Home > Viajante Hiperconectad@ > Festivais para corpo e alma
15 de março de 2017

Festivais para corpo e alma

Yoga, meditação, música étnica e workshops de autoconhecimento: a tendência é viajar para festivais que reúnem gurus e gente atrás de elevação espiritual

to-go-blogs-viajante-hiper-festivais-bem-estar
Shutterstock/Ditty_about_summer

Festivais significam música eletrônica, birita, fast food e muita loucura, certo? Não necessariamente. Eles podem incluir aulas de yoga e meditação das mais distintas modalidades, ter palcos com dança indiana, barracas de comida vegana e especialistas em leitura de íris ou, quem sabe, em horóscopo maia.

E atraem milhares de pessoas dispostas a alimentar o espírito e conectar com outras pessoas que estão na mesma busca. Pode chamar de alternativo, zen, bicho grilo, badabauera… O fato é que encontros internacionais deste tipo, que giram em torno de crescimento interior, estão em alta.

O Bali Spirit Festival, que acontece agora, entre 19 e 26 de março, é um bom exemplo desta tendência. Ele acontece desde 2008 nas proximidades da cidade indonésia de Ubud – aquela que ficou famosa por conta do best seller Comer, Rezar e Amar – a cerca de uma hora de Bali.

to-go-blogs-viajante-hiper-festivais-bem-estar
https://www.instagram.com/balispiritfest/

Yoga, dança e música são pilares do festival que no ano passado reuniu 7 mil pessoas de mais de 50 nacionalidades. Durante o dia, a extensa programação de aulas e workshops ministrados por especialistas do mundo inteiro trafegam por toda linha de yoga que se pode imaginar, mas não apenas.

As atividades diurnas rolam nos jardins de um bonito resort a 15 minutos de Ubud. Há de aulas de dança burlesca a palestras sobre a importância do jejum, passando por rituais balineses, como a Cerimônia do Cacau. Além de palcos com performances musicais bem viajandonas, gurus de terapias alternativas, comida saudável e, durante a noite, um palco de concertos musicais já no centro de Ubud.

to-go-blogs-viajante-hiper-festivais-bem-estar
https://www.instagram.com/balispiritfest/

O interessante é que festivais como este estão se espalhando pelo mundo rapidamente.

O Wanderlust é o maior exemplo de  como este tipo de evento tem seu (imenso) público. O festival, nos moldes do Bali Spirit, teve sua primeira edição, em 2009, em Squaw Valley, North Lake Tahoe (EUA). Este ano, o festival acontece ali de 20 a 23 de julho, mas se multiplicou um bocado. Só nos Estados Unidos, há mais quatro Wanderlust neste mesmo formato, mas em diferentes partes do país. Sem contar um filhote australiano ainda este ano e outro neozelandês, apenas em 2018.

to-go-blogs-viajante-hiper-festivais-bem-estar
https://www.instagram.com/wanderlustfest/

Além disso, há festivais de um dia focados no que eles chamam de “Mindful Triathlon”, cujas três modalidades são corrida de 5K, yoga e meditação. Eles acontecem em diversas partes dos Estados Unidos e também em Sydney, Melbourne, Auckland, Guadalajara, no México, e Santiago, no Chile.

to-go-blogs-viajante-hiper-festivais-bem-estar
https://www.instagram.com/wanderlustfest/

É um triathlon, mas está longe de ser uma competição. Mais ou menos como o festival, um encontro de gente que busca se encontrar.

dica to go travel

Com ou sem festival, a dica para quem quer ir a Bali ou outros lugares da Indonésia é: o melhor jeito de se locomer por ali é de moto ou scooter. Não sabe guiar? Vale à pena aprender. Para alugar uma em Bali é preciso ter uma carteira internacional de motorista específica para moto, mas é possível tirar uma provisória no Departamento de Polícia de Denpasar.

Passagens aéreas para Bali e Reno

Hotéis em Bali e Lake Tahoe

Cindy Wilk
Cindy Wilk

Cindy rodou mais de 40 países, ama praias e desertos, acha a Ásia o continente mais aconchegante do mundo e não pretende parar nunca de viajar para escrever e escrever para viajar. Autora de Endereços Curiosos de Londres (Panda Books) e Volta ao Mundo em 101 Dicas (Ediouro), colaborou para várias publicações de viagem e foi diretora de redação da revista TAM nas Nuvens.