Home > Viajante Hiperconectad@ > O que fazer de graça em São Paulo
14 de julho de 2017

O que fazer de graça em São Paulo

São Paulo é uma cidade cara, mas há muitos eventos culturais que não custam um vintém. Veja o que fazer de graça na maior cidade do Brasil

sao_paulo_de_graca_viajante_hiper_to_go_blogs
iStock_Brasil2

Eventos gratuitos em São Paulo existem, sim. Já escrevi aqui sobre Londres e Paris de graça. E confesso que achei que seria mais difícil achar programação free em minha própria cidade. Ledo engano. Tem museu, cinema, teatro, tours guiados e até cursos legais.

Vamos lá.

Museus que não cobram um tostão

O MAC USP Ibirapuera, o Museu de Arte Contemporânea, que funciona no antigo prédio do Detran, no Ibirapuera, tem entrada franca. Assim como o Museu da Cidade de São Paulo, espalhado por diversas casas históricas que já são um passeio bacana. Um exemplo é a Casa da Imagem, na Sé, com acervo de 84 mil fotografias que preservam a memória iconográfica da cidade, apresentadas em um lindo palacete da metade do século 19. Outra parte da coleção está ali perto, no Solar da Marquesa, onde morava Domitila de Castro Canto e Melo, a amante de D. Pedro I. Agora acontece ali a exposição sobre Yolanda Penteado. Outras das construções icônicas que fazem parte do museu são a Casa Modernista projetada por Warchavchik, na Vila Mariana, e o Pavilhão Oca, no Ibirapuera. O Museu de Arte Brasileira, que pertence à Universidade FAAP, em Higienópolis, também tem entrada franca.

sao_paulo_de_graca_viajante_hiper_to_go_blogs
Museu de Arte Contenporânea de SP. Imagem: divulgação

Para os museus pagos, vá nos dias certos. Todos os grandes museus de São Paulo têm um dia da semana de entrada totalmente free. Basta se programar. Aos sábados, vá de graça ao Catavento Cultural, ao Museu da Imigração, à Pinacoteca do Estado, ao Museu do Futebol, ao Museu de Arte Sacra e ao Museu Afro do Brasil. Aos domingos, é a vez do MAM. E o Museu da Casa Brasileira é na faixa aos sábados, domingos e feriados. Às terças, o Masp e o MIS não cobram nada.

sao_paulo_de_graca_viajante_hiper_to_go_blogs
A Pinacoteca do Estado, na Luz. Shutterstock_cifotart

Aproveite os centros culturais. A prefeitura de São Paulo mantém 9 centros culturais espalhados pela cidade e com inúmeras atividades gratuitas. O Centro Cultural São Paulo é o mais ativo, oferecendo de shows de rock a cursos e oficinas.

Ande na Paulista no domingo

É uma festa e é de graça. Aos domingos, a Paulista fica lotada de artistas de rua, cada um fazendo seu show. Sem falar nos eventos patrocinados pelos centros culturais ao longo da avenida. A programação da nova Japan House é totalmente gratuita. Como também as exposições, peças de teatro e os shows do Domingo na Paulista, no Centro Cultural Fiesp.

sao_paulo_de_graca_viajante_hiper_to_go_blogs
Paulista aberta!

Theatro Municipal de graça

A maioria dos eventos no Theatro Municipal são pagos (alguns a preços bem populares), mas há alguns espetáculos gratuitos. Encontre aqui.

sao_paulo_de_graca_viajante_hiper_to_go_blogs
A imponência do Theatro Municipal. Shutterstock_Alf Ribeiro

Cinema de graça

O Circuito Spcine é uma rede de 12 salas de cinemas em São Paulo e 200 sessões semanais com ingressos gratuitos ou, no máximo, a R$ 4.

Os shows do Ibirapuera

O auditório Oscar Niemeyer, no Ibirapuera, abre sua plateia externa para grandes shows. Mas não é só. Há, ainda, o projeto Música no Foyer com apresentações gratuitas no foyer.

sao_paulo_de_graca_viajante_hiper_to_go_blogs
Shutterstock_inacioluc

Tours de graça

Sim, há tours totalmente gratuitos em São Paulo. Um deles é o Giro Cultural Usp com quatro roteiros pela cidade. Leia mais sobre ele aqui.

sao_paulo_de_graca_viajante_hiper_to_go_blogs
Shutterstock_Alf Ribeiro

Acompanhe os eventos gratuitos da prefeitura. A revista de programação da Secretaria da Cultura de São Paulo, Em Cartaz, tem em sua versão on line uma listona geral das atividades culturais de São Paulo, a maioria totalmente de graça.

Confira mais dicas sobre São Paulo em nossos Guias de Viagem.

dica to go travel

Outro programa legal em São Paulo é visitar o Mercado Municipal. Este post mostra como é este e outros 9 mercadões espalhados pelo Brasil.

Passagens aéreas para São Paulo

Hotéis em São Paulo

Cindy Wilk
Cindy Wilk

Cindy rodou mais de 40 países, ama praias e desertos, acha a Ásia o continente mais aconchegante do mundo e não pretende parar nunca de viajar para escrever e escrever para viajar. Autora de Endereços Curiosos de Londres (Panda Books) e Volta ao Mundo em 101 Dicas (Ediouro), colaborou para várias publicações de viagem e foi diretora de redação da revista TAM nas Nuvens.