Home > Viajante Hiperconectad@ > O que fazer de graça em Londres
28 de abril de 2017

O que fazer de graça em Londres

A capital da Inglaterra é cheia das atrações gratuitas. Museus, parques e até cabeleireiro. Descubra Londres de graça em 11 passeios

1. Observar as múmias do British Museum
Não se paga nenhuma libra para ver esta que é uma das maiores atrações londrinas. O museu é tão grande – são 80 mil objetos em exposição – que é preciso ser objetivo. A ala egípcia, com suas múmias, é imbatível. Mas também tem a Rosetta Stone, armaduras de Samurais, esculturas do Parthenon e muito mais. E com direito a atividades especiais às sextas feiras.

To-Go-Familia-Em-Ferias-Londres
Foto: Visit Britain

2. Fazer um tour guiado pelas ruas da cidade
Pode parecer pegadinha para turista, mas não é. Em Londres há empresas que fazem walking tours, ou seja, tours guiados em que se anda pela cidade, totalmente gratuitos. A única coisa que se espera é uma caixinha para o guia. E, ainda por cima, eles são temáticos. Na Free London Walking Tours pode-se escolher entre andar atrás de histórias de fantasmas ou quem sabe seguir os passos de Jack, o Estripador. São no total 7 caminhadas diferentes.

londres_de_graça_to_go_blogs_viajante_hiper
Shutterstock_IR Stone

3. Saber o que rola no Houses of Parliament
O centro da democracia britânica, o Parlamento, têm suas portas abertas para qualquer um que queira assistir a debates ou sessões em suas duas casas – House of Commons ou House of Lords. Já o tour pelo prédio de onde brota o Big Ben é pago.

londres_de_graça_to_go_blogs_viajante_hiper
Shutterstock_f11photo

4. Se encantar com as pinturas da National Gallery
São 2.300 obras de arte dos mestres medievais aos impressionistas franceses inteiramente de graça a qualquer dia da semana. Só as exibições temporárias exigem ingresso. Para evitar as multidões, prefira as manhãs dos dias da semana e noites de sexta-feira.

londres_de_graça_to_go_blogs_viajante_hiper
Shutterstock_IndustryAndTravel

5. Ver Warhol (ou o Tâmisa) na Tate Modern
Visitar o acervo permanente do museu de arte moderna mais amado pelos londrinos é totalmente grátis. Vale entrar várias vezes. Seja para ver Andy Warhol, Pollock e Matisse durante um passeio por Southbank, seja para tomar um café no último andar e ter a vista para o Tâmisa.

londres_de_graça_to_go_blogs_viajante_hiper
Shutterstock_Bikeworldtravel

6. Fazer um piquenique no Greenwich Park
Do alto da colina no centro do parque, ao lado do Royal Observatory, a vista de Londres é algo impressionante. Paga-se para entrar no Observatório mas, acredite, em um dia ensolarado você vai querer é fazer um piquenique nos imensos gramados que o rodeiam.

londres_de_graça_to_go_blogs_viajante_hiper
Shutterstock_Nadiia Gerbish

7. Passear pelos mercados da cidade
Pode ser no gourmet Borough Market, que completou 1000 anos em 2014; no Portobello Road, onde garimpa-se especialmente antiguidades e roupas vintage; ou no hipster Broadway Market, em Hackney. Isso só para citar alguns. Sim, é de graça mas pode sair caro caso você não se controle.

londres_de_graça_to_go_blogs_viajante_hiper
Shutterstock_Alex Segre

8. Cortar o cabelo no Tony&Guy
Quase de graça. Por uma taxa simbólica de 5 libras é possível fazer um corte como modelo da escola do badalado salão londrino. Pelos alunos da escola, mas com supervisão do professor. Demora umas 3 horas, mas costuma valer bem à pena.

londres_de_graça_to_go_blogs_viajante_hiper
Imagem: divulgação

9. Ir ao Isabellas’s Plantation no Richmond Park
O Richmond Park é um dos mais belos de Londres. É uma área de conservação de vida selvagem em plena metrópole com cervos, raposas, cerca de 150 espécies de aves e até uma grande floresta plantada pelo homem na Londres Vitoriana e que fica mais exuberante na primavera. Às quartas-feiras, há uma van gratuita que circula entre o estacionamento principal do parque e a Isabella’s Plantation.

londres_de_graça_to_go_blogs_viajante_hiper
Shutterstock_Nando Machado

10. Levar as crianças para o Science Museum
Vai para Londres com os pequenos? Então, além das ótimas dicas da Bettina Monteiro, vale ir ao super bacana Science Museum. Com exceção do cinema Cinema 3D, simuladores e algumas das exibições especiais, é de graça. Do primeiro computador Apple a foguetes, passando pela primeira locomotiva a vapor, está tudo ali, para atiçar a curiosidade das crianças.

londres_de_graça_to_go_blogs_viajante_hiper
Shutterstock_Anton_Ivanov

11. Explorar a igreja dos Templários
A Temple Church é uma velha conhecida dos fãs de Código da Vinci, já que cenas importantes do filme foram rodadas ali. Pois na vida real, a igreja foi de fato erguida pelos Templários no século 12 para dar suporte aos peregrinos a caminho de Jerusalém. Muito mistério por nenhuma libra. Para visitantes abre apenas de segunda a sexta.

londres_de_graça_to_go_blogs_viajante_hiper
Shutterstock_Dmitry Naumov

Confira mais dicas sobre Londres em nossos Guias de Viagem.

dica to go travel

Quer mais ideias do que fazer de graça em Londres? O Visit London, escritório oficial de promoção turística da cidade, listou 101 programas gratuitos pela cidade.

Passagens aéreas para Londres

Hotéis em Londres

Cindy Wilk
Cindy Wilk

Cindy rodou mais de 40 países, ama praias e desertos, acha a Ásia o continente mais aconchegante do mundo e não pretende parar nunca de viajar para escrever e escrever para viajar. Autora de Endereços Curiosos de Londres (Panda Books) e Volta ao Mundo em 101 Dicas (Ediouro), colaborou para várias publicações de viagem e foi diretora de redação da revista TAM nas Nuvens.