Home > Viajante Hiperconectad@ > Carnaval de rua no Brasil
13 de fevereiro de 2017

Carnaval de rua no Brasil

Quer curtir a volta do Carnaval de rua Brasil afora? Descubra os melhores blocos de rua de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e outras cidades

Quem já está esquentando os tamborins para o Carnaval 2017? Em muitas cidades, os blocos já começam a pipocar pelas ruas. Mas é no feriado mais esperado do ano que a festa realmente acontecerá. Entre o chamado Sábado de Zé Pereira (25 de fevereiro) e a Quarta-feira de Cinzas (1 de março), São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife e tantas e outras capitais irão virar passarela para os blocos de rua.

Nascidos no milênio passado, no começo do século 20, os blocos de rua estavam bem minguados há até bem pouco tempo… Em muitos lugares quase sumiram… Mas, de uns cinco anos para cá, vêm voltando com toda a força. De grupos de amigos a verdadeiros negócios, os blocos vão arregimentando foliões para a bateria desde o fim do Carnaval do ano anterior…  Cada bloco tem uma personalidade e traz um tipo de música – do samba ao axé, do maracatu às marchinhas. Alguns são temáticos – fazem homenagens a compositores famosos como Caetano Veloso. Outros inovam e ligam o samba ao rock de Rita Lee…

Eis os Carnavais de rua mais legais do Brasil:

Carnaval de rua de São Paulo

Entre 17 de fevereiro e 5 de março, São Paulo terá impressionantes 381 blocos de rua (não esquecer de 413 desfiles) pela cidade. E não é apenas na Vila Madalena e nos Jardins que a coisa pega: bairros mais afastados do centro como Santo Amaro, São Miguel Paulista e Perus também terão Carnaval de rua. Neste ano, o Carnaval de rua em São Paulo estará 25% maior do que no ano passado! Uma loucura. Os blocos mais legais de São Paulo? Avisa Lá (18/02, às 14h, Rua dos Pinheiros), Monobloco (19/02, às 10h, no Ibirapuera), Siga la Pelota (25/02, às 15, na Rua Aimberê) e Domingo ela não vai, com Gretchen (26/02, às 14h, no Vale do Anhangabaú, Praça do Correio).
Lista completa dos Blocos de Rua de São Paulo aqui.

to-go-blogs-viajante-hiper-carnavais-de-rua
Shutterstock/Rogerio Cavalheiro

Carnaval de rua no Rio de Janeiro

A cidade dos desfiles das Escolas de Samba é ainda mais divertida ao pé do chão. Há blocos do Rio Antigo até a Barra, mas os melhores – leia-se menos lotados – são os do Leblon e da Gávea como o Areia (26/02, às 8h, Rua Dias Ferreira), Sobrinho do Tio Bio (28/02, às 9h, Rua Ataulfo de Paiva), Azeitona sem Caroço (data ainda não divulgada) e A Rocha da Gávea (28/02, às 8h, Praça Santos Dumont). Os mais plurais são os de Ipanema, caso do Simpatia é Quase Amor (18/02 e 26/02, às 14h, na Praça General Osório).
Lista completa dos Blocos de rua do Rio de Janeiro aqui.

to-go-blogs-viajante-hiper-carnavais-de-rua
Shutterstock/lazyllama

Carnaval de rua no Recife

O maior bloco de rua do Brasil – ou melhor: do mundo – acontece na capital do Pernambuco. A concentração começa às sete da manhã no sábado do Zé Pereira, abrindo oficialmente o Carnaval. Em 2017 o homenageado será Alceu Valença – morena-tropicana-eu-quero-teu-sabor. Mas se for para o Recife vale explorar o que ele tem de único: os ritmos como maracatu, côco de roda (Selma do Coco) e o caboclinho…
Lista completa dos blocos do Recife aqui.

to-go-blogs-viajante-hiper-carnavais-de-rua
Shutterstock/Vitoriano Junior

Carnaval de rua em Salvador

Andam dizendo que o Carnaval de Rua de Salvador virou festa de camarote, com o povo no ar condicionado, de salto alto, ouvindo música eletrônica. Os dois principais circuitos ainda existem: Dodô (Barra-Ondina) e Osmar (Avenida-Campo Grande). E alguns artistas como Cláudia Leitte e Bell Marques, ainda animam a festa. Mas melhor do que correr atrás do trio elétrico pagando uma pequena fortuna pelo abadá (a camiseta que autoriza a entrada dentro do cordão) é sair pela cidade em busca de um Carnaval mais de, digamos, raiz. Há grandes festas mesmo nos bairros mais afastados. Por toda a cidade acontecem os blocos sem corda, que não têm cordão de isolamento, ou seja, são gratuitos: Carnaval Pipoca. Para completar, no Pelourinho há um Carnaval maravilhoso, mais tranquilo, com marchinhas antigas e sambas… É o chamado circuito Batatinha (Centro Histórico). Este ano o tema será especialíssimo: 50 anos da Tropicália.
Lista completa do Carnaval da Bahia aqui.

to-go-blogs-viajante-hiper-carnavais-de-rua
Shutterstock/Joa Souza

Carnaval de rua em Belo Horizonte
Quer um Carnaval mais tradicional e tranquilão (#sqn)? Vá discobrir a festa da capital de Minas Gerais. Há os chamados blocos líricos e blocos caricatos que trazem um pouco do espírito dos antigos Carnavais. Há na cidade, mais de 200 blocos de rua! Além do desfile de escola de samba.
Programação completa do Carnaval de BH aqui.

to-go-blogs-viajante-hiper-carnavais-de-rua
Shutterstock/Elena Fragoso

Carnaval de rua em Fortaleza
Fortaleza sempre foi mais conhecida pelas micaretas – festas de rua que aconteciam depois do Carnaval acabar. Mas hoje a festa na capital do Ceará começa antes do Carnaval e termina bem depois. São 33 dias de Carnaval na cidade. E 58 blocos de rua vão celebrar os 100 anos de samba. Os blocos mais renomados de Fortaleza são o Prova de Fogo (desde 1937), Ás de Ouro (de maracatu), Baqueta, Unidos da Cachorra (18/02, às 16h, no Aterrinho) e o Luxo na Aldeia. A folia na cidade acontece principalmente na Praia de Iracema, na avenida Domingos Olímpio e na Praça do Ferreira. A programação de Carnaval ainda não está fechada.

to-go-blogs-viajante-hiper-carnavais-de-rua
Shutterstock/Karol Kozlowski

Carnaval de rua em Florianópolis
Floripa reúne seus foliões e blocos em um grande Carnaval. É o chamado Bloco dos Sujos que acontecerá no centro da cidade no dia 25 de fevereiro a partir das 13 horas. A chamada é simpática: “No Bloco dos Sujos todo mundo se encontra pra curtir, os homens se vestem de mulher e as mulheres do que quiser.” Outros blocos de Floripa: Bloco Balança Mas Não Cai (25/2, nos Ingleses), Bloco Onodi (26/2, no Campeche), Unidos do Bérico (26 e 27/2, no Rio Vermelho) e Maracatu Arrasta Ilha (28/02, na Lagoa da Conceição).

to-go-blogs-viajante-hiper-carnavais-de-rua
Shutterstock/Elena Fragoso

Confira mais dicas sobre São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Salvador, Fortaleza e Florianópolis em nossos Guias de Viagem.

dica to go travel

Não saia com a chave do hotel, nem com muito dinheiro no bolso. Os carnavais de rua costumam ser beeem cheios. Se for em um grupo, considere vestir a mesma fantasia ou mesma cor – facilita para localizar.

Passagens aéreas para São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Fortaleza e Florianópolis

Hotéis em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Fortaleza e Florianópolis

Cindy Wilk
Cindy Wilk

Cindy rodou mais de 40 países, ama praias e desertos, acha a Ásia o continente mais aconchegante do mundo e não pretende parar nunca de viajar para escrever e escrever para viajar. Autora de Endereços Curiosos de Londres (Panda Books) e Volta ao Mundo em 101 Dicas (Ediouro), colaborou para várias publicações de viagem e foi diretora de redação da revista TAM nas Nuvens.