Home > Viajante Hiperconectad@ > Realidade Virtual para viagem
20 de abril de 2017

Realidade Virtual para viagem

Viajar antes de ir: os novos vídeos 360o produzidos por hotéis, navios e escritórios de turismo dos países

realidade-virtual-to-go-blogs-viajante-hiper
Shutterstock/hurricanehank

Que fique registrado: o primeiro país a investir em Realidade Virtual para chamar turistas foi a Austrália, com os lindos vídeos 360º lançados há mais de 1 ano. Daí em diante, teve tour guiado em Amsterdã, vídeos produzidos pela rede hoteleira Marriot ou por companhias aéreas como a Lufthansa. Já é fato: dá para viajar antes de chegar usando os recursos de realidade virtual. Aliás, quer entretenimento de bordo  melhor para quem está confinado em uma poltrona de avião?

Prepare seus óculos VR , que pode ser um baratinho Google Cardboard de papelão, acesse o vídeo pelo app do YouTube do seu smartphone, clique no ícone VR (que é uma espécie de máscara que aparece no canto inferior direito dos vídeos 360º) e embarque nas seguintes experiências:

Visitar lugares remotos da Tailândia

O escritório de turismo do país produziu 4 vídeos imersivos 360º, mostrando algumas experiências que se pode fazer ali, como andar de tuctuc, atravessar mercados, visitar templos, uma reserva de elefantes perto de Chiang Mai e o interior da imensa caverna de Khao Luang.

Dar um rolê de carro por Las Vegas

Pegando carona no vídeo 360º do Visit Las Vegas você percorre a famosa Strip, trecho do Las Vegas Boulevard que passa por alguns dos mais famosos hotéis cassino do pedaço.

Visitar o novo navio da Carnival

A empresa de cruzeiros chamou o youtuber Zach King para ser o cicerone desta visita guiada pelo Carnival Vista, o irmão mais novo da frota. Que, aliás, tem um cinema 3D a bordo.

Entrar num hotel antes de fazer o check in

Este é apenas um dos vídeos 360º que a rede Best Western subiu no YouTube. Nada menos que 2 mil hotéis deles em todos os cantos dos Estados Unidos estão lá. Só para confirmar a impressão de que todos são meio iguais.

O que não é o caso dos hotéis da rede Shangri-la, que também tem usado VR para encantar potenciais hóspedes.

Este aqui é o de Tóquio

A rede Shangri-la, inclusive, resolveu ir mais longe: fazer vídeos 360º documentais dos lugares em que tem propriedades. Este aqui, sobre os nômades da Mongólia, é sensacional:

Andar em uma montanha russa

Como esta aqui do parque Six Flags, nos Estados Unidos, que tem algumas das mais desafiadoras montanhas russas do mundo.

Mergulhar com tubarões brancos

Está em sua bucket list de aventuras? Então já pode fazer agora, sem passar (tanto) medo nem sequer se molhar.

Alguém ainda duvida que a realidade virtual vai mudar radicalmente o jeito que a gente viaja?

dica to go travel

O novo smartphone Galaxy S8 começa a ser vendido no Brasil no dia 12 de maio. Quem comprar agora, na pré-venda, ganha o óculos Gear VR e a Gear 360º, uma câmera que filma em 360º.

Cindy Wilk
Cindy Wilk

Cindy rodou mais de 40 países, ama praias e desertos, acha a Ásia o continente mais aconchegante do mundo e não pretende parar nunca de viajar para escrever e escrever para viajar. Autora de Endereços Curiosos de Londres (Panda Books) e Volta ao Mundo em 101 Dicas (Ediouro), colaborou para várias publicações de viagem e foi diretora de redação da revista TAM nas Nuvens.