Home > Viajante Hiperconectad@ > A Liverpool dos Beatles
23 de agosto de 2017

A Liverpool dos Beatles

No ano do 50º aniversário do álbum Sgt. Pepper’s, algumas curiosidades sobre Liverpool, na Inglaterra, a cidade dos Beatles

liverpool-to-go-blogs-viajante-hiper
Liverpool, a cidade natal de Ringo, Paul, John e George. Imagem: Visit Liverpool.

Tudo bem que muitos lugares do mundo estão ligados à história dos Beatles e seus integrantes: da Abbey Road, em Londres, ao edifício Dakota, onde John Lennon morava e foi assassinado em Nova York. Mas para ver de uma só vez a Penny Lane e outros lugares que foram imortalizados pelas músicas e pela história da banda, só mesmo em Liverpool, a cidade natal dos Beatles.

Quem for de 23 a 29 de agosto para Liverpool ainda tem o gostinho de ver dezenas de Fab Four nos palcos ou mesmo perambulando pelas ruas da cidade. Trata-se da International Beatles Week, festival que acontece todos os anos em vários endereços que fazem parte da rota de peregrinação de qualquer beatlemaníaco que se preze. E em tempos de Beatles Week ficam repletos de covers de John, Paul, George e Ringo.

liverpool-to-go-blogs-viajante-hiper
Imagem: divulgação.

O mais famoso endereço da rota Beatles em Liverpool é o The Carvern Club. No palco do minúsculo inferninho onde o Fab Four estourou em começo de carreira normalmente rola Beatles, mas em tempos de Beatles Week, há bandas o tempo todo – dia e noite à partir do meio dia. No palco do The Cavern Pub, que faz parte do complexo, também.

liverpool-to-go-blogs-viajante-hiper
Em Agosto os beatlemaníacos tomam conta do Cavern Pub. Imagem: divulgação.
liverpool-to-go-blogs-viajante-hiper
Imagem: divulgação.

Detalhe: o Cavern Club de hoje não é o prédio original da década de 60. Em 1973, ele foi desapropriado pela British Rail e reconstruída ao lado. Os tijolos originais foram mantidos.

O The Cavern Club é o ponto final do Magical Mystery Tour, um passeio de duas horas de ônibus pelos outros pontos da rota Beatles em Liverpool.

liverpool-to-go-blogs-viajante-hiper
A famosa estátua dos Beatles em Liverpool. Imagem: Visit Liverpool.

Na rota do busão dos Beatles estão: a casa onde George Harrison nasceu e as casas em que Ringo, John e Paul passaram suas infâncias; lugares que viraram canções como Penny Lane e Strawberry Field; a igreja de St. Peter, onde John e Paul se conheceram; e as escolas onde os meninos estudaram.

Antes de estourar no The Cavern Club, os Beatles – então The Quarryman – tiveram seu primeiro gostinho de sucesso no Casbah Coffe Club, clubinho de porão que pertencia à mãe do então baterista, Pete Best. Ali, John, Paul e George pintaram, eles mesmos, as paredes e o teto do porão, em troca de horas de palco.

E quem quer explorar a cidade dos Beatles dormindo em um hotel inspirado na banda, também tem. O Hard Days Night é um hotel temático Beatles, com referências por onde quer que se olhe (ou ouça). Ocupa o maravilhoso edifício de 1884, que já foi a estação central de trem, e tem luxos que os rapazes nunca imaginariam ter na época em que viviam em Liverpool.

dica to go travel

A forma mais fácil de se chegar a Liverpool, à partir de Londres, é de trem. A viagem dura cerca de 2h30 e há 3 partidas a cada hora da estação londrina de Euston.

Passagens aéreas para Manchester

Hotéis em Liverpool

Cindy Wilk
Cindy Wilk

Cindy rodou mais de 40 países, ama praias e desertos, acha a Ásia o continente mais aconchegante do mundo e não pretende parar nunca de viajar para escrever e escrever para viajar. Autora de Endereços Curiosos de Londres (Panda Books) e Volta ao Mundo em 101 Dicas (Ediouro), colaborou para várias publicações de viagem e foi diretora de redação da revista TAM nas Nuvens.