpretando personagens que dão um clima misterioso a todo o cenário, deixando tudo ainda melhor.

Ah, o Cemitério Geral de Santiago é o último lar de muitas das pessoas mais famosas do Chile, incluindo Bernardo O’Higgins, Salvador Allende e outros ex-presidentes. Imperdível.

Cidade mineira de Sewell

Antes de falar de Sewell, algumas considerações:

– Ela não fica em Santiago, mas é visitada normalmente numa day trip a partir da capital.

– Ela está no guia mais famoso do mundo, mas é tão diferente e desconhecida do público que vale entrar nesta lista.

Sewell é uma antiga cidade construída nas montanhas andinas para ser habitada exclusivamente pelos funcionários de uma mineradora norte-americana.

Sewell Chile
Os edifícios coloridos de Sewell (foto: Marcelo Páez Bermúdez – CC BY 2.0)

Por causa da localização das minas de cobre, Sewell passou muitas décadas praticamente isolada do resto do mundo, com acesso exclusivo pelo trem da empresa. Assim ela virou um mundo à parte, onde funcionários e suas famílias viviam em total harmonia, num verdadeiro paraíso sem ruas, onde tudo funcionava e todos se conheciam.

Para melhorar, o cenário ao redor de Sewell é maravilhoso e ela própria é toda colorida, alegrando ainda mais o ambiente.

Estive lá em 2012 (exatamente numa day trip a partir de Santiago) e recomendo. Não foi por nada que essa pequena maravilha se tornou Patrimônio da Humanidade da Unesco.

 Confira mais dicas sobre Santiago em nossos Guias de Viagem.

dica to go travel

Santiago e seus arredores têm muitas atrações e merecem vários dias de visita, ainda mais se você quiser conhecer vinícolas e algumas cidades litorâneas. Lembre-se disso na hora de decidir o seu roteiro.

Passagens aéreas para Santiago

Hotéis em Santiago

Gabe Britto
Gabe Britto

Gabriel não se intimida com distâncias enormes, nomes de lugares que ninguém nunca ouviu falar, cardápios incompreensíveis. Mais do que viajar, ele adora pesquisar curiosidades exóticas e extraordinárias ao redor do mundo – e, claro, conferir de perto (e sem pressa) suas descobertas.