Home > Viajante Hiperconectad@ > Um passeio no Trem do Vinho
28 de julho de 2017

Um passeio no Trem do Vinho

Como é passear na Maria Fumaça que atravessa o Vale dos Vinhedos, que aparece em O Filme da Minha Vida, de Selton Mello, com estreia em agosto

vale-dos-vinhedos-to-go-blogs-viajante-hiper
Imagem: Secretaria de Turismo de Bento Gonçalves

Algumas das mais belas cenas do novo filme dirigido por Selton Mello que estreia em agosto acontecem à bordo de uma atração turística bem conhecida de quem já viajou para a Serra Gaúcha. A Maria Fumaça de Garibaldi e Carlos Barbosa, também conhecida como Trem do Vinho ou ainda Trem da Uva, atravessa 23 quilômetros do Vale dos Vinhedos, saindo da Estação de Bento Gonçalves e passando por Garibaldi até chegar em Carlos Barbosa. Ou vice-versa.

Como O Filme da Minha Vida se passa nos anos 60, um dos vagões, o 215, e também a estação de Garibaldi, foram restaurados a fim de ficarem exatamente como eram nesta época. As gravações aconteceram em 2015, com um elenco estrelado. Além de Selton Mello, atuam no longa Bruna Linzmeyer, Johnny Massaro e Vincent Cassel. O roteiro é baseado no livro Um Pai de Cinema, do chileno Antonio Skármeta.

vale-dos-vinhedos-to-go-blogs-viajante-hiper
Como era antigamente. Imagem: divulgação/Tarcila Jacob

Esta Maria Fumaça realmente transportava passageiros nos anos 60. Construída em 1919, era um trem de linha até meados da década de 70 e depois passou a levar carga até entrar em desuso. O renascimento como trem turístico aconteceu somente nos anos 90.

O passeio tem tempero bem italiano e dura 2 horas, podendo começar em Bento Gonçalves ou Carlos Barbosa. A paisagem que se vê da janela é bucólica e europeia, mas este não é um trajeto contemplativo.

Até porque há bastante ação dentro dos vagões: de performances teatrais com atores vestidos com roupas típicas e que carregam no sotaque italiano à La Tarantella tocada por senhorzinhos vestidos de imigrantes, que tiram os turistas para dançar com eles.

Nas duas paradas, degustam-se de vinhos, champanhes e sucos de uva produzidos na região. E há mais apresentações musicais. Além das lojinhas de suvenir com miniaturas da Maria Fumaça e outras lembrancinhas.

vale-dos-vinhedos-to-go-blogs-viajante-hiper
Imagem: Secretaria de Turismo de Bento Gonçalves

A empresa que administra a Maria Fumaça, a Giordani Turismo, vende apenas ingressos para o passeio de trem combinados com outro programa, como por exemplo um giro por Garibaldi, Vale dos Vinhedos ou então os Caminhos de Pedra.

Bento Gonçalves está a 120 quilômetros de Porto Alegre, mas muita gente visita a região como um passeio de 1 dia à partir de Gramado e Canela, que ficam a cerca de 2 horas de lá. Estes tours combinam o trajeto de Maria Fumaça com degustações em vinícolas do Vale dos Vinhedos e visitas a queijarias ou locais que contam a história da colonização italiana no Brasil.

vale-dos-vinhedos-to-go-blogs-viajante-hiper
Imagem: Secretaria de Turismo de Bento Gonçalves

Que é tudo bem turisticão, é. Mas é o preço que se paga por andar em uma das últimas locomotivas a vapor no mundo. Além das duas que estão em funcionamento na linha, há uma terceira em exposição na estação de Garibaldi.

Outra opção seria ir para a Inglaterra, país que inventou estas máquinas em 1825, e andar em um dos vapores históricos que ainda circulam por ali. Ou então se contentar apenas em ver a Maria Fumaça no cinema mesmo.

dica to go travel

Quer rever outros filmes rodados nas belas cidadezinhas da Serra Gaúcha? O Quatrilho, de Fábio Barreto é um clássico. Outros cenários de grandes filmes brasileiros, você encontra aqui.

Passagens aéreas para Porto Alegre

Hotéis em Gramado e Porto Alegre

Cindy Wilk
Cindy Wilk

Cindy rodou mais de 40 países, ama praias e desertos, acha a Ásia o continente mais aconchegante do mundo e não pretende parar nunca de viajar para escrever e escrever para viajar. Autora de Endereços Curiosos de Londres (Panda Books) e Volta ao Mundo em 101 Dicas (Ediouro), colaborou para várias publicações de viagem e foi diretora de redação da revista TAM nas Nuvens.