Home > Viajante Hiperconectad@ > Os melhores chás da tarde de Londres
27 de março de 2017

Os melhores chás da tarde de Londres

Em hotéis de luxo, lojas de departamento ou em ônibus de dois andares? Conheça alguns dos melhores lugares para tomar o chá da tarde em Londres

to-go-blogs-viajante-hiper-chas-londres
Shutterstock/Ksenija Toyechkina

Chá da tarde londrino está naquela categoria de coisas que são quase sempre iguais, mas a atmosfera é totalmente diferente. O que muda de um para o outro são (deliciosos) pequenos detalhes.

Entre as coisas que não mudam estão os scones (tradicionais pãezinhos amanteigados) com creme, mini-sanduíches recheados de pepino, salmão ou pasta de ovo, doces delicados e geleias. Sempre dispostos nas típicas bandejas de três andares e acompanhados de uma vasta seleção de chás – dos típicos Earl Gray ou Darjeeling ao chá branco – ou/e uma tacinha de champanhe.

O clássico chá das cinco, moda inventada pela Duquesa de Bedford, na década de 1830, como uma ocasião social para basicamente se falar da vida alheia, ainda é tradição na maioria dos hotéis e casas de chá inglesas. Mas não exatamente às cinco da tarde. Geralmente, eles começam a ser servidos às 13hs e seguem até as cinco, alguns menos, outros mais.

É daquelas coisas para se fazer uma vez na vida (pelo menos). Difícil é eleger um único chá da tarde. Das mais caretas às mais inovadoras, algumas possibilidades:

Nos hotéis mais luxuosos

Mesmo que o orçamento da sua viagem não permita se hospedar num cinco-estrelas icônico de Londres, vale investir uma graninha (pense em algo entre 50 e 60 libras por pessoa e coloque mais 15 caso queira também uma taça de champanhe) para tomar chá nos suntuosos salões de um hotel de luxo. No The Ritz, ele é servido no Palm Court, ambiente clássico de pé direito altíssimo, lustres de cristal, palmeiras, pianista, horário marcado e dress code (paletó para cavalheiros e nada de jeans).

to-go-blogs-viajante-hiper-chas-londres
www.instagram.com/theritzlondon

Outro clássicos: o chá servido no salão art deco do elegantésimo Claridge’s; no Thames Foyer, salão com clima de gazebo de inverno do luxuoso The Savoy; ou no mais discreto e ultra sofisticado The Brown’s.

to-go-blogs-viajante-hiper-chas-londres
www.instagram.com/browns_hotel

Nas lojas de departamento

Fortnum & Mason não é “apenas” uma loja de departamento, mas sim uma dos selecionados estabelecimentos da cidade com o selo de fornecedor da família real. A loja existe desde 1707 (!), mas o Diamond Jubilee Tea Salon foi aberto somente em 2012, com a presença da Rainha Elizabeth II, acompanhada de Kate Middleton e Camilla Parker-Bowles. O salão, das paredes às xícaras, é todo nas cores pastel que identificam as cobiçadas latinhas de chá da marca.

to-go-blogs-viajante-hiper-chas-londres
www.instagram.com/fortnums
to-go-blogs-viajante-hiper-chas-londres
www.instagram.com/fortnums

E, claro, sempre há a Harrods. Lá o chá da tarde na loja é servido no The Georgian Restaurant, cuja lista de itens de vestuário proibidos no específico dress code é talvez maior que os itens incluídos nas bandejas do chá.

to-go-blogs-viajante-hiper-chas-londres
Imagem: divulgação

Em casas de chá

Para quem ficou um pouco incomodado com essa coisa toda do dress code, a dica é o chá da tarde do Orange Pekoe, uma casa de chá fofa e já com cara de countryside que fica na beira do Tâmisa, mas um pouco afastada do centro. Em dias quentes, as mesas do terraço com vista para o rio são bem agradáveis. O chá é servido aqui das 2 às 5 da tarde e é bem mais econômico que a média: 19,95 libras.

to-go-blogs-viajante-hiper-chas-londres
www.instagram.com/orangepekoeteas

Nas alturas

A verdade é que a maioria dos chás da tarde londrinos são servidos dentro de salões – suntuosos, é claro – mas em ambientes fechadões. Para beliscar os quitutes vendo a cidade do alto, a dica é o chá da tarde no Aqua Shard, no 31o andar do The Shard, o modernoso arranha-céu projetado por Renzo Piano, ao lado da London Bridge. Vale emendar no drinque de fim de tarde.

to-go-blogs-viajante-hiper-chas-londres
www.instagram.com/dandelgrosso

Em movimento

O Afternoon Tea Bus Tour é isso mesmo que você está pensando: um chá da tarde cheio dos cupcakes e macarrons da Brigit’s Bakery, de Covent Garden, servidos durante um tour naqueles tradicionais ônibus londrinos de dois andares. No lugar dos bancos, mesas; e sim, há um áudio contando a história das atrações turísticas pelo caminho. Recentemente, foi lançado também o Afternoon Tea Boat Tour, a mesma ideia mas em versão passeio de barco pelo Tâmisa, mas ainda com poucas datas de saídas.

to-go-blogs-viajante-hiper-chas-londres
www.instagram.com/b8bakery
to-go-blogs-viajante-hiper-chas-londres
Imagem: divulgação

Quer saber mais sobre Londres? Leia aqui sobre Southbank e os roteiros de Shakespeare; e aqui sobre passeios com crianças.

Confira mais dicas sobre Londres em nossos Guias de Viagem.

dica to go travel

A maioria dos chás da tarde londrinos contemplam também quem é vegetariano, vegano ou não come glúten. No entanto, é preciso pedir com 24 horas de antecedência.

Passagens aéreas para Londres

Hotéis em Londres

Cindy Wilk
Cindy Wilk

Cindy rodou mais de 40 países, ama praias e desertos, acha a Ásia o continente mais aconchegante do mundo e não pretende parar nunca de viajar para escrever e escrever para viajar. Autora de Endereços Curiosos de Londres (Panda Books) e Volta ao Mundo em 101 Dicas (Ediouro), colaborou para várias publicações de viagem e foi diretora de redação da revista TAM nas Nuvens.