Home > Viajante Hiperconectad@ > Mercados de Natal: os mais divertidos da Alemanha
25 de novembro de 2016

Mercados de Natal: os mais divertidos da Alemanha

A tradição dos mercados de Natal é antiquíssima na Europa e os da Alemanha estão entre os mais famosos. Aqui você vai entender por que

Falta exatamente um mês para o Natal de fato. Mas em muitas cidades alemãs – como aliás em muitas outras da Europa – o bom velhinho já está em todas. Os mercados de Natal por ali abrem no final de novembro e só acabam na semana do Natal. Você vai se perguntar como eles podem ser tão carolas a este ponto de comemorar a festa o mês inteiro, mas a coisa toda é mais tradição do que religiosidade.

mercados-de-natal-alemanha
Foto: istock-sack

Imagine: agora, a temperatura por ali já não passa dos dois dígitos e, de noite, já ronda zero grau. Os mercados de Natal têm o antídoto para este clima (que é bem gostoso quando não se tem a perspectiva de só piorar daqui para frente): vinho quente. Mercados de Natal são sinônimo de Glühwein + encontrar os amigos + quem sabe já aproveitar para fazer as compras de Natal.

mercados-de-natal-alemanha
Foto: istock-alexraths

Sacou? O negócio é mais profano (e etílico) do que se pensa. Veja os mais divertidos (e curiosos) mercados de Natal nas principais cidades da Alemanha:

Munique

A capital da Bavária tem por baixo uns 20 mercados de Natal, todos cheios de personalidade. O mais tradicional é o Christkindlmarkt at Marienplatz, conhecido como o “original”. Trata-se do mais antigo da cidade, que acontece desde o século 17, mas anteriormente a alguns quarteirões de distância. Na praça, é montada a árvore de 30 metros com 2500 velas e a festa acontece ao redor.

mercados-de-natal-alemanha
Foto: istock-rudybalasko

Bem menos tradicional, mas já uma tradição com 12 anos completos é o Pink Christmas, o Natal LGBT da cidade. Oportunidade de ouro para ver hilários shows de drag queens cantando gingles natalinos.

Outro lugar bem popular durante o Natal é a Karlplatz (Stachus). Há ali um mercado de Natal, mas a maior atração é a imensa pista de patinação no gelo ao lado. Alguma dúvida?

mercados-de-natal-alemanha
Foto: istock-camacho9999

O próprio aeroporto de Munique dá lugar a um mercado de Natal, o Winter Market. São montadas 45 barraquinhas, árvores de Natal e também uma pista de patinação no gelo.

mercados-de-natal-alemanha
Foto: istock-jesusfernandez32

Nuremberg

O mercado de Natal da cidade, conhecido como Christkindlesmarkt, tem uma figura central: a christkind, algo como a “menina-anjo” que, precisamente hoje, dia 25 de novembro, abre o “seu” mercado e o representa até o fim do Natal.

mercados-de-natal-alemanha
Foto: istock-stephan-zabel

A cada ano, uma garota diferente é escolhida, mas algo elas têm em comum: o pré-requisito para a eleição é não sofrer de vertigem, já que elas têm de se equilibrar no estreito terraço da igreja, onde a cerimônia acontece, a grande altitude.

mercados-de-natal-alemanha
Foto: istock-argalls

Esta tradição só perde para os famosos biscoitos de gengibre, os Lebkuchen, assados na cidade há mais de 600 anos.

mercados-de-natal-alemanha
Foto: istock-romrodinka

Dresden

Mas talvez não tenha nada mais impressionante que o Striezelmarkt, em Dresden, mercado de Natal mais antigo da Alemanha inteira, que acontece entre os antigos prédios barrocos da cidade há 528 (!) anos.

mercados-de-natal-alemanha
Foto: istock-querbeet

Hamburgo

Mas vamos dizer que até agora tudo lhe pareceu muito careta. Então talvez seu mercado de Natal seja o St. Pauli, que acontece no bairro da luz vermelha de Hamburgo, Reeperbahn.

mercados-de-natal-alemanha
Foto: Instagram_@michel_299

Resultado: um Natal com temática erótica desde o logo, um papai Noel peladinho, tatuado e óculos escuros, escondendo as partes íntimas.

mercados-de-natal-alemanha
Foto: Instagram_@lieblingsplaetze

Não só. O primeiro Natal X-rated do mundo tem striptease de anjos, karaokê pornô, shows eróticos e vende guloseimas de formatos, digamos, ousados.

Só para provar que a função do Natal por aquelas bandas é mesmo elevar as temperaturas glaciais. E toda a forma de criatividade é bem-vinda.

mercados-de-natal-alemanha
Foto: Instagram_@jul_roes

dica to go travel

Os escritórios de turismo alemães adoram aqueles cartões de descontos, os CityPass. A maioria das cidades alemãs tem. Por um preço único eles dão direito a uso ilimitado do transporte público, city tours em ônibus turísticos e também entrada gratuita ou desconto em museus. Vale à pena pesquisar.

Passagens aéreas para Munique, Dresden e Hamburgo

Hotéis em Munique, Dresden e Hamburgo

Cindy Wilk
Cindy Wilk

Cindy rodou mais de 40 países, ama praias e desertos, acha a Ásia o continente mais aconchegante do mundo e não pretende parar nunca de viajar para escrever e escrever para viajar. Autora de Endereços Curiosos de Londres (Panda Books) e Volta ao Mundo em 101 Dicas (Ediouro), colaborou para várias publicações de viagem e foi diretora de redação da revista TAM nas Nuvens.