Home > Viajante Hiperconectad@ > 5 Festivais de Jazz que valem a viagem
11 de março de 2016

5 Festivais de Jazz que valem a viagem

Com a chegada da primavera e do verão no Hemisfério Norte, está aberta a temporada dos festivais de jazz. Sim, eles valem a viagem mas também podem ser aquela desculpa que faltava para conhecer estas lindas cidades da América do Norte, Europa e Caribe.

Jazz-Festival
Foto: iStock/martinwimmer

1. New Orleans Jazz & Heritage Festival
Para começar esta lista, o começo de tudo. O berço do jazz pode até ser mais conhecido por seu animado Carnaval, mas os insiders aparecem mesmo é no Jazz Fest que estreou em 1970 com nomes do quilate de Mahalia Jackson e Duke Ellington. De lá para cá o negócio cresceu e hoje acontece em dois finais de semana em um espaço enorme, com várias tendas de música e espaços culturais. O lineup é super variado. Este ano tem desde Stevie Wonder, Pearl Jam, Red Hot Chili Peppers até Beck, Buddy Guy e Herbie Hancock.

Quando: 22 de abril a 1º de maio

2. Santa Lucia Jazz Festival
O festival da linda ilha caribenha já tem 25 anos, mas virou manchete em 2009, com a desastrosa apresentação em que Amy Winehouse, completamente embriagada, caiu no palco. O lineup não é tão turbinado quanto outros festivais top – alguns dos grandes nomes deste ano são Marc Anthony, Shaggy, George Benson — mas toma a capital Castries inteira, se espalhando por vários endereços. É no mínimo uma excelente oportunidade para visitar esta ilha fascinante que, aliás, era o refúgio de Amy. No mesmo ano do vexame no palco, ela chegou a passar 6 meses ali. Algumas imagens desta época estão no documentário Amy.

Quando: 29 de abril a 8 de maio

3. Montréal International Jazz Festival
Em sua 37ª edição, o evento não para de crescer. São 10 dias intensos, recheados de cerca de mil concertos performados por uns 3 mil músicos de 30 países – é o maior do mundo segundo o Guinness Book of Records. O melhor: dois terços dos shows são inteiramente grátis, em palcos montados nas ruas. E não tem nada que o povo da cidade goste mais do que conseguir curtir a vida ao ar livre, com as temperaturas amenas do verão.

Quando: 29 de junho a 9 de julho

Jazz-Festival-Montreal
O povo na rua para ver o Festival de Jazz de Montreal (Foto: iStock/mustafahacalaki)

4. Copenhagen Jazz Festival
A capital dinamarquesa é um importante hub jazzistíco europeu. E nestes 10 dias de verão, o festival praticamente ocupa a cidade inteira, com 1000 apresentações em cerca de 100 lugares. Há de tudo: de shows intimistas e gratuitos nas ruas e cafés a grandes espetáculos, em endereços como o incrível Royal Danish Theatre, que foi uma das locações do premiado filme A Garota Dinamarquesa.

Quando: 7 a 16 de julho

Jazz-Festival-copenhagen
O público do Copenhagen Jazz Festival (Foto: iStock/danefromspain)

5. Monterey Jazz Festival
Aos 59 anos, o festival californiano é mais longevo do mundo – e praticamente todas as grandes estrelas do jazz já se apresentaram aqui. De Miles Davis a Billie Holiday, de Louis Armtrong a David Brubeck. Não é um festival de rua, mas sim um evento superconcentrado daqueles onde tudo acontece ao mesmo tempo em apenas 3 dias. É preciso se programar muito bem para escolher o que ver, afinal são 500 apresentações em 8 palcos diferentes.

Quando: 16 a 18 de setembro


E aí, ficou com vontade de fazer uma viagem musical? Com a To Go Travel você consegue as melhores ofertas de pacotes para o seu festival preferido. Olha só:

Voos e hotéis para New Orleans
Voos e hotéis para Santa Lucia
Voos e hotéis para Montréal
Voos e hotéis para Copenhagen
Voos e hotéis para Monterey

 

Cindy Wilk
Cindy Wilk

Cindy rodou mais de 40 países, ama praias e desertos, acha a Ásia o continente mais aconchegante do mundo e não pretende parar nunca de viajar para escrever e escrever para viajar. Autora de Endereços Curiosos de Londres (Panda Books) e Volta ao Mundo em 101 Dicas (Ediouro), colaborou para várias publicações de viagem e foi diretora de redação da revista TAM nas Nuvens.