Home > Viajante Hiperconectad@ > Holi: o festival mais colorido da Índia
23 de março de 2016

Holi: o festival mais colorido da Índia

É quase impossível que você não ainda não tenha visto esta imagem: uma multidão pulando coberta de tinta colorida dos pés ao último fio de cabelo. O Holi é um dos festivais mais antigos do mundo. Tem origem na tradição hinduísta, mas não faz distinção entre casta, idade ou gênero, como outros importantes festivais do país.

iStock/Xavier Arnau
iStock/Xavier Arnau

Ou seja: é a festa do povão, uma celebração do início da primavera e de tudo de bom que vem com ela. Pela mitologia hindu, simboliza a o amor de Radha e Krishna. Dura em geral dois dias, coincidindo com a primeira lua cheia de março (este ano, dias 23 e 24). E é comemorada de norte a sul da Índia, cada estado com pequenas diferenças nos costumes e tradições.

Basicamente, as pessoas jogam umas nas outras um pó muito leve e super colorido. Há também guerra de água. Vira um bololô de gente inteiramente colorida, cumprimentando-se com a saudação “Holi Hai”. Enfim, tudo o que você queria ter feito quando era criança, mas sofreu algum tipo de repressão ao chegar em casa com o uniforme da escola imprestável – mas você fez de qualquer jeito.

iStock/Mlenny
iStock/Mlenny

Mas… por que mesmo você viu anunciado que o Holi aconteceria, por exemplo, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília? Não foi alucinação. Talvez pela conexão Índia-Goa-Raves, o Holi tenha ganhado o mundo e foi relacionado aos festivais de música eletrônica. Também virou uma espécie de micareta, acontecendo durante o ano inteiro.

No Brasil, há alguns festivais inspiradas no Holi. O Happy Holi Fest promove festas no Brasil inteiro e o ano inteiro. Os próximos são em Divinópolis, MG, (2 de abril) e Brasília (9 de abril). É uma balada de música eletrônica em que o público é estimulado a ir de branco e, a cada 45 minutos, jogar para o alto uma nuvem de pó colorido.

Pelo mundo, são incontáveis as festas inspiradas no Holi. Olha só:

Esta aqui foi em Norwalk, Califórnia. iStock/br-photo
Esta aqui foi em Norwalk, Califórnia. iStock/br-photo
E esta na Rússia... iStock/toxawww
E esta na Rússia… iStock/toxawww

No entanto, você não precisa ir a um festival destes para fazer seu próprio Holi. E, se não dá para ir à Índia, a Índia pode ir até você. Basta comprar os ingredientes e fazer em casa o Holi Powder. Siga a receita abaixo.

INGREDIENTES
– Amido de milho ou polvilho
– Corante líquido comestível das cores que você quiser
– Água

COMO FAZER
Em uma bacia, coloque o polvilho e vá misturando a água já com o corante até ficar com uma consistência de cola e uma cor bem viva. Fica meio difícil de mexer, não se assuste. Depois, espalhe a mistura sobre uma plataforma plana – sobre um plástico, metal ou madeira. Deixe, então, ao sol para secar por uns 2 dias. Quanto mais fina a camada, mais rápido seca. Depois, é só bater no liquidificador e peneirar.

Prontinho. Só usar. Com a vantagem que não mancha a roupa e é comestível. Holi Hai!

iStock/ Zzvet
iStock/ Zzvet

Se você ficou curioso para conferir esse evento de perto, que tal se planejar para uma viagem? Encontre os melhores preços de hotéis e voos para a Índia com a To Go!

Cindy Wilk
Cindy Wilk

Cindy rodou mais de 40 países, ama praias e desertos, acha a Ásia o continente mais aconchegante do mundo e não pretende parar nunca de viajar para escrever e escrever para viajar. Autora de Endereços Curiosos de Londres (Panda Books) e Volta ao Mundo em 101 Dicas (Ediouro), colaborou para várias publicações de viagem e foi diretora de redação da revista TAM nas Nuvens.