Home > Viajante Hiperconectad@ > Miami: os segredos de Coral Gables
7 de março de 2016

Miami: os segredos de Coral Gables

Miami_Coral_Gables_Biltmore_Hotel_night
Foto: iStock/gregobagel

Ao escrever aqui sobre a piscina pública Venetian Pool, em Coral Gables, Miami, lembrei de outros segredos clássicos dos arredores que me deixaram com a estranha sensação de ser teletransportada para outra era. A piscina, aliás, foi uma ótima ideia para aproveitar a pedreira de onde foi tirado o material para erguer o bairro de Coral Gables – na década de 20, o empreendimento era anunciado como “A Cidade dos Sonhos”, um verdadeiro paraíso na terra.

E toda cidade dos sonhos deveria ter um hotel nababesco. Neste caso, o Biltmore Hotel, de 1925, idealizado por George Merrick, o fundador de Coral Gables, e projetado por Schultze e Weaver, os mesmo arquitetos que assinaram o Waldorf Astoria de Nova York.

Com uma torre de 100 metros inspirada na de Giralda, em Sevilha, conta-se que o Biltmore tenha sido referência para o The Twillight Zone Tower of Terror, o hotel mal-assombrado da Disney.

Miami_Coral_Gables_Biltmore_Hotel_cloudy
Foto: iStock/Mickrick

Na vida real, o Biltmore e seu lobby cheio de gaiolas de canários é um famoso spot para caça-fantasmas, embora queira ser hoje conhecido pelo impecável campo de golfe.

No penúltimo andar da torre está uma das suítes mais disputadas do hotel, conhecida como a suíte de Al Capone, cativa do maior gângster de Chicago e, nos dias de hoje, a preferida de Bill Clinton. A pesada escrivaninha de madeira da sala foi comprada para o então presidente despachar do hotel, em uma de suas visitas.

Outra coisa que impressiona no Biltmore: sua piscina famosa, uma das maiores dos Estados Unidos, com capacidade para 700 mil litros d’água. E mesmo que você não se hospede aí, vale dar uma passada durante o tradicional brunch de domingo (das 10hs às 16hs, U$ 85 por pessoa).

Miami_Coral_Gables_Biltmore_Hotel_swimming_pool
Foto: iStock/cristiani

Um paraíso na Terra também deve ter muito verde. E tem. O Fairchild Tropical Botanic Garden é obra do explorador e botânico David Fairchild, que em 1935, se aposentou em Miami e formou um grupo de colecionadores apaixonados por plantas. Em 1938 estava aberto o Jardim Botânico Fairchild, um lindo passeio para apaixonados por natureza.

Miami_Coral_Gables_Fairchild_Botanic_Garden
Foto: iStock/mariakraynova

Uma das alas tem um interessante criadouro de milhares de borboletas.

Miami_Coral_Gables_Fairchild_butterfly
Foto: iStock/mickrick

Compras em Coral Gables? Tem também. Basta ir ao Village Merrick Park, o mall local. Compacto e com áreas ao ar livre, é uma experiência legal para quem está mais para passear do que para um dia de heavy shopping. Um bom lugar para almoçar por ali é o italiano Villagio. Pastas decentes e agradáveis mesinhas ao ar livre.

Para fechar em alto estilo uma volta a este pedacinho de Downtown Miami, vale visitar a casa de um dos primeiros ricaços americanos a aderir à moda de ter residências de inverno na cidade, iniciando o primeiro boom imobiliário em Miami.

Miami_Coral_Gables_Vizcaya_Palace
Foto: iStock_JillianCain

Trata-se do industrial de Chicago James Deering que, em 1914, encomendou uma insana “vila renascentista italiana” em plena Coconut Grove, bairro vizinho a Coral Gables. O palácio Vizcaya funciona há décadas como museu e exerce especial fascínio em noivas latinas produzindo fotos para seus álbuns de casamento, é prova de que a extravagância de Miami é uma mania antiga.

Mas… vamos dizer que este lado de Miami não faz o mínimo sentido para você. Ok, então o seu lugar na cidade é Wynwood, o bairro feioso e perigoso que ganhou um banho de grafitti e criatividade.

Cindy Wilk
Cindy Wilk

Cindy rodou mais de 40 países, ama praias e desertos, acha a Ásia o continente mais aconchegante do mundo e não pretende parar nunca de viajar para escrever e escrever para viajar. Autora de Endereços Curiosos de Londres (Panda Books) e Volta ao Mundo em 101 Dicas (Ediouro), colaborou para várias publicações de viagem e foi diretora de redação da revista TAM nas Nuvens.