Home > Viajante Hiperconectad@ > St. Patrick’s Day: guia de etiqueta para pubs irlandeses
16 de março de 2016

St. Patrick’s Day: guia de etiqueta para pubs irlandeses

iStock/fotonio
iStock/fotonio

Você pode se perguntar por que o St. Patrick’s Day (17 de março), dia nacional do santo patrono da Irlanda, São Patrício, virou sinônimo de manguaça em pubs no mundo inteiro. A resposta é simples: na Irlanda tudo acontece nos pubs. É onde os casais se formam, as pessoas comemoram nascimentos, batizados, choram as mortes, assistem futebol… Neste contexto, faz todo sentido comemorar num pub o dia da morte do seu santo patrono.

iStock/Westbury

A própria palavra PUB é um apelido para “Public House”, ou Casa Pública. Na prática é muito isso mesmo. Para um irlandês – e também em todo o Reino Unido – o “local pub” ou o “pub da vizinhança” é praticamente uma extensão da casa do sujeito.

foto 3
iStock/ultramarinfoto

E como tal, as regras de etiqueta são bem claras. Algumas coisas que você deve saber para virar uma lady ou um lord do pé-na-jaca:

Em pubs, se bebe em rounds.
O que isso quer dizer? “Round” é “rodada”, ou seja, se um grupo de brasileiros resolve cada um pedir e pagar o próprio pint de cerveja, todos serão devidamente fuzilados pelos bartenders. Isso em qualquer pub da Irlanda ou Reino Unido, da Cornualha à Inverness, de Cork a Belfast. E, provavelmente, a regra chegue até as Ilhas Malvinas. Cada integrante do grupo paga uma rodada para os demais e assim por diante (casais são considerados 2 pessoas for god’s sake). Deal? É um acordo de cavalheiros. Ninguém vai lembrá-lo de que está na sua vez, mas se estiver numa roda de locais basta uma pisada na bola para ter de procurar outro “local pub” rapidinho. Pior que isso na Irlanda só mesmo gritar “God save the Queen”.

iStock/mediaphotos
iStock/mediaphotos

Ao pedir, espere sua vez.
Sabe aquele gesto muito comum no Brasil de se aboletar no balcão e acenar ao bartender com a comanda ou com o dinheiro? Faça isso num pub irlandês ou britânico e, automaticamente, você irá não apenas ao fim da fila de atendimento, como também ao patamar mais baixo da raça humana. É função de quem está atrás do balcão perceber a ordem de chegada das pessoas e atender o melhor possível nesta ordem. Para avisar que chegou ao balcão, comunique-se por contato visual. Acenar com euros ou libras é muito deselegante.

Gorjeta é dispensável.
Nos pubs da Irlanda e de Londres, as coisas não funcionam como nos Estados Unidos, onde mesmo que se pegue uma bebida diretamente no balcão se espera uma gorjeta. Em pubs, dar tips é totalmente optativo e até incomum. Só precisa mesmo se você foi servido na mesa.

Tem hora para acabar…
Na Irlanda, isso é uma confusão. Normalmente, durante a semana, os pubs fecham às 23h30. Às sextas e sábados, 12h30; e aos domingos, às 23hs. Em todos estes casos, há uma meia hora de lambuja para que todos terminem seus drinques (não se assuste se alguém do staff fizer você virar um pint de Guinness numa golada aos berros, às vezes acontece). Muitos pubs, no entanto, têm licença para ficar abertos em “horário de club”, ou seja, até as 2h30. Depois disso, não espere encontrar muito o que fazer. Curiosidade: até o ano 2000, vigorava na Irlanda a lei da Holy Hour, em que os pubs deveriam fechar aos domingos, das 14hs às 16hs. O bizarro é que quem já estava dentro poderia continuar – bebendo, inclusive.

foto 4
iStock/mediaphotos

Os 10 mandamentos
Como eu disse, as regras são claras. Tanto assim que o pub The Merry Ploughboys, em Rathfarnham, uns 10 quilômetros do centro de Dublin, criou uma cartilha de normas de conduta que viralizou nas redes sociais. Veja, em tradução livre:

1. Oferecer uma bebida a alguém é 5 vezes melhor do que um aperto de mão
2. Se alguém se oferecer para lhe pagar uma bebida, não peça outra mais cara
3. A pessoa que começar a beber Guinness antes de a espuma ter assentado perfeitamente será banida do estabelecimento
4. Qualquer pessoa que esteja no palco ou atrás do bar fica, automaticamente, 50% mais bonito
5. Contar mentiras é inaceitável, mas você pode exagerar absurdamente
6. Se tiver alguma confusão, a cerveja mais encorpada é sua
7. Se você hesitar mais de 3 segundos após conseguir a atenção do barmen, você não merece a bebida
8. Se você oferecer uma bebida a uma mulher e ela não aceitar, ela não gosta de você
9. Se você oferecer uma bebida a uma mulher e ela aceitar, ela ainda pode não gostar de você
10. Mulheres passeiam, retocam a maquiagem, têm longas conversas no banheiro. Homens, não.

iStock/cgnznt144
iStock/cgnznt144

Quer passar o próximo St. Patrick’s Day em Dublin? A To Go tem as melhores ofertas de voos e hotéis para você!

Cindy Wilk
Cindy Wilk

Cindy rodou mais de 40 países, ama praias e desertos, acha a Ásia o continente mais aconchegante do mundo e não pretende parar nunca de viajar para escrever e escrever para viajar. Autora de Endereços Curiosos de Londres (Panda Books) e Volta ao Mundo em 101 Dicas (Ediouro), colaborou para várias publicações de viagem e foi diretora de redação da revista TAM nas Nuvens.