Home > Viajante Hiperconectad@ > Em Bordeaux, a nova Disneylandia dos vinhos
10 de agosto de 2016

Em Bordeaux, a nova Disneylandia dos vinhos

Loucos por vinho já tinham a cidade de Bordeaux, na França, em sua bucket list. Pois eis que em junho foi inaugurado por ali ainda outro motivo irresistível: a Cité du Vin, um museu interativo mega futurista que conta a história da bebida.

Foto: iStock_photooiasson
Foto: iStock_photooiasson

O exterior do prédio é uma viagem. Lembra um pouco o Guggenheim de Bilbao, do Frank Gehry, mas foi obra conjunta de dois escritórios de arquitetura: o parisiense XTU e o inglês Casson Mann.

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Uma vez lá dentro, o impacto continua. São 20 espaços temáticos que o visitante pode percorrer no tour auto guiado que demora por volta de 2 horas. Tudo de uma de uma maneira bem interativa.

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Dá para viajar pelos terroirs e pelas regiões produtoras de vinho mundo afora.

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Ou então saber mais sobre a história do vinho através das civilizações.

Foto: divulgação
Foto: divulgação

E, ainda, conhecer a fundo os tipos de vinhos.

Foto: divulgação
Foto: divulgação

O tour acaba no Belvedere, o mirante de 35 metros de altura, no topo do prédios, de onde se vê a cidade de Bordeaux e o rio Garonne.

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Mas o passeio termina mesmo é no bar Latitude20, com mais de 50 vinhos servidos em taças e uma seleção de tapas para acompanhar.

Foto: divulgação
Foto: divulgação

O complexo têm, ainda, restaurante, uma loja conceito bem bacana e até uma sala de leituras para quem quiser estudar mais algum assunto específico.

Foto: divulgação
Foto: divulgação

A Cité du Vin demorou 3 anos para ficar pronta e é uma bela adição a Bordeaux, cidade cercada por algumas das melhores vinícolas do mundo – Lafite, Latour, Mounton ou Margaux – e que recebeu um banho de loja após virar Patrimônio Histórico da Humanidade, em 2007. O centro histórico foi restaurado e carros foram banidos de circular por ali para dar lugar a bondes elétricos e bicicletas.

Foto: iStock_hfng
Foto: iStock_hfng

Fora a área portuária ao longo do Garonne que foi revitalizada, com os antigos armazéns transformados em complexos de lojas e restaurantes. Para quem esperou até agora para beber um bordeaux da fonte, a hora chegou.

dica to go travel

A região de Bordeaux é perfeita para uma road trip. Dá para visitar as vinícolas de St. Emilion, praias incríveis como Biarritz e até dar uma esticada até o País Basco.

Passagens aéreas para Bordeaux

Hotéis em Bordeaux

Cindy Wilk
Cindy Wilk

Cindy rodou mais de 40 países, ama praias e desertos, acha a Ásia o continente mais aconchegante do mundo e não pretende parar nunca de viajar para escrever e escrever para viajar. Autora de Endereços Curiosos de Londres (Panda Books) e Volta ao Mundo em 101 Dicas (Ediouro), colaborou para várias publicações de viagem e foi diretora de redação da revista TAM nas Nuvens.