Home > Viajante Hiperconectad@ > Nova York de cara nova
1 de setembro de 2017

Nova York de cara nova

Ainda mais conectada – em todos os sentidos – Nova York está cheia de novidades. De wifi gratuito a terminal de aeroporto para pets, veja aqui algumas surpresas

nova-york-novidades-to-go-blogs-viajante-hiper
Imagem: iStock_sborisov

No lugar dos orelhões, totens de wifi
Se você é como eu, que vive se perguntando por que mesmo ainda há orelhões pelas ruas em 2017, Nova York resolveu a questão. Desde junho deste ano, no lugar dos telefones públicos, foram instalados 700 quiosques que oferecem wifi de graça, tomadas para carregar aparelhos e, bom, vai que… até chamadas telefônicas. Só que gratuitas e para qualquer lugar dos Estados Unidos. Os totens LinkNYC têm também um tablet acoplado, com mapas e serviços. E é só o começo. Até 2024 serão 7.500 quiosques destes.

nova-york-novidades-to-go-blogs-viajante-hiper
Imagem: divulgação

Wifi de graça no metrô
Ok, você está em movimento e não tem tempo para ficar parado nas proximidades de um totem para ficar conectado. O sistema Transit Wireless Wifi disponibiliza, desde o começo do ano, internet gratuita em 278 estações de metrô de 22 linhas da intrincada malha da cidade.

nova-york-novidades-to-go-blogs-viajante-hiper
Imagem: Testspiel.de

Ainda mais metrô
Falando no New York City Subway, o sistema de metrô da cidade é o maior do mundo, com cerca de 380 quilômetros de trilhos. E passa por uma onda de expansão, após 25 anos sem novidades. No começo do ano, foram inauguradas 3 novas estações na Second Avenue, no Upper East Side, servidas pela linha Q. E, no final de 2015, abriu a 34 St-Hudson Yards, num dos extremos da High Line. Ou seja, no Meatpacking, o bairro da vez em Nova York.

nova-york-novidades-to-go-blogs-viajante-hiper
A moderna 34 St-Hudson Yards. Imagem: Wikimedia_Creative Commons

O gigante de Calatrava
A grande atração desta área é um pouco mais antiga – de 2016 – e bem mais controversa: a gigantesca estação do World Trade Center Transportation Hub projetada pelo espanhol Calatrava e apelidada de Oculus (custou a bagatela estimada em 4 bilhões de dólares, e justamente por isso o barulho). Para os turistas, garante boas fotos.

nova-york-novidades-to-go-blogs-viajante-hiper
Imagem: divulgação

As novas linhas de ferry
Nada melhor que atravessar o East River para o Brooklyn, a bordo das balsas de linha, para se ter a real dimensão de que Manhattan é uma ilha. Desde maio deste ano, pode-se ir ainda mais longe. Novas linhas que saem do Pier 11 de Manhattan vão até o Queens, ao extremo sul do Brooklyn e a Astoria. Para 2018 estão prometidas conexões aquáticas para o Lower East Side e para o Bronx. Tudo ao valor de um passe de metrô (US$ 2.75), que pode ser comprado online.

nova-york-novidades-to-go-blogs-viajante-hiper
Imagem: NY Waterways

Bikes por toda a cidade
O programa de bikes compartilhadas começou meio tímido e resolveu de fato viralizar pela cidade há nem dois anos. Resultado: hoje são 10 mil bikes, 600 estações espalhadas por 55 bairros. O mapa e instruções de como baixar o aplicativo estão aqui.

nova-york-novidades-to-go-blogs-viajante-hiper
Imagem: Wikimedia_Creative Commons

O terminal para pets
Isso mesmo que você leu. Como parte da renovação bilionária (10 bi para ser exata) do aeroporto JFK, está sendo erguido, na área de carga, um terminal para animais. De cãezinhos a cavalos, passando por qualquer outro bicho – o que tecnicamente se batiza “carga viva”. The ARK at JFK reúne, em um só espaço, tudo que os animais precisam antes e depois de voar, como assistência veterinária ou canis para quarentena. A primeira fase já está em funcionamento desde fevereiro.

Ainda sobre aeroportos…
Muita coisa está em obras para os próximos anos. Até 2021, o aeroporto de La Guardia será completamente renovado. E chegar até lá à partir do centro de Manhattan ficará mais rápido com um novo AirTrain (como os que já levam ao JFK e a Newark). Ele vai partir da central Penn Station, estação que também ganha um retrofit e uma bela extensão: se une ao James A. Farley Post Office, o histórico prédio central dos Correios. Será um hub de transporte batizado de Empire State Complex. Para completar o pacotão, o Newark Liberty National Airport também ganha um novo terminal, reforminha de US$ 2.4 bilhões.

Ou seja: não importando por onde o visitante chegar, vai ser meio impossível não notar que Nova York está ainda mais moderna.

Confira mais dicas sobre Nova York em nossos Guias de Viagem.

dica to go travel

Com um meio de transporte tão eficiente, pode compensar se hospedar no Brooklyn, que é legal, está a um passo de Manhattan e tem hospedagem mais em conta. Veja aqui 9 Razões para trocar Manhattan pelo Brooklyn.

Passagens aéreas para Nova York

Hotéis em Nova York

Cindy Wilk
Cindy Wilk

Cindy rodou mais de 40 países, ama praias e desertos, acha a Ásia o continente mais aconchegante do mundo e não pretende parar nunca de viajar para escrever e escrever para viajar. Autora de Endereços Curiosos de Londres (Panda Books) e Volta ao Mundo em 101 Dicas (Ediouro), colaborou para várias publicações de viagem e foi diretora de redação da revista TAM nas Nuvens.