Home > Viajante Hiperconectad@ > Os mais curiosos pubs irlandeses (bem fora da Irlanda)
17 de março de 2017

Os mais curiosos pubs irlandeses (bem fora da Irlanda)

Para celebrar o St. Patrick’s Day, uma lista com pubs irlandeses bem curiosos espalhados por lugares do mundo onde se espera tudo, menos um pub irlandês

Se tem uma coisa que os irlandeses sabem fazer como nenhum outro povo – nem mesmo os ingleses – é pub divertido. Na Irlanda, tudo acontece em torno de pints de cerveja Guinness numa mesa de pub e há um interessante código de conduta que reina nestas verdadeiras instituições etílico-sociais. Leia aqui algumas curiosidades. Não é à toa que até o St. Patrick’s Day (17 de março), o dia do santo patrono do país é celebrado com manguaça nos pubs, claro. E não apenas na Irlanda.

Afinal, os Irish pubs estão espalhados praticamente pelo planeta inteiro – tente lembrar de alguma cidade com mais de 100 mil habitantes e nenhum destes bares decorados com trevos de três folhas. Em alguns recantos remotos deste mundão, no entanto, encontrar um tradicional Irish pub é algo quase surrealista.

A seguir uma listinha de pubs em lugares onde você acharia mais provável encontrar São Patrício em carne e osso do que um pub para celebrar o dia dele.

The Irish Pub, Namche Bazaar, Nepal

Vai que você está fazendo a trilha para o Everest Base Camp e, após dois dias de caminhada, se depara com um pub. Pode parecer miragem, mas é tão real quanto o efeito de uma pint de Guinness ou de uma dose de Whiskey irlandês a 3.440 metros de altitude. Em seu interior, as tradicionais bandeirinhas do mundo inteiro, mesas de sinuca e pipoca de graça.

As bebidas, inclusive, chegam ali no lombo de mulas ou iaques. Provavelmente, o pub irlandês mais inacessível e de maior altitude da face da Terra. E mais: tem wifi, eletricidade e tomadas para carregar celulares. Coisas que fazem bem mais sucesso entre os clientes do que a carne de iaque do menu.

to-go-blogs-viajante-hiper-pubs-irlandeses-pelo-mundo
Imagem: Anna Pelino

Dublín, Ushuaia, Argentina

Este é para comprovar a tese de que em todo fim de mundo há, sim, um pub irlandês. Neste caso, nem é força de expressão. Este pub fica na cidade argentina de Ushuaia, a mais austral do planeta, portanto, tecnicamente “onde o mundo acaba”. Na realidade, o Dublín (calle 9 de Julio, 168) é o lugar onde todo mundo acaba o dia, seja na volta das montanhas nevadas de Cerro Castor, na temporada de inverno. Seja dos passeios de barco no Canal de Beagle nas épocas mais mais quentes do ano. Dublín é a baladinha certeira de Ushuaia, onde todos vão – do barqueiro ao turista escandinavo.

O clima é bem de pub: música boa que vai do rock’n roll a coisas mais alternativas tipo Manu Chao, pipoca de graça, quinquilharias decorando as paredes e um R2D2 de Star Wars escondido num canto. Com pitadas regionais, claro. Especialmente na carta de bebidas. Aqui, vale muito trocar a Guinness irlandesa por uma boa stout local, produzida pela Cervejaria Beagle.

to-go-blogs-viajante-hiper-pubs-irlandeses-pelo-mundo
Imagem: Infode Ushuaia

Grand Khaan e Dublin Irish Pub, Ulaanbaatar, Mongólia

Se já é curioso saber que há pub irlandês na terra de Gengis Khan, ainda mais surpreendente é se dar conta que há um pub em cada esquina da capital do país, Ulaanbaatar. Mais precisamente por volta de 30 a 40 bares temáticos irlandeses apareceram por ali nos últimos 10 anos.

Para os mongóis, bar bom é sinônimo de pub irlandês, o que não quer dizer que pub mongol seja necessariamente um bar bom. O maior e pioneiro é o Grand Kahaan, bem próximo a Chinggis Khan Square. Comida boa, serviço idem, mas caro e turístico demais. Expats da cidade preferem o Dublin Irish Pub, com mais atmosfera. Dica: beba a local Chinggis Beer, boa e barata.

to-go-blogs-viajante-hiper-pubs-irlandeses-pelo-mundo
Imagem: Douglas Scott

Fibber Magee’s, Dubai, Emirados Árabes

Em Dubai, turistas não podem ficar bêbados mas, sim, podem beber em restaurantes licenciados e bares localizados dentro de hotéis. Com algumas raras exceções, como este autêntico pub irlandês escondido numa ruelinha atrás do hotel Crowne Plaza. É escuro, caótico, esfumaçado, promove uma divertida noite de quiz às terças-feiras e serve boa comida. Detalhe: é também um dos poucos lugares da cidade com licença para servir carne de porco.

to-go-blogs-viajante-hiper-pubs-irlandeses-pelo-mundo
Imagem: divulgação

Confira mais dicas sobre Dubai em nossos Guias de Viagem.

dica to go travel

O site Irish Abroad tem uma área exclusiva para o tema “Pub”. Há um diretório para se buscar bares irlandeses no mundo para comemorar St. Patrick’s day e também piadas, canções, brindes típicos, brincadeiras de pub, etc…

Passagens aéreas para Catmandu, Ushuaia, Ulaanbaatar e Dubai

Hotéis em Catmandu, Ushuaia e Dubai

Cindy Wilk
Cindy Wilk

Cindy rodou mais de 40 países, ama praias e desertos, acha a Ásia o continente mais aconchegante do mundo e não pretende parar nunca de viajar para escrever e escrever para viajar. Autora de Endereços Curiosos de Londres (Panda Books) e Volta ao Mundo em 101 Dicas (Ediouro), colaborou para várias publicações de viagem e foi diretora de redação da revista TAM nas Nuvens.