Home > Viajante Hiperconectad@ > Palácio Tangará: curiosidades sobre o novo hotel de luxo de SP
3 de maio de 2017

Palácio Tangará: curiosidades sobre o novo hotel de luxo de SP

O mais novo hotel de luxo de São Paulo acaba de abrir suas portas. Alguns fatos curiosos sobre o 5 estrelas

O terreno do Palácio Tangará é vizinho ao Parque Burle Marx, no bairro do Panamby. Cercado pelos jardins tropicais projetados pelo paisagista de mesmo nome.

É um palacete e estilo neoclássico de 27 mil metros quadrados que foi construído em 1990 para ser um spa de luxo e primeiro “seis estrelas” de São Paulo. Mas, por motivos de desavenças entre os então sócios, foi abandonado por 15 anos. Retomada a obra, levou 3 anos para ser restaurado.

A história do terreno é muito mais antiga – e curiosa. Era a Chácara Tangará, do industrial e playboy Baby Pignatari. Em 1950, ele encomendou a Oscar Niemeyer uma casa ali para morar com a mulher. O casamento acabou e a obra foi congelada até o começou da década de 1960, quando o jet setter resolveu dar a casa de presente para a terceira mulher – a princesa alemã Ira von Fürstenberg, que se recusou a morar ali. A estrutura da casa de Niemeyer foi demolida para dar lugar ao prédio de hoje.

Os 138 mil metros quadrados de área do Parque Burle Marx eram também propriedade do industrial, que contratou Burle Marx para planejar os jardins para o casarão. O pergolado xadrez, os espelhos d’água e canteiros diversos foram restaurados em 1991.

palacio-tangara-to-go-blogs-viajante-hiper
O paisagismo tropical do Parque Burle Marx. Imagem: Wikimedia/Creative Commons.

Tangará é o nome de uma ave de peito azul e cabeça vermelha que habita matas densas do sul da Bahia, sudeste e sul do país.

A operação do Palácio Tangará ficará por conta do grupo alemão Oetker Collection, que tem outros 8 hotéis de luxo espalhados pelo mundo. Incluindo o Le Bristol, em Paris, e o The Lanesborough, em Londres.

São 141 apartamentos, sendo 59 suítes, com 13 categorias no total.

palacio-tangara-to-go-blogs-viajante-hiper
Vista aérea do novo 5 estrelas de São Paulo. Imagem: divulgação.

Os mais “modestos”, as Suítes Júnior, têm 47 metros quadrados. Para se hospedar ali por um dia, prepare-se para desembolsar 1.500 reais.

A suíte mais cara chama-se Royal e tem 280 metros quadrados e outros 250m2 de terraços. A diária? A bagatela de 38.500 reais.

palacio-tangara-to-go-blogs-viajante-hiper
A “modesta” Suíte Junior. Imagem: divulgação.

Quem assina o cardápio do restaurante formal do hotel, o Tangará Jean-Georges, é o chef francês Jean-Georges Vongerichten, que comanda mais de 30 restaurantes no mundo. O chef executivo é Pascal Valero, que passou pelo Epicure, do Le Bristol.

O principal restaurante de Vongerichten é um três-estrelas no Guia Michelin que leva seu nome, em Nova York.

palacio-tangara-to-go-blogs-viajante-hiper
O chef Jean-Georges Vongerichten, que já cozinhou até para Oprah Winfrey. Imagem: www.oprah.com.

O Tangará Jean-Georges contará com uma Chef’s Table, mesa de apenas 14 lugares posicionada com vista para a cozinha e com menu degustação exclusivo.

Há também outros lugares menos formais para comer ou beber: o Burle Bar para drinques e o Parque Lounge & Terraces, com mesas no lobby e no terraço com vista para a piscina.

palacio-tangara-to-go-blogs-viajante-hiper
Imagem: divulgação.

Quem não tiver a oportunidade de se hospedar ali, tem grandes chances de ser convidado para uma festa: são 9 salas para eventos, sendo o maior salão, o Ballroom, para 400 pessoas.

O spa será o primeiro da marca francesa Sisley em hotel no Brasil.

palácio tangará
Imagem: divulgação.

Piquenique no parque; compras em São Paulo com champanhe e seguido de massagem nos pés; ou dia dos noivos. O Palácio Tangará montou algumas experiências exclusivas para os hóspedes.

O Palácio Tangará fica colado à Marginal Pinheiros e para chegar a qualquer ponto da cidade é preciso ir de carro. No caso, Mercedes-Benz, à disposição dos hóspedes.

Confira mais curiosidades sobre São Paulo em nossos Guias de Viagem.

Faça sua reserva no Hotel Tangará com To Go Travel.

dica to go travel

São Paulo está na mira dos grandes grupos hoteleiros de luxo internacionais. No começo de 2018, a Four Seasons inaugura seu primeiro hotel no Brasil, também na Marginal Pinheiros. E a Rosewood planeja inaugurar o Cidade Matarazzo, próximo à cultural Avenida Paulista, em 2019.

Passagens aéreas para São Paulo

Hotéis em São Paulo

Cindy Wilk
Cindy Wilk

Cindy rodou mais de 40 países, ama praias e desertos, acha a Ásia o continente mais aconchegante do mundo e não pretende parar nunca de viajar para escrever e escrever para viajar. Autora de Endereços Curiosos de Londres (Panda Books) e Volta ao Mundo em 101 Dicas (Ediouro), colaborou para várias publicações de viagem e foi diretora de redação da revista TAM nas Nuvens.