Home > Viajante Hiperconectad@ > São Paulo: 11 tours para conhecer a cidade
23 de setembro de 2016

São Paulo: 11 tours para conhecer a cidade

De ônibus de dois andares, com guias intelectuais ou a pé pelo Centrão. Como são os novos passeios guiados para decifrar São Paulo

1. Ônibus turístico de 2 andares

Demorou, mas há mais de 7 meses São Paulo já tem seu ônibus circular turístico, de dois andares, como aqueles que todo mundo que já visitou capitais europeias ou norte americanas conhece bem. A linha Circular Turismo SP segue a mesma lógica dos busões gringos.

to-go-blogs-viajante-hiper-sp
Foto: instagram @h.bibi.borges

Passa por 11 atrações turísticas da cidade, nas regiões do Centro, Liberdade, Pacaembu Paulista e Ibirapuera; os passageiros podem embarcar ou descer em cada um dos pontos e pegar o próximo, já que o bilhete é válido por todo o dia. Além disso, o ônibus para por 10 minutos em cada um dos pontos do roteiro, que dura pelo menos 3 horas (às vezes bem mais já que sabemos que o trânsito aqui é imprevisível). São 3 horários de segunda a sábado e 5 aos domingos. Custa R$ 40 (pagos diretamente no ônibus).

to-go-blogs-viajante-hiper-sp
Foto: instagram @trilhasecantos

2. Tour modernista da USP

Esse aqui é uma versão do anterior mas para quem já conhece bem a cidade. O Giro Cultural USP – A USP e a São Paulo Modernista é um tour de ônibus de 4 horas que começa na estação Alto do Ipiranga do metrô e termina na nova sede Museu de Arte Contemporânea da USP, o prédio projetado por Niemeyer no Parque do Ibirapuera que  por décadas foi ocupado pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito). Só a vista do terraço do prédio que os 40 passageiros do ônibus têm no final do passeio já vale.

O Museu de Arte Contemporânea da USP. Foto: instagram @diegovivencio
O Museu de Arte Contemporânea da USP. Foto: instagram @diegovivencio

Mas tem muito mais: Parque da Independência, Casa das Retortas, Teatro Municipal e vários edifícios modernistas como Esther, Eiffel, Copan. Tudo guiado por historiadores, antropólogos ou arquitetos. Aos sábados, às 10hs. Inscrições pelo tel. (11) 3091-1190. Grátis.

to-go-blogs-viajante-hiper-sp
O rooftop do Edifício Esther, que ganhou um novo restaurante em agosto. Foto: instagram @estherrooftop

A USP ainda organiza outros 3 roteiros pela Cidade Universitária: 3. Acervo Científico, 4. Acervo Cultural e 5. Vista Panorâmica: um Passeio pelo Campus.

A pé pelo centro

A Associação Viva o Centro promove vários tours guiados muito legais pelo chamado Triângulo Histórico de São Paulo, onde a cidade nasceu, entre os rios Tamanduateí e Anhangabaú.

to-go-blogs-viajante-hiper-sp
A rampa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Foto: instagram @reallylike

O 6. Café e Cafeterias anda pela São Paulo do final do século 19 e início do século 20, mostrando como o ciclo do café transformou a cidade. Os guias mostram desde referências aos grãos de café nas fachadas dos edifícios (aquele detalhe que passaria batido a qualquer mortal) até a cafeteria favorita de Monteiro Lobato (o Café Guarani, na rua 15 de Novembro), passando por cafeterias modernas que resgatam o glamour daquela época, como o Café Girondino. Sempre às quintas, às 14hs, e aos domingos, às 10hs.

to-go-blogs-viajante-hiper-sp
O Café Girondino. Foto: instagram @carolcruiz

Para quem se interessa em entender a cidade através da herança deixada pelos imigrantes, o tour 7. São Paulo de Todas as Culturas também explora o centrão, mostrando as marcas deixadas por portugueses, italianos, alemães, franceses, sírios-libaneses e chineses. Sim, você vai saber até mesmo por que o pão francês leva este nome. Aos sábados, às 10hs.

to-go-blogs-viajante-hiper-sp
Vista do tradicional bairro da Liberdade. Foto: instagram @raposodanii

Dos passeios regulares do Viva Centro há ainda: 8. Destaques do Centro Histórico (terças e sábados, às 14hs), 9. Espaços Culturais no Centro Histórico (sextas, às 14hs), 10. Estilos Arquitetônicos (quartas, às 14hs) e 11. Igrejas (segundas e domingos, às 14hs).

to-go-blogs-viajante-hiper-sp
Edifício Copan. Foto: instagram @gabriel_sousa771
to-go-blogs-viajante-hiper-sp
Catedral da Sé. Foto: instagram @feliiiperocha

Todos duram 2 horas e custam R$ 20 (pagos diretamente ao guia). Informações pelo tel. (11) 3101-5820.

dica to go travel

Se você não esteve em São Paulo recentemente, programe-se para estar aqui num domingo para andar pela Avenida Paulista. Fechada para pedestres, a nova praia do paulistano está bem divertida, cheia de artistas de rua e músicos fazendo suas apresentações.

Passagens aéreas para São Paulo

Hotéis em São Paulo

Cindy Wilk
Cindy Wilk

Cindy rodou mais de 40 países, ama praias e desertos, acha a Ásia o continente mais aconchegante do mundo e não pretende parar nunca de viajar para escrever e escrever para viajar. Autora de Endereços Curiosos de Londres (Panda Books) e Volta ao Mundo em 101 Dicas (Ediouro), colaborou para várias publicações de viagem e foi diretora de redação da revista TAM nas Nuvens.