Home > Viajante Hiperconectad@ > Os países mais pacíficos do mundo para viajar
10 de abril de 2017

Os países mais pacíficos do mundo para viajar

Em tempos estranhos, conheça os 11 países mais pacíficos do mundo para viajar na maior tranquilidade

Que o mundo está ficando um lugar mais perigoso, ninguém duvida. Mas obviamente que ainda há cantinhos totalmente alheios a conflitos e, sim, bem na paz. No último grande estudo mundial sobre o tema, o Global Peace Index, do Institute of Economics and Peace, apenas 11 de 163 países foram classificados como muito pacíficos. O estudo mede o grau de paz combinando três indicadores: o nível de segurança da sociedade, o grau de militarização e a extensão de conflitos internos e externos. Só para ter uma ideia, o Brasil está na 115ª posição. E o pior do mundo, bem óbvio: a Síria. Quer saber quais são os 11 países nota 10 de paz?

11º Finlândia

Sempre nas listas dos países menos corruptos do mundo, a Finlândia também não entra em conflitos, mesmo com a proximidade geográfica com a Rússia. As forças militares apenas se envolvem em missões de paz na ONU. E, sim, tem sol da meia noite, florestas inacreditáveis e possibilidades de ver a Aurora Boreal na santa paz.

to-go-blogs-viajante-hiper-paises-mais-pacificos-do-mundo
Helsinque, capital da Filândia. Shutterstock/Scanrail1
to-go-blog-viajante-hiper-aurora-boreal
iStock_MuYeeTing

10º Eslovênia

O país não tem um litoral imenso como o da Croácia, mas é repleto de vales bucólicos, montanhas com picos nevados e uma cultura vibrante na capital Liubliana. Sem estresse. A sensação de segurança da população é altíssima (ajuda o fato de ter mais policiais por habitante do que a média) e os vizinhos – Itália, Croácia, Hungria e Áustria – também têm altos índices de paz.

to-go-blogs-viajante-hiper-paises-mais-pacificos-do-mundo
Liubliania, a capital da Eslovênia. Shutterstock/Tomas Kulaja

9º Japão

No país mais pacífico da Ásia, segundo o estudo, os índices de violência são baixíssimos.  Como também as ameaças de terrorismo. Desmilitarizado desde a Segunda Guerra, as relações com os países vizinhos é cordial. Sem falar que a cultura é interessantíssima e agora, na primavera, as cerejeiras em flor dão um colorido especial.

to-go-blogs-viajante-hiper-paises-mais-pacificos-do-mundo
Cerejeiras em flor no Ueno Park, em Tóquio. Shutterstock/Sean Pavone

8º Canadá

Junte um dos mais altos índices de escolaridade do mundo, baixos níveis de criminalidade e grande confiança no governo. Não à toa, o Canadá também ficou em 7º lugar entre os países mais felizes do mundo no World Happiness Report, ranking liderado pela Noruega. Tem cidades fantásticas como Toronto ou Vancouver, e lugar de sobra para ficar em paz no meio da natureza.

to-go-blogs-viajante-hiper-paises-mais-pacificos-do-mundo
Vida urbana em Vancouver. Shutterstock/Dan Breckwoldt
to-go-blogs-viajante-hiper-paises-mais-pacificos-do-mundo
Natureza exuberante no Lago Louise, na província de Alberta, Canadá. Shutterstock/Zhukova Valentyna

7º Suíça

A neutralidade política e consequentemente falta de conflitos internos e externos ajuda a colocar o país no topo da lista. Para nós, brasileiros, o grande perigo de viajar para a Suíça é o financeiro: trata-se do país mais caro do mundo para se visitar, de acordo com um estudo do Fórum Econômico Mundial.

to-go-blogs-viajante-hiper-paises-mais-pacificos-do-mundo
Zurique, a cidade mais populosa da Suíça. Shutterstock/canadastock

6º República Checa

É linda, é segura e também é barata. Uma das mais belas cidades do país, Cesky Krumlov, ainda aparece como a 8ª cidade mais barata da Europa para mochilar (e Praga em 15º), de acordo com o European Backpacker Index 2017 do site Price of Travel.

Praga, das das cidades mais lindas do leste europeu. Shutterstock/Emi Cristea
Praga, das das cidades mais lindas do leste europeu. Shutterstock/Emi Cristea

5º Portugal

Lisboa e o Porto estão cada dia mais modernas e interessantes. Sem falar em lindos cenários naturais como a ainda pouco exploradas Costa Vicentina, com falésias inacreditáveis e preços que não parecem de Europa. Baixa criminalidade e segurança continuam indo bem como nos velhos tempos.

to-go-blogs-familia-em-ferias-dia-dos-pais-origens
iStock/Sean Pavone

4º Nova Zelândia

Aventura não falta neste que é um dos melhores países do mundo para curtir a natureza. Mas adrenalina aqui é sinônimo de bungee jump, não de perigo real. Ser uma ilha ajuda bem neste sentido – os níveis de criminalidade são baixíssimos, como também as ameaças de terrorismo. É também o 8º país mais feliz do mundo.

to-go-blogs-viajante-hiper-paises-mais-pacificos-do-mundo
Jantar nas alturas em Queenstown. Shutterstock/Ruklay Pousajja

3º Áustria

O país teve teve eleições pacíficas, tem baixa criminalidade, política eficiente anti armas e vizinhos que também figuram entre os pacíficos do mundo, como Eslovênia, Suíça e República Checa. Mas os viajantes pagam um preço: está na 9ª posição entre os países mais caros do mundo.

to-go-blogs-viajante-hiper-paises-mais-pacificos-do-mundo
O charme de Viena. Shutterstock/LaMiaFotografia

2º Dinamarca

Para provar que sensação de segurança é sinônimo de felicidade, a linda Dinamarca encabeça todos os índices. É o segundo país mais pacífico do mundo e também o segundo mais feliz (era o líder do ranking da felicidade do World Happiness Index 2016, mas caiu de posição este ano) e o menos corrupto do planeta. É também o 7º país mais caro do mundo, o que não facilita muito as coisas para nós.

to-go-blogs-viajante-hiper-paises-mais-pacificos-do-mundo
As tradicionais casinhas coloridas de Copenhague. Shutterstock/Scanrail1

1º Islândia

Não é à toa que todo mundo quer conhecer a Islândia. Baixos índices de homicídios, pouca gente na cadeia e baixo risco de terrorismo. O grande campeão de paz (e terceiro em felicidade) tem belezas naturais que parecem de outro planeta, uma cultura urbana interessantíssima em Reykjavik e aquele sentimento de estar num lugar remoto. Quer dizer… já nem tanto. No ano passado, 1.7 milhões de turistas visitaram o país que tem população de apenas 330 mil pessoas. Contra os 1.29 em 2015. Paz realmente dá Ipobe nos dias de hoje.

to-go-blogs-viajante-hiper-paises-mais-pacificos-do-mundo
Reykjavik, a capital. Shutterstock/Boyloso
to-go-blogs-viajante-hiper-paises-mais-pacificos-do-mundo
A Blue Lagoon, em Grindavík, é um spa termal e uma das atrações mais visitadas da Islândia. Shutterstock/Puripat Lertpunyaroj

Confira mais dicas sobre Lisboa em nossos Guias de Viagem.

dica to go travel

Apesar de não estarem entre os mais pacíficos, alguns países melhoraram consideravelmente sua posição no último ano, ou seja, estão mais seguros para viajar. Dentre eles, Panamá, Tailândia, Sri Lanka e África do Sul.

Passagens aéreas para Helsinque, Liubliana, Tóquio, Vancouver, Zurique, Praga, Lisboa, Queenstown, Viena, Copenhague e Reykjavik

Hotéis em Helsinque, Liubliana, Tóquio, Vancouver, Zurique, Praga, Lisboa, Queenstown, Viena, Copenhague e Reykjavik

Cindy Wilk
Cindy Wilk

Cindy rodou mais de 40 países, ama praias e desertos, acha a Ásia o continente mais aconchegante do mundo e não pretende parar nunca de viajar para escrever e escrever para viajar. Autora de Endereços Curiosos de Londres (Panda Books) e Volta ao Mundo em 101 Dicas (Ediouro), colaborou para várias publicações de viagem e foi diretora de redação da revista TAM nas Nuvens.