Home > Viajante Hiperconectad@ > Croácia, Itália e França: a temporada de caça às trufas
12 de setembro de 2016

Croácia, Itália e França: a temporada de caça às trufas

Basta o mês de setembro avançar para gourmands do mundo inteiro ficarem de antenas sintonizadas em algumas regiões rurais europeias. A croata Ístria, a francesa Provence e a italiana Piemonte se digladiam para ver quem sai na frente de uma competição nada velada: a de quem consegue encontrar as trufas brancas de maior qualidade e quilate.

Foto: istock_ivansmuk
Foto: istock_ivansmuk

Trata-se da caçada à iguaria mais cara do mundo, os fungos perfumados servidos da maneira mais simples possível nos restaurantes bacanas mundo afora.

Foto: istock_katyenka
Foto: istock_katyenka

A hora de soltar os cachorros é entre outubro e dezembro. Literalmente. A caça às trufas é feita com a ajuda do faro potente de cães especialmente treinados para isso, como o da foto abaixo, nos bosques outonais da Provence.

Foto: istock_charliephotox
Foto: istock_charliephotox

São os cães farejadores os grandes protagonistas das caçadas à iguaria. Os melhores conseguem detectar uma trufa a 100 metros de distância. Antigamente, eram usados porcos para tarefa, mas era difícil evitar que eles comessem os troféus.

Nas principais cidades das regiões produtoras, como Alba, no Piemonte, e Buzet, na Ístria, visitantes podem tomar parte em pequenas caçadas promovidas por famílias que fazem isso há gerações.

Foto: istock_katyenka
Foto: istock_katyenka

O melhor é que isso acontece especialmente em pequenas propriedades rurais com cenários lindíssimos, como os arredores da minúscula Motovun, a apenas 20 minutos de Buzet.

Foto: istock_katyenka
Foto: istock_katyenka
Foto: istock_xbrchx
Foto: istock_xbrchx

Buzet, a capital da trufa no estado croata da Ístria é onde se comemora o início da temporada – com um omelete gigante de 2 mil ovos e 10 quilos de trufas, servido ao público no segundo sábado de setembro. E também o encerramento, em novembro, durante a Vikend Tartufa, feira onde são exibidas as maiores trufas caçadas na temporada.

Já em Alba, a Feira Internacional do Tartufo é um grande mercado com praticamente tudo que tenha alguma conexão com trufas, além de, obviamente, as grandes estrelas – dispostas em vitrines com peso e previamente checadas por especialistas que atestam sua qualidade.

Foto: istock_egadolfojpg
Foto: istock_egadolfojpg
Foto: istock_michelevacchiano
Foto: istock_michelevacchiano

A 86ª edição acontece em todos os finais de semana de 8 de outubro a 27 de novembro. Certamente, uma das perfumadas experiências gastronômicas que um viajante pode ter.

Foto: istock_rglinsky
Foto: istock_rglinsky

dica to go travel

Uma viagem pela região italiana do Piemonte começa na capital, Turin, cidade conhecida por ter uma das melhores cozinhas do país. Para chegar a Alba não leva mais de uma hora de carro, mas pressa para quê? Aliás, a dica aqui é se hospedar nas minúsculas vilazinhas da região. De carro, tudo é perto.

Passagens aéreas para Turim, Nice e Zagreb

Hotéis em Turim, Nice e Zagreb

Cindy Wilk
Cindy Wilk

Cindy rodou mais de 40 países, ama praias e desertos, acha a Ásia o continente mais aconchegante do mundo e não pretende parar nunca de viajar para escrever e escrever para viajar. Autora de Endereços Curiosos de Londres (Panda Books) e Volta ao Mundo em 101 Dicas (Ediouro), colaborou para várias publicações de viagem e foi diretora de redação da revista TAM nas Nuvens.