Home > Viajante Hiperconectad@ > Os melhores lugares para beber vinho e comer bem
18 de janeiro de 2017

Os melhores lugares para beber vinho e comer bem

Destinos enogastronômicos estão em alta. Abaixo, sugestões gourmet para unir bons vinhos e boa comida em sua próxima viagem

Eat, drink and love… What can the rest avail us? Lord Byron não era o cara mais alegrinho do mundo, mas sua máxima contém a mais fina sabedoria gourmet. Comer, beber e amar… O que mais pode nos redimir? Se você completou com viajar, lacrou a lista!

Fiz essa pequena seleção de viagens enogastronômicas para você se divertir a dois. Viagens gourmet para quem ama comer bem, beber bons vinhos e boas caminhadas nos parreirais… A companhia fica por sua conta, é evidente! 😉

1.O melhor lugar para beber vinho e comer bem no Brasil

Anote: Bento Gonçalves

Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, é o mais importante destino enogastronômico do Brasil. Ali, no chamado Vale dos Vinhedos, você poderá saborear receitas tradicionais da Serra Gaúcha – ou melhor seria dizer da região do Vêneto, na Itália – como o galeto ao primo canto ou o ravióli de tortei (abóbora). Para fazer as melhores degustações, há lindas vinícolas como a Casa Valduga, a Miolo e a Don Giovanni.

Onde comer na Serra Gaúcha: Casa di Paolo (RS-470 para Porto Alegre, km 221,6 – Garibaldina) ou Canta Maria (RS-470 p/ Porto Alegre, km 217,5 – Pórtico Pipa)
Que vinho comprar na Serra Gaúcha: os espumantes, em especial do da Vinícola Hermann

to-go-blogs-viajante-hiper-comer-e-beber-gourmet
Imagem: Creative Commons/wikimedia
to-go-blogs-viajante-hiper-comer-e-beber-gourmet
Imagem: Creative Commons/wikimedia

2.O melhor lugar para beber vinho e comer bem no Chile

Anote: Santiago

O Chile é reconhecido por sua gastronomia centrada nos pescados. Um dos pratos mais típicos é o curanto – um cozido forte que mistura batatas, carne vermelha, frutos do mar e frutos do mar esquisitíssimos como o picoroco. Com temperos fortes e carregados na pimenta, você logo vai aprender que o complemento ideal para esses pescados são – surpreendentemente – os vinhos tintos. Da capital chilena é possível partir para passeios de um dia até as vinícolas mais próximas como a Concha Y Toro e a Tarapacá.

Onde comer em Santiago: Boragó (Nueva Costanera 3467, Vitacura) e 99 (Andrés de Fuenzalida 99, Providencia)
Que vinho comprar em Santiago: Concha Y Toro Don Melchor

to-go-blogs-viajante-hiper-comer-e-beber
Imagem: Creative Commons/wikimedia
to-go-blogs-viajante-hiper-comer-e-beber
Imagem: Creative Commons/wikimedia

3.O melhor lugar para beber vinho e comer bem na Argentina

Anote: Mendoza

A principal cepa da região de Mendoza, na Argentina, é a de uvas Malbec, responsável por vinhos bem encorpados. Há mais de mil vinícolas por lá e quase 200 delas estão abertas à visitação. Visite muitas – das mais tradicionais como a Trapiche às mais novas como a Caelum, passando pela queridinha de Mendoza: Catena Zapata. O passeio pelas bogegas – como ali são chamadas – pode, além da degustação, incluir uma conversa com os próprios proprietários. Ou quem sabe, um passeio de balão.

Onde comer em Mendoza: não perca a parrila do Hotel Hyatt
Que vinho comprar em Mendoza: Angelica Zapata Malbec

4.O melhor lugar para beber vinho e comer bem nos Estados Unidos

Anote: Califórnia

A pouco mais de uma hora de San Francisco fica a região de Sonoma que tem mais de 500 vinícolas. A rota do vinho californiano inclui lindas fazendas e municípios pequeninos onde a melhor hospedagem é sempre um bed and breakfast. Não deixe de experimentar os Pinots Noir e os Chardonnays da região e, claro, visitar as vinícolas de Porter Creek Vineyards (8735 Westside Rd., Healdsburg, CA) e Laurel Glen Vineyard (969 Carquinez Ave., Glen Ellen, CA), entre outras.

Onde comer em Sonoma: Bergamot Alley (328 A Healdsburg Ave., Healdsburg, CA), que tem uma carta excepcional para acompanhar sua refeição.
Que vinho comprar em Sonoma: Meiomi Pinot Noir 2013

to-go-blogs-viajante-hiper-comer-e-beber
Imagem: Creative Commons/wikimedia

5.O melhor lugar para beber vinho e comer bem na Espanha

Anote: La Rioja

Esta região vinícola da Espanha é parte do Caminho de Santiago. Então, se você pensa em unir um ao outro, trate de estabelecer que ali será uma espécie de Las Vegas, um pouco de pecado da gula para depois ter o perdão em Santiago. Bom, La Rioja tem mais de 500 bodegas – vinícolas – e um turismo enogastronômico bem estruturado. Ou seja, além de degustar bons vinhos, você vai poder andar a cavalo no parreiral, sobrevoar as montanhas de balão, andar por aí de 4X4 e ainda se surpreender com os prédios das vinícolas – um mais interessante que o outro. Entre as bodegas imperdíveis estão: Eguren Ugarte, Marques de Riscal, Baigorri e Luis Cañas.

Onde comer em La Rioja: El Portal de Enchaurren (C/ Padre José García, 19, Ezcaray) e Venta Moncalvillo (Ctra. de Medrano, 6. Daroca de Rioja)
Que vinho comprar em La Rioja: Gran Reserva La Rioja

to-go-blogs-viajante-hiper-comer-e-beber
Imagem: Creative Commons/wikimedia

6.O melhor lugar para beber vinho e comer bem na França

Anote: Champagne

O melhor lugar para beber vinho e comer bem na França é qualquer lugar. Mas a região de Champagne, ao norte, é perfeita para quem gosta de espumantes – os originais champanhes – e de alta gastronomia.
Organizados em 5 circuitos balizados, esses itinerários serpenteiam no meio dos vinhedos, conduzindo-o por magníficas vistas, vilarejos autênticos, antigos monastérios e imponentes castelos e igrejas. Os produtores de vinho lhe propõem uma visita personalizada, familiar e artesanal. Recomenda-se reservar a visita com antecedência para garantir a disponibilidade dos proprietários. As visitas podem ser pagas ou gratuitas, conforme o formato proposto. Em Reims, você pode visitar as célebres Veuve Clicquot e Taittinger, já Epernay é casa da Moet Chandon e da Mercier.

Onde comer em Champagne: os estrelados Le Millenáire e Le Parc Les Crayères e o Le Pavillon CG, mais baratinho
Que vinho comprar em Champagne: Veuve Clicquot

to-go-blogs-viajante-hiper-comer-e-beber
Imagem: Creative Commons/wikimedia

7.O melhor lugar para beber vinho e comer bem na Itália

Anote: Toscana

De Florença, você pode partir por um roteiro pelos campos da Toscana. No caminho, videiras das mais antigas cepas – remontam à chegada dos primeiros humanos à região. É mole? Pense que o vinho que você toma ali hoje está conectado ao tomado no Império Romano! No roteiro inclua cidades tombadas pelo patrimônio histórico como Pisa, San Gimignano, Val d’Orcia e outras tão pitorescas como Lucca, Arezzo e Siena. Ali, também é terra de bons azeites e de trufas. Então, à mesa, você terá receitas perfumadas onde o ingrediente principal é a carne, em especial a bisteca.

Onde comer na Toscana: os econômicos Officina della Bistecca, em Chianti (Via XX Luglio 11, em Chianti) e Bar dell’Orso, em Monteriggioni
Que vinho comprar na Toscana: Chianti Classico, Vino Nobile de Montepulciano e Brunello di Montalcino

to-go-blogs-viajante-hiper-comer-e-beber
Imagem: Pixabay
to-go-blogs-viajante-hiper-comer-e-beber
Imagem: Creative Commons/wikimedia

Confira mais dicas sobre Santiago, Mendoza, Califórnia, Espanha, França e Florença em nossos Guias de Viagem.

dica to go travel

Beber e dirigir não é uma boa ideia. Ao programar uma viagem para regiões onde degustar é preciso, tente reservar um carro com motorista ou então um tour organizado para visitar as vinícolas.

Passagens aéreas para Porto Alegre, Santiago, Mendoza, San Francisco, Bilbao, Champagne e Florença

Hotéis em Bento Gonçalves, Santiago, Mendoza, San Francisco, Logroño, Champagne e Florença

Cindy Wilk
Cindy Wilk

Cindy rodou mais de 40 países, ama praias e desertos, acha a Ásia o continente mais aconchegante do mundo e não pretende parar nunca de viajar para escrever e escrever para viajar. Autora de Endereços Curiosos de Londres (Panda Books) e Volta ao Mundo em 101 Dicas (Ediouro), colaborou para várias publicações de viagem e foi diretora de redação da revista TAM nas Nuvens.