Home > Viajante Hiperconectad@ > 10 prédios bem malucões
25 de julho de 2016

10 prédios bem malucões

Museus, casas de ópera, lojas de departamento ou mesmo casas residenciais. Veja 10 inovadores projetos arquitetônicos que viraram atrações turísticas

Kunsthouse, Graz, Áustria
Revestido de células voltaicas que geram sua própria energia, o museu de arte contemporânea da cidade de Graz foi apelidado de “friendly alien” por seus criadores, os arquitetos Peter Cook e Colin Fournier. Alguém imagina o motivo?

Foto: iStock_killerbayer
Foto: iStock_killerbayer

National Center of Performing Arts, Beijing, China
Também conhecido como National Grand Theater of China é todo de titânio e cercado por um lago artificial. O resultado: com o reflexo, fica parecendo um ovo levitando.

Foto: iStock_Hanquan Chen
Foto: iStock_Hanquan Chen

Museu do Amanhã, Rio de Janeiro, Brasil
Obra do polêmico arquiteto catalão Santiago Calatrava é inspirado na forma das bromélias, capta água do fundo da Baía da Guanabara para sua refrigeração e têm painéis solares que garantem parte de sua energia.

Foto: iStock_rmunes
Foto: iStock_rmunes

Cubic House, Roterdã, Holanda
No final dos anos 70, a missão ao arquiteto Piet Bloom era construir casas em cima de uma ponte de pedestres. Por que não cubos posicionados de forma que nunca parariam de pé? São 38 casas-cubo, em sua maioria residências e ateliês. Uma delas é aberta para visitação.

Foto: iStock_Corstiaan Elzelinger van
Foto: iStock_Corstiaan Elzelinger van

Casa da Música, Porto, Portugal
A ideia aqui era fugir do tradicional formato “caixa de sapatos” das casas de concerto e a solução veio do escritório holandês OMA, que ganhou o concurso e entregou a obra em 2005.

Foto: iStock_slowcentury
Foto: iStock_slowcentury

Dancing House, Praga, República Checa
Parceria entre o arquiteto checo Vlado Milunic e o americano Frank Gehry, o famoso prédio de Praga era para ser uma galeria de arte, mas virou um edifício comercial. E por motivos óbvios é conhecido por Fred e Ginger, em homenagem a Fred Astaire e Ginger Rogers.

Foto: iStock_Christian Mueller
Foto: iStock_Christian Mueller

Krzywy Domek, Sopot, Polônia
Pense numa casa refletida naqueles espelhos de parques de diversões. O resultado não pode ser muito diferente deste shopping center polonês. A tradução para o nome do lugar é isso mesmo: “casa retorcida”.

Foto: iStock_nightman1965
Foto: iStock_nightman1965

Selfridges, Birmingham, Reino Unido
A loja de departamentos mais parece uma nave-mãe ET estacionada no centro da cidade. Projeto da firma de arquitetura Future Systems, o prédio é revestido por 15 mil discos de alumínio.

Foto: iStock_repistu
Foto: iStock_repistu

New Norwegian Opera and Ballet, Oslo, Noruega
Inaugurado em 2007, é cercado por rampas de mármore branco que levam ao seu teto, com belas vistas para a cidade. Seu interior também é lindo, com muita madeira que contrasta com o frio do vidro e pedra.

Foto: iStock_Anna Bryukhanova
Foto: iStock_Anna Bryukhanova

Museu da Porsche, Stuttgart, Alemanha
Faz sentido que o museu da legendária montadora tenha um design bem arrojado. O prédio foi desenhado pelo escritório Delugan Meissl para ser uma visão arquitetônica dos carros que saem da fábrica, lá pertinho. Aliás, dá para combinar visitas ao museu e à fábrica.

Foto: iStock_Bernd Wittelsbach
Foto: iStock_Bernd Wittelsbach

dica to go travel

O Museu do Amanhã está aberto de terças a domingos, das 10 às 18 horas. O ingresso custa R$ 10 (R$ 5, meia), mas às terças-feiras a entrada é gratuita.

Passagens aéreas para Graz, Pequim, Rio de Janeiro, Roterdã, Porto, Praga, Birmingham, Oslo e Stuttgart

Hotéis em Graz, Pequim, Rio de Janeiro, Roterdã, Porto, Praga, Birmingham, Oslo e Stuttgart

Cindy Wilk
Cindy Wilk

Cindy rodou mais de 40 países, ama praias e desertos, acha a Ásia o continente mais aconchegante do mundo e não pretende parar nunca de viajar para escrever e escrever para viajar. Autora de Endereços Curiosos de Londres (Panda Books) e Volta ao Mundo em 101 Dicas (Ediouro), colaborou para várias publicações de viagem e foi diretora de redação da revista TAM nas Nuvens.