Home > Viajante Hiperconectad@ > Arte em SP: novas atrações culturais na Avenida Paulista
5 de abril de 2017

Arte em SP: novas atrações culturais na Avenida Paulista

O maior ponto turístico de São Paulo está cada vez mais artístico. As atrações culturais que vêm por aí na Avenida Paulista (e as que já existem mas estão de cara nova)

to-go-blogs-viajante-hiper-novas-atraçoes-culturais-avenida-paulista
Shutterstock/ESB Professional

O Masp foi o precursor da vocação artística e cultural da Avenida Paulista. Depois dele vieram – não nesta ordem – Casa das Rosas, Centro Cultural Fiesp, Itaú Cultural, livrarias, teatros, 54 salas de cinema. No ano passado, com a avenida fechada para carros aos domingos, centenas de artistas de rua se somaram aos que já faziam seu show por ali. Virou um programa ainda mais legal com a ciclovia e as Bike Sampa que podem ser retiradas e devolvidas em pontos diferentes. A seguir, as atrações culturais que fazem a Avenida Paulista ser ainda mais das artes em 2017.

As 3 grandes novidades:

Instituto Moreira Salles, nº 2424

Em julho deste ano, o Instituto Moreira Salles inaugura sua unidade paulistana no finalzinho da Paulista, perto do metrô Consolação e da rua Augusta. O IMS São Paulo terá 7 andares, todos com pé direito duplo, que abrigarão salas de exposição de mais de 1200 m2. Além disso, uma biblioteca com foco em fotografia com destaque para o acervo do fotógrafo Thomaz Farkas. Quer mais? Salas de aula, loja/livraria em parceria com a carioca Livraria Travessa, café/restaurante e um cineteatro para mostras de filmes, eventos musicais e debates.

O quarto andar será uma área de convivência batizada Praça IMS. Ela será conectada por escadas rolantes diretamente ao térreo, onde vai ficar o restaurante comandado pelo chef Rodrigo Oliveira, do Mocotó e Esquina Mocotó.


Japan House, nº 52

Projeto ambicioso do Ministério das Relações Exteriores do Japão, a Japan House mistura arte, tecnologia e negócios em um prédio inovador projetado pelo arquiteto japonês Kengo Kuma. Trata-se de uma iniciativa global do governo japonês para mostrar, através de experiências imersivas, como é o Japão do século 21. Foram escolhidas três cidades do mundo para o projeto: São Paulo, Londres e Los Angeles.

to-go-blogs-viajante-hiper-novas-atraçoes-culturais-avenida-paulista
Projeto arquitetônico da Japan House assinado por Kengo Kuma. Imagem: divulgação.

O lindo prédio da Japan House em São Paulo abre suas portas no dia 6 de maio, bem no comecinho da Paulista, perto da Casa das Rosas. Será um espaço para exposições, palestras, seminários, eventos culturais e performances artísticas. Terá ainda um restaurante/cafeteria de gastronomia nipônica, biblioteca, ponto de informações turísticas e loja de artesanato japonês.

Um preview do que será a Japan House pode ser visto na SP Arte, que acontece de 6 a 9 de abril no Pavilhão da Bienal, no Ibirapuera. No espaço da Japan House ali, serão exibidas obras de 15 artistas contemporâneos japoneses.

Sesc Paulista, nº 115

A poucos passos do Itaú Cultural, o Sesc Paulista nasce no prédio de 15 andares que já abrigou a sede do Sesc mas esteve fechado desde 2010 para reforma. Foram 100 milhões de reais investidos e o resultado será 3 salas de espetáculos, oficinas culturais, áreas para exposições focadas em arte e tecnologia, espaço para leitura e, na cobertura, um restaurante. Previsto para inaugurar no segundo semestre.

to-go-blogs-viajante-hiper-novas-atraçoes-culturais-avenida-paulista
Como deve ficar o SESC Paulista. Imagem: divulgação.

E as atrações antigas que estão de cara nova:

Novo Centro Cultural Fiesp

O prédio da Avenida Paulista nº 1313, projetado por Rino Levi e Paulo Mendes da Rocha, não é novidade para ninguém. Mas quem entrou ali depois de 19 de fevereiro notou que muita coisa está diferente. Ganhou mais 5 mil metros quadrados de espaços de exposições, galeria de fotos, teatro e um café da Pâtisserie Douce France com vista para um jardim que leva a marca de Burle Marx. Estas novidades se somam ao que já existia, como a Galeria de Arte, o Teatro do Sesi-SP e o palco externo, onde são realizados shows do Domingo na Paulista. E o melhor: tudo de graça. Veja a programação aqui.

to-go-blogs-viajante-hiper-novas-atraçoes-culturais-avenida-paulista
Exposição fotográfica no Centro Cultural FIESP. www.instagram.com/rogerio2503

Dica: Amanhã (6) será inaugurada na Galeria de Arte do Centro Cutural Fiesp a exposição Construções Sensíveis, uma das maiores e mais importantes coleções de arte abstrata latino-americana construída, desde a década de 1970, pela cubana radicada em Miami Ella Fontanals-Cisneros. Fica até 18 de junho.

MASP

O Museu de Arte de São Paulo completa 70 anos este ano – a mudança para o prédio da Paulista entretanto aconteceu em 1968. Quem ficou sem visitá-lo há algum tempo, vai se surpreender especialmente no segundo andar, onde está a mostra Acervo em Transformação. São 119 obras, de diferentes coleções e períodos, apresentadas nos cavaletes de cristal de Lina Bo Bardi, que estrearam na abertura da atual sede mas foram aposentados em 1996.

to-go-blogs-viajante-hiper-novas-atraçoes-culturais-avenida-paulista
Shutterstock/Thiago Leite

A mais recente novidade do Masp, entretanto, é que você nem mais precisa ir até a Avenida Paulista para visitá-lo. Mais de mil peças do museu acabam de entrar na experiência interativa do Google Arts & Culture. As obras estão em tão alta resolução que dá para ver detalhes das meninas de Renoir, por exemplo, que para enxergar a olho nu você teria que encostar o nariz na tela.

Mas ainda mais legal é a possibilidade de fazer em Realidade Virtual justamente pela sala em que estão os cavaletes de Lina Bo Bardi. Para isso, basta baixar o app na Google Play ou na AppStore e ter um óculos VR (pode ser daqueles bem simples, como o Google Cardboard).


Quer saber mais sobre VR? Escrevi um passo a passo aqui e também aqui.

Veja também 11 tours para conhecer a cidade de São Paulo.

Confira mais dicas sobre São Paulo em nossos Guias de Viagem.

dica to go travel

Aos domingos, a Avenida Paulista fecha para carros entre as 9 da manhã e as 6 da tarde. Para chegar, use uma das três estações de metrô da avenida – Brigadeiro, Trianon-Masp e Consolação/Paulista. Para circular, ande ou alugue uma bicicleta da Bike Sampa, baixando o app neste link.

Passagens aéreas para São Paulo

Hotéis em São Paulo

Cindy Wilk
Cindy Wilk

Cindy rodou mais de 40 países, ama praias e desertos, acha a Ásia o continente mais aconchegante do mundo e não pretende parar nunca de viajar para escrever e escrever para viajar. Autora de Endereços Curiosos de Londres (Panda Books) e Volta ao Mundo em 101 Dicas (Ediouro), colaborou para várias publicações de viagem e foi diretora de redação da revista TAM nas Nuvens.