Home > Viajante Hiperconectad@ > Afinal, o Hotel California da música existe mesmo?
15 de maio de 2017

Afinal, o Hotel California da música existe mesmo?

No México, o pequeno Hotel California dá a entender que tenha sido a inspiração para a famosa música do Eagles. Será mesmo?

Eagles, a banda californiana que estourou nos anos 70, está processando o Hotel California, título de sua música mais famosa. Digamos que “Hotel California” não é um nome muito original para um hotel e há vários pelo mundo com este mesmo nome – alguns anteriores e outros justamente inspirados pela letra da música lançada pelo Eagles em 1976. Mas o Hotel California da pequena Todos Santos, em Baja California, virou atração turística justamente por causa da música e os advogados da banda acusam seus donos de dar a entender que o lugar foi de fato a inspiração para a obra. Eu estive lá e posso dizer que:

Se é inspiração ou não, é preciso gostar muito dos acordes de Hotel California para se hospedar ali, pois a “música tema” toca uma vez a cada dez minutos.


As pessoas param para tirar foto na frente da fachada cor de abóbora do hotel, que fica em Todos Santos, uma pitoresca cidadezinha de ruas de terra e jeitão de lugar muito longe de tudo. Está a uma hora de Cabo San Lucas. E se Los Cabos já é um imã de turistas, Todos Santos é a alternativa descolada que está aparecendo agora.

hotel-california-to-go-blogs-viajante-hiper
Ruazinha em Todos os Santos. Imagem: Cindy Wilk

Mas o Hotel California é bem mais antigo que a recente vocação turística de Todos Santos e também à música dos Eagles. Foi fundado em 1950 pelo chinês Antonio Won, mais conhecido como el Chino Tabasco. Tinha 16 quartos mas o senhor Won percebeu que naquela época não era fácil atrair clientes para um hotel cujo proprietário era chinês e teve uma ideia: instalou ali uma máquina de gelo e passou a ser o único lugar na cidade a vender cerveja gelada. Ficou rico, mas o Hotel California continuava uma espelunca de beira de estrada.

hotel-california-to-go-blogs-viajante-hiper
O hotel antigamente, antes de ser reformado. Imagem: Cindy Wilk

A lenda de que o líder do Eagles, Don Henley, teria ficado neste hotel e, por isso, a inspiração para a música surgiu apenas no final dos anos 90, quando um jornalista de Detroit publicou uma reportagem defendendo a tese.

No ano 2000, o hotel foi comprado por um milhão de dólares por um casal de canadenses que investiu outro milhão no negócio.

hotel-california-to-go-blogs-viajante-hiper
Welcome to the Hotel Californiaaaaa… ♪ Imagem: Cindy Wilk

Totalmente reformado, hoje são 12 quartos, um diferente do outro, decorados com peças de mobiliário típico mexicano e cores fortes. O hotel inteiro segue este padrão e é bem charmoso.

hotel-california-to-go-blogs-viajante-hiper
Imagem: Cindy Wilk
hotel-california-to-go-blogs-viajante-hiper
Imagem: Cindy Wilk

Os funcionários contam a história da relação com a música como sendo uma lenda espalhada pelo tal jornalista mas que ninguém sabe ao certo se é verdade ou não. No entanto, juram que Don Henley em pessoa esteve na reinauguração, o que provavelmente é lorota.

E, no final, todos se beneficiam do “talvez seja”. Especialmente os guias de turismo, que incluem Hotel California como parte da programação de um city tour em Todos Santos – passeio que muita gente que está hospedada em Los Cabos faz.

O restaurante do hotel é geralmente a parada obrigatória para um almoço na cidade e serve pratos típicos mexicanos como o chile relleño (pimentão recheado). Nada de especial, para ser franca.

hotel-california-to-go-blogs-viajante-hiper
O restaurante do hoel. Imagem: Cindy Wilk

Do bar saem boas margaritas que podem ser feitas com a tequila da própria casa.

hotel-california-to-go-blogs-viajante-hiper
Imagem: Cindy Wilk

E, como eu disse no começo, tudo devidamente embalado ao som de Hotel California no modo “repeat”. Pelo menos antes da banda abrir o processo contra o hotel. Ou seja, talvez agora os próximos visitantes tenham a sorte de ouvir a música com menos frequência.

dica to go travel

Por mais que Todos Santos seja a bola da vez, ainda vale à pena se hospedar em San Jose del Cabo ou em Cabo San Lucas – na faixa de 29 quilômetros de litoral entre elas. A região, conhecida, genericamente por Los Cabos tem muito o que fazer e lugares incríveis para se hospedar. Mas não deixe de passar um dia em Todos Santos.

Passagens aéreas para Cabo San Lucas

Hotéis em Cabo San Lucas

Cindy Wilk
Cindy Wilk

Cindy rodou mais de 40 países, ama praias e desertos, acha a Ásia o continente mais aconchegante do mundo e não pretende parar nunca de viajar para escrever e escrever para viajar. Autora de Endereços Curiosos de Londres (Panda Books) e Volta ao Mundo em 101 Dicas (Ediouro), colaborou para várias publicações de viagem e foi diretora de redação da revista TAM nas Nuvens.